🔴 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: CONFIRA CARTEIRA COM 10 RECOMENDAÇÕES – ACESSE GRATUITAMENTE

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

APÓS FALA DE CEO FRANCÊS

Frigoríficos interrompem fornecimento de carnes ao Carrefour (CRFB3), e setor de hotéis e restaurantes organiza boicote

Movimento é resposta à declaração do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, de veto às carnes do Mercosul nas lojas da rede na França

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
24 de novembro de 2024
13:29 - atualizado às 13:42
letreiro do carrefour
Carrefour nega desabastecimento de carnes nas suas lojas no Brasil. Imagem: Shutterstock

A declaração do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, de que a rede de supermercados francesa não mais compraria carnes do Mercosul, feita na última quarta-feira (20), levou políticos e empresas brasileiros a passarem a defender o boicote à varejista mesmo no Brasil.

E a polêmica já começou a render ações práticas. Embora o Carrefour Brasil (CRFB3) tenha defendido que a medida anunciada por Bompard só tivesse validade para as unidades francesas da rede, frigoríficos brasileiros já deixaram de fornecer carnes às lojas brasileiras da companhia, segundo apurações da imprensa especializada.

Além disso, a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários de hotelaria e de alimentação fora do lar a se engajarem em um boicote ao Carrefour e às demais redes do grupo (Atacadão e Sam's Club), até que a empresa mude o seu posicionamento em relação às carnes do Mercosul.

A varejista, no entanto, nega que haja desabastecimento de carnes em sua rede no Brasil.

JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Masterboi interrompem fornecimento

Segundo fontes ouvidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do grupo Estado, a JBS (JBSS3), a Marfrig (MRFG3) e o Masterboi interromperam o fornecimento de carnes ao Grupo Carrefour no Brasil em razão da declaração de Alexandre Bompard.

Somente a Friboi, marca da JBS, responde por 80% do volume fornecido ao grupo, sendo que na rede de atacarejo Atacadão, o fornecimento da marca é de 100%.

Leia Também

De acordo com a agência de notícias, ontem à tarde a interrupção do fornecimento já atingia 150 lojas da rede no Brasil, e a estimativa do mercado é de que, em até três dias, haja desabastecimento total dos supermercados do grupo, já que se trata de mercadoria resfriada e/ou congelada.

Segundo as fontes do Broadcast, a decisão da indústria foi endossada pelo governo, que cobrou do setor uma "ação enérgica" contra o boicote da empresa às carnes do Mercosul.

A JBS, a Marfrig e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) não se posicionaram oficialmente a respeito da interrupção do fornecimento.

No entanto, o Brazil Journal também apurou que os cinco principais frigoríficos que atendem o Carrefour no Brasil, incluindo JBS, Marfrig e Masterboi, pararam de atender todas as lojas da companhia no Brasil, e o Globo Rural confirmou com fontes da JBS que "caminhões do frigorífico que estavam no percurso para a entrega nas lojas ontem voltaram para trás".

Ainda segundo a apuração do Globo Rural, o Carrefour Brasil tenta, nos bastidores, achar uma solução para a crise e não descarta um pedido de desculpas por parte de Bompard.

Em nota à imprensa, obtida pelo Seu Dinheiro, a rede diz que é "improcedente a alegação de que hoje há desabastecimento de carne nas lojas do Grupo Carrefour Brasil", que "a comercialização do produto ocorre normalmente nas lojas" e que "nenhuma loja está desabastecida."

No entanto, a companhia não comentou sobre a interrupção das entregas pela indústria.

Representantes do agronegócio defenderam boicote ao Carrefour Brasil publicamente

O boicote do setor de proteínas ao Carrefour Brasil já havia sido defendido publicamente pelo deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária da Câmara (FPA), pelo governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e por entidades que representam empresas do agronegócio brasileiro.

“Se o CEO Global do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, entende que o Mercosul não é fornecedor à altura do mercado francês – que não é diferente do espanhol, belga, árabe, turco, italiano –, as entidades abaixo assinadas consideram que, se não serve para abastecer o Carrefour no mercado francês, não serve para abastecer o Carrefour em nenhum outro país”, diz a nota do setor publicada na última quinta-feira (21).

Quem também foi bastante vocal contra a declaração do CEO do Carrefour francês foi o ministro da agricultura, Carlos Fávaro, que falou em "ação orquestrada" e "pretexto" para a França não assinar o acordo entre União Europeia e Mercosul. O ministério também emitiu nota oficial sobre o tema, repudiando a declaração de Bompard.

Hotéis e restaurantes também convocaram boicote

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) também convocou empresários de hotelaria e de alimentação fora do lar a se engajarem em um boicote ao Carrefour, até que a rede mude oficialmente o posicionamento quanto à venda de carne proveniente do Mercosul em suas lojas na França. A medida se estende, ainda, às redes Atacadão e Sam's Club, que pertencem ao Grupo.

