🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PISTA ESCORREGADIA

O escândalo que abalou a credibilidade da Toyota e fez a montadora perder US$ 15 bilhões em valor na bolsa

O caso adiciona pressão na reeleição do presidente da Toyota, que vem colecionando polêmicas nos últimos meses

Toyota
Imagem: Shutterstock

A maior fabricante de carros do Japão vem enfrentando uma pista mais escorregadia desde o fim de maio. Após a divulgação do uso de dados falsos em testes de segurança pela montadora, as ações da Toyota despencaram mais de 5,4%. A polêmica já custou US$ 15,62 bilhões para a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério de Terras, Infraestrutura, Transportes e Turismo do Japão passou a investigar a fabricante desde janeiro e constatou que a Toyota alterou veículos utilizados em testes de colisão.

Com a divulgação do relatório sobre as falsificações, a empresa anunciou que vai interromper as remessas e vendas de três modelos fabricados no Japão. Os veículos suspensos são o Corolla Fielder, Corolla Axio e Yaris Cross.

  • As melhores recomendações da Empiricus na palma da sua mão: casa de análise liberou mais de 100 relatórios gratuitos; acesse aqui.

O presidente da montadora, Akio Toyoda, admitiu que sete modelos da empresa foram “testados por meio de métodos diferentes dos padrões definidos pelas autoridades nacionais”. Toyoda também se desculpou com consumidores e investidores da marca.

“Como a pessoa responsável pelo Grupo Toyota, eu gostaria de pedir desculpas aos nossos consumidores, aos fãs de carros e a todos os nossos acionistas por isso”, disse Toyoda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O escândalo adiciona pressão na reunião geral da Toyota, que ocorre no fim deste mês. A empresa de consultoria Glass Lewis e Serviços de Investidores Institucionais vem recomendando que acionistas votem contra a reeleição de Toyoda para a presidência.

Leia Também

COMBUSTÍVEIS

Mais caixa e dividendos no tanque: Santander divulga novo preço-alvo para Vibra (VBBR3) e Ultrapar (UGPA3), com potencial de alta de 27%

NA BERLINDA

“Sem saída fácil”: Braskem (BRKM5) despenca mais de 13% após UBS BB rebaixar ação e cortar preço-alvo em 74%

Na manhã desta segunda-feira (10), a empresa tentava recuperar as perdas, com uma alta de 0,89% em Nova York, às 12h.

Pegas no pulo: Honda, Yamaha Motor, Suzuki Motor e Mazda

Não foi apenas a Toyota que foi pega no pulo. O relatório do governo japonês também constatou irregularidades nos certificados das empresas Honda, Yamaha Motor, Suzuki Motor e Mazda.

As três primeiras empresas apresentaram dados falsos de testes dos veículos. Já a Mazda alterou os veículos dos testes, assim como a Toyota. A fabricante suspendeu os modelos Roadster RF e Mazda 2.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério de Transporte do Japão afirmou que irá realizar inspeções in loco das cinco empresas onde as fraudes ocorreram.

Durante a semana que seguiu o anúncio das fraudes, as ações da Honda caíram 5,75% em Nova York e a da Yamaha Motor apresentava perdas de 2,2%. 

Nesta segunda-feira, a Honda buscava recuperação. Os papéis da empresa operavam em alta de 1,27%, por volta das 12h, em Nova York.

Toyota, uma vencedora (em números e polêmicas)

A Toyota deixou seus concorrentes comendo poeira em 2023 e conquistou o posto de maior fabricante de carros em número de vendas. A empresa reportou 11,2 milhões de vendas de carros no último ano, deixando a Volkswagen, sua principal rival, para trás com uma vantagem de 2 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ganhar a corrida, a Toyota também vem colecionando denúncias. Em janeiro, a montadora esteve envolvida em um caso de fraude em testes de certificação de motores diesel para alcançar números maiores de potência e torque.

Já em dezembro, a Daihatsu, subsidiária da Toyota Industries, também admitiu ter forjado resultados de testes de segurança. Segundo o comunicado, a filiada cometia as fraudes há mais de 30 anos. A investigação encontrou problemas em 64 modelos, que tiveram as remessas suspensas.

*Com informações da CNBC e CNN

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 15 de setembro de 2026 - 19:26
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 15 de setembro de 2026 - 19:14
Weg (WEGE3) 15 de setembro de 2026 - 17:52
Em um fundo com cifrões caindo do céu, o símbolo da Vivo aparece no centro da imagem 14 de setembro de 2026 - 19:10
Vale 14 de setembro de 2026 - 18:31
Touro amarelo com investidor em cima dele em direção para o alto, representando um bull market do Ibovespa e da bolsa brasileira 14 de setembro de 2026 - 17:58
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar a temporada de balanços de bancos Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3). 14 de setembro de 2026 - 16:32
Montagem ilustrativa mostra Cleusa Maria segurando um bolo em primeiro plano, diante do interior de uma loja da Sodiê Doces. Ao fundo são vistos vitrines de doces, mesas, cadeiras, decoração com balões e a identidade visual da marca. A composição foi criada digitalmente e não corresponde a uma fotografia única de uma situação real. 14 de setembro de 2026 - 7:07
Logo do Banco BRB 13 de setembro de 2026 - 15:44
Usiminas (USIM5), Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) 11 de setembro de 2026 - 14:15
11 de setembro de 2026 - 11:40
David Vélez, fundador e CEO do Nubank, durante evento de lançamento em Miami. 10 de setembro de 2026 - 13:41
Logo da BB Seguridade (BBSE3) 10 de setembro de 2026 - 11:33
Imagem mostra um panda comendo um bambu em zoológico 10 de setembro de 2026 - 10:52
ID da foto:1307414278 9 de setembro de 2026 - 17:57
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar