Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Camille Lima

Camille Lima

Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap. Hoje, é repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. A cobertura atual é majoritariamente centrada no setor financeiro (bancos, instituições financeiras e gestoras), em companhias maiores listadas na B3 e no mercado de ações.

CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

Dividendos bilionários ou desempenho na B3? Saiba em qual ação da Petrobras (PETR3 ou PETR4) vale mais a pena investir, segundo o BTG Pactual

Com o impulso de PETR4 na bolsa brasileira, o prêmio histórico das ações ordinárias da Petrobras atingiu o nível mais baixo dos últimos 10 anos

Camille Lima
Camille Lima
10 de janeiro de 2024
13:59 - atualizado às 13:19
Fachada da sede da Petrobras (PETR3; PETR4)
Fachada da sede da Petrobras (PETR3; PETR4) - Imagem: Agência Petrobras

Considerada uma das maiores vacas leiteiras da bolsa brasileira, a Petrobras costuma ocupar os holofotes dos noticiários financeiros locais, seja pelos pagamentos bilionários de dividendos ou pelo desempenho dos papéis na bolsa. Mas a dúvida de muitos investidores que querem investir na estatal é: vale mais a pena comprar PETR3 ou PETR4?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de avançarmos para qualquer análise, é preciso entender a estrutura de capital da empresa. Basicamente, as ações da Petrobras são compostas por papéis ordinários (PETR3, PBR e ADRs) e preferenciais (PETR4, PBR/A-ADR) negociados nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York (NYSE), Madri e Buenos Aires.

Enquanto os papéis PETR3 garantem direito de voto em assembleias, as ações PETR4 dão prioridade para a distribuição de dividendos.

Entendidas as diferenças, podemos passar para o desempenho dos papéis na B3. Historicamente, as ações ordinárias da petroleira (PETR3) costumavam ser negociadas com prêmio robusto em relação a PETR4.

De acordo com o BTG Pactual, os ativos PETR3 mantiveram um prêmio médio de 19% sobre as ações preferenciais da estatal na última década.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, nos últimos meses, a situação se inverteu e as ações sem direito a voto passaram a apresentar um desempenho superior a PETR3 na bolsa brasileira.

Leia Também

Fonte: BTG Pactual

Com o impulso de PETR4 na bolsa brasileira, o prêmio histórico das ações ordinárias da Petrobras atingiu o nível mais baixo dos últimos 10 anos, chegando a apenas 3% em relação aos papéis preferenciais.

Fonte: BTG Pactual

Vale ressaltar que o volume médio de papéis PETR4 negociados na bolsa brasileira é maior em relação às ações ordinárias.

Por trás da alta das ações da Petrobras 

Segundo o banco, os picos nos prêmios das ações PETR3 em 2016 e em 2018 poderiam ser “atribuídos às narrativas durante esse período”, que sugeriam que o governo estaria cogitando uma privatização da Petrobras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto que pode ter impulsionado os investidores em direção a PETR3 foi a projeção de que ambas as classes de ações (PETR3 e PETR4) passariam a receber dividendos equivalentes — ao contrário de períodos anteriores, quando os acionistas detentores de papéis preferenciais receberam pagamentos mais elevados.

Mas para os analistas, com as menores probabilidades de qualquer privatização da estatal atualmente, os investidores deveriam estar menos inclinados a comprar as ações com direito a voto — isto é, os papéis ordinários PETR3.

Além disso, o programa de recompra de ações da Petrobras, anunciado em agosto de 2023, pode ter impulsionado o desempenho das ações preferenciais nos últimos meses.

Afinal, o programa inclui exclusivamente as ações sem direito a voto — e a estatal já adquiriu cerca de 60% do volume máximo previsto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, para o BTG Pactual, existem fortes razões para esperar que essa diferença menor entre os preços das ações se mantenha no futuro.

  • MELHORES INVESTIMENTOS PARA 2024: Receba o guia completo e gratuito do Seu Dinheiro, com recomendações das maiores casas de análise, bancos e corretoras do Brasil. 

Então, qual classe de ações da Petrobras comprar: PETR3 ou PETR4?

Na análise do BTG Pactual, a lacuna de valuation das ações da Petrobras deve permanecer estreita. Então, qual classe de ação da estatal seria mais atraente para novos investimentos?

Para os analistas, é hora de incluir os dois papéis na carteira de investimentos. Segundo o banco, apesar de a vantagem relativa do investimento de PETR4 ser menor agora, os investidores não devem preferir a PETR3 com base apenas no desempenho histórico.

Além disso, a sinalização do diretor financeiro (CFO) da petroleira, Rodrigo Araujo Alves, da possibilidade da extensão do programa de recompra de ações, também baseado em papéis PETR4, proporciona respaldo técnico adicional aos ativos preferenciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro pilar da tese do BTG para as ações da Petrobras é o nível de retorno com dividendos esperado para 2024. Nas projeções do banco, as duas classes de papéis podem entregar dividend yields muito semelhantes neste ano. 

No caso de PETR4, o percentual estimado pelo banco é de 12,4% para 2024, e sobe para 16,5%, se considerados os pagamentos extraordinários.

Já a PETR3 possui um dividend yield esperado de 12,4% para este ano, que chega a 16%, considerando a possibilidade de proventos extraordinários.

O banco de investimentos também não prevê redução nas distribuições de remuneração a acionistas de ações ordinárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
POR QUE TROCAR DE CEO AGORA?

Após 15 anos, Rodrigo Osmo dará adeus ao cargo de CEO da Tenda (TEND3); veja quem entra no lugar e o que está por trás da mudança

7 de maio de 2026 - 19:06

Marcos Cruz será o novo CEO da Tenda a partir de junho de 2027. O executivo comandou a Nitro Química na última década e acumula passagens pela McKinsey e Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo

TEMPORADA DE BALANÇOS

Com frete grátis no Brasil, Mercado Livre (MELI34) bota o pé no acelerador em vendas, mas lucro cai e margens seguem pressionadas no 1T26

7 de maio de 2026 - 17:32

Mesmo com receita acima do esperado e forte aceleração das vendas, o Mercado Livre registrou queda no lucro líquido e pressão nas margens no primeiro trimestre de 2026

REAÇÃO AO BALANÇO

Banco Inter desaba em NY após balanço do 1T26: ação chega a cair mais de 14% — o que assustou o mercado?

7 de maio de 2026 - 16:46

Lucro recorde e avanço no ROE não foram suficientes para segurar as ações nesta sessão; veja o que pressiona os papéis hoje

É SÓ O COMEÇO

JP Morgan deu veredito de compra para a Natura (NATU3) após alta de quase 50% em 2026. Quanto é possível lucrar agora?

7 de maio de 2026 - 16:06

Ação saltou mais que o triplo do Ibovespa desde o início de 2026, mas os analistas do JP Morgan calculam que o papel ainda tem espaço para subir

TECNOLOGIA NA BOLSA

Nem o medo da IA segurou: Totvs (TOTS3) sobe na bolsa após balanço forte; veja o que dizem os analistas

7 de maio de 2026 - 14:33

Companhia entregou margem recorde, crescimento da receita recorrente e primeiros sinais positivos da aquisição da Linx

NO SHAPE

Smart Fit (SMFT3) puxa ferro no 1T26: lucro salta 47%, e ações sobem forte na bolsa — veja se ainda dá tempo de entrar

7 de maio de 2026 - 12:14

Parte do resultado da rede de academias foi impulsionado pelo desempenho do peso-pesado TotalPass Brasil

COM ENERGIA RENOVADA

Axia (AXIA3) prepara sucessão do CEO Ivan Monteiro; e agora, quais serão os desafios do novo líder da elétrica?

7 de maio de 2026 - 12:03

O executivo é o único brasileiro a comandar as duas maiores empresas de energia do Brasil: Petrobras e Axia, ex-Eletrobras

REAÇÃO AO RESULTADO

Nem o lucro acima do esperado salva o Bradesco (BBDC4) na bolsa hoje, e ação cai forte na B3. Mercado ainda não comprou a virada?  

7 de maio de 2026 - 11:30

Balanço do 1T26 veio sólido, mas dúvidas sobre crédito, provisões e consistência da recuperação continuam no radar; veja o que dizem os analistas

1T26 À PROVA

“Isso não é piora de risco”, diz CEO do Bradesco (BBDC4) após salto nas provisões do 1T26; desafio agora é convencer o mercado

7 de maio de 2026 - 10:55

Alta de 26,5% nas provisões chama atenção no trimestre, mas Marcelo Noronha muda o foco e revela aposta para o motor da rentabilidade em cenário mais desafiador

PRÉVIA DO BALANÇO

Mercado Livre (MELI34) segue movendo céus e terra para crescer: no 1T26, vendas devem subir forte, enquanto lucro não acompanha

7 de maio de 2026 - 10:33

Por aqui, o desafio é a competição com outras plataformas de e-commerce, lá fora o objetivo é impulsionar o Mercado Pago; veja as projeções para o balanço do 1T26

ENTREVISTA EXCLUSIVA

‘30% de ROE é atingível’: CFO do Inter afirma estar ‘mais convencido do que nunca’ no plano 60-30-30 — mas relógio da rentabilidade segue correndo

7 de maio de 2026 - 8:07

Banco entrega lucro recorde