"Somos mais de 500 mil empresas, apenas no estado de São Paulo, que deixarão de comprar do Carrefour, enquanto insistir em desqualificar nossa carne, questionando uma qualidade comprovada globalmente. Solicitamos o engajamento e a adesão das empresas de Hotelaria e de Alimentação neste movimento, até que a varejista volte atrás deste posicionamento errôneo e desrespeitoso", diz a entidade.

Para a Federação, a decisão do Carrefour é "estritamente protecionista e desrespeitosa" quanto ao juízo de valor que está fazendo da qualidade das carnes provenientes do Brasil, bem como "prejudicial a toda a cadeia produtiva nacional".

A mobilização da Federação vai ao encontro do que também estão fazendo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e outras entidades do setor produtivo.

"O Carrefour, que se beneficia do mercado brasileiro, operando como a maior rede varejista do País, com mais de 500 lojas, deveria demonstrar mais respeito aos produtos que enriquecem seus acionistas. É inaceitável que uma empresa que prospera em solo brasileiro adote práticas que desconsideram a qualidade e o trabalho árduo dos nossos produtores", diz a Fhoresp.

VEJA TAMBÉM: Investir na natureza dá retorno? Como as mudanças climáticas afetam a economia global

Fala de Bompard acena a agricultores franceses na tentativa de barrar acordo entre União Europeia e Mercosul

A origem de toda a polêmica foi uma carta divulgada por Bompard em suas redes sociais na última quarta-feira (20), na qual afirmava que o Carrefour na França se comprometia a não mais comercializar carnes produzidas nos países do Mercosul.

A declaração foi um aceno aos agricultores franceses, que vêm protestando contra o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, cujas negociações se arrastam há 20 anos.

Eles alegam que o agronegócio brasileiro não segue as mesmas normas ambientais da França e pedem ao presidente francês, Emmanuel Macron, que utilize o veto do país caso o projeto seja aprovado.

O que mais provocou atrito com os empresários e políticos brasileiros, no entanto, foi o argumento de Bompard de que o acordo entre União Europeia e Mercosul traria o "risco de a produção de carne que não cumpre com seus requisitos e padrões se espalhar pelo mercado francês", insinuando que a carne do bloco sul-americano não cumpriria padrões de qualidade.

O setor agropecuário e o Ministério da Agricultura brasileiros temem que tais declarações causem danos de imagem aos produtos fornecidos pelos frigoríficos brasileiros.

Em nota oficial publicada na última quinta-feira (21), o Carrefour França informou que a medida anunciada por Bompard se aplica apenas às lojas na França e que "em nenhum momento ela se refere à qualidade do produto do Mercosul, mas somente a uma demanda do setor agrícola francês, atualmente em um contexto de crise".

A nota diz ainda que "todos os outros países onde o Grupo Carrefour opera, incluindo Brasil e Argentina, continuam a operar sem qualquer alteração e podem continuar adquirindo carne do Mercosul. Nos outros países, onde há o modelo de franquia, também não há mudanças."

Após a carta do CEO do Carrefour, a rede supermercadista francesa Les Mousquetaires também anunciou veto às carnes provenientes de países do Mercosul.

*Com informações de Broadcast, Estadão Conteúdo, Brazil Journal e Globo Rural.

Matéria atualizada às 13h42 para acrescentar o posicionamento do Carrefour sobre desabastecimento.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PEDACINHO POR PEDACINHO

Família Coelho Diniz abocanha mais uma fatia do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3); confira os detalhes

15 de julho de 2025 - 19:39

O movimento que eleva a participação da família para quase 18%; saiba como fica o cenário do controle acionário da varejista

INVESTIMENTO RESPONSÁVEL

Carteira ESG: sai Mercado Livre (MELI34), entra Rede D’Or (RDOR3); veja as escolhas do BTG que aliam lucro e sustentabilidade em julho

15 de julho de 2025 - 18:41

A seleção do BTG Pactual aposta em ativos com valuation atrativo e foco em temas ambientais, sociais e de governança — e traz novidades importantes para o investidor ESG neste mês

NÃO CONVENCEU

MRV (MRVE3) lidera as quedas do Ibovespa: o que desagradou os analistas na prévia operacional do 2T25?

15 de julho de 2025 - 17:21

Apesar da MRV&Co ter saído do vermelho, com geração de caixa no 2T25, outras linhas ofuscaram os pontos positivos da prévia operacional do segundo trimestre

SEM DISFARÇAR

Marfrig (MRFG3) concentra 75% das ações nas mãos dos controladores; saiba o que está por trás desse movimento

15 de julho de 2025 - 13:07

A mudança acontece um dia após a Previ, maior fundo de pensão do país, zerar sua posição histórica na BRF (BRFS3)

USINA SANTA ELISA

Raízen (RAIZ4) fecha negócio de R$ 1 bilhão na missão para reduzir sua dívida — São Martinho (SMTO3) é uma das envolvidas na transação

15 de julho de 2025 - 10:05

A Raízen anunciou que pretende descontinuar as atividades na Usina Santa Elisa. Para isso, fechou negócio para vender 3,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, e a São Martinho está entre os compradores

NOVA TENTATIVA

Agora vai? BRF e Marfrig remarcam (de novo) as assembleias de fusão. Entenda as críticas dos minoritários e o que esperar da votação

15 de julho de 2025 - 9:09

As assembleias gerais extraordinárias (AGE), que definem o futuro da combinação de negócios dos frigoríficos, serão realizadas no dia 5 de agosto

ALÔ ACIONISTAS

Dividendos e JCP: Telefônica (VIVT3) vai distribuir R$ 330 milhões em proventos; confira os prazos

14 de julho de 2025 - 19:02

Telefônica vai distribuir proventos aos acionistas na forma de juros sobre capital próprio, com pagamento programado somente para próximo ano

SAINDO NADA DE FININHO

Previ vende R$ 1,9 bilhão em ações da BRF (BRFS3) e zera posição de 30 anos; veja o que motivou o fundo de pensão

14 de julho de 2025 - 18:34

Vendas aconteceram ao longo da última semana, enquanto fundo trava uma disputa com a empresa na Justiça

PRÉVIA OPERACIONAL

MRV (MRVE3) ensaia retorno aos bons tempos com geração de caixa no 2T25 e até Resia fica no azul — mas nem tudo foi festa

14 de julho de 2025 - 18:30

De acordo com a prévia operacional divulgada nesta segunda-feira (14), a MRV&Co voltou a gerar caixa no 2T25 — mas a operação principal ainda ficou no vermelho

NOVAS COMPLICAÇÕES

BRB entra na mira da CVM — e nova investigação não tem nada a ver com o Banco Master, segundo jornal

14 de julho de 2025 - 17:35

Todo o comando do Banco de Brasília está sendo processado pela autarquia por irregularidades financeiras; entenda

NUVENS CARREGADAS

Ações da Embraer (EMBR3) caem 11% em uma semana e JP Morgan diz que o pior ainda está por vir

14 de julho de 2025 - 17:18

O banco norte-americano acredita que, no curto prazo, a fabricante brasileira de aeronaves continuará volátil, com ações sendo usadas como referência para o risco tarifário

CASHBACK EM NOVA YORK

Dupla listagem do Méliuz (CASH3): bilhete premiado ou aposta arriscada? O BTG responde

14 de julho de 2025 - 13:14

A plataforma aposta na listagem na OTC Markets para aumentar liquidez e fortalecer sua posição no mercado de criptomoedas, mas nem tudo são flores nessa operação

VANGUARDA NO MERCADO

Petrobras indica nova diretora de sustentabilidade e passa a ser comandada por maioria feminina

14 de julho de 2025 - 10:39

Com a nomeação da engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano, funcionária de carreira da Petrobras, a diretoria executiva da companhia passa a ter 55% de mulheres

O INIMIGO AGORA É OUTRO?

Um novo vilão para o Banco do Brasil (BBAS3)? Safra identifica outro problema, que pode fazer as coisas piorarem

14 de julho de 2025 - 10:17

Apesar de o agronegócio ter sido o maior vilão do balanço do 1T25 do BB, com a resolução 4.966 do Banco Central, o Safra enxerga outro segmento que pode ser um problema no próximo balanço

NO CONTROLE

Marfrig (MRFG3) avança na BRF (BRFS3) em meio a tensão na fusão. O que está em jogo?

14 de julho de 2025 - 9:25

A Marfrig decidiu abocanhar mais um pedaço da dona da Sadia; entenda o que está por trás do aumento de participação

IMPULSO AO GROK

SpaceX vai investir US$ 2 bilhões na empresa de Inteligência Artificial de Elon Musk

13 de julho de 2025 - 11:51

Empresa aeroespacial participa de rodada de captação da xAI, dona do Grok, com a finalidade de impulsionar a startup de IA

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Taurus (TASA4) é multada em R$ 25 milhões e fica suspensa de contratar com a administração do estado de São Paulo por dois anos

13 de julho de 2025 - 11:20

Decisão diz respeito a contratos de fornecimento de armas entre os anos de 2007 e 2011 e não tem efeito imediato, pois ainda cabe recurso

FIM DO CASAMENTO?

Kraft Heinz estuda separação, pondo fim ao ‘sonho grande’ de Warren Buffett e da 3G Capital, de Lemann

12 de julho de 2025 - 10:53

Com fusão orquestrada pela gestora brasileira e o Oráculo de Omaha, marcas americanas consideram cisão, diz jornal

COMPRE 1 E LEVE 10

Conselho de administração da Ambipar (AMBP3) aprova desdobramento de ações, e proposta segue para votação dos acionistas

11 de julho de 2025 - 19:03

Se aprovado, os papéis resultantes da operação terão os mesmos direitos das atuais, inclusive em relação ao pagamento de proventos

VALE A PENA?

Acionistas da Gol (GOLL54) têm até segunda (14) para tomar decisão importante sobre participação na empresa

11 de julho de 2025 - 17:28

A próxima segunda-feira (14) é o último dia para os acionistas exercerem direito de subscrição. Será que vale a pena?

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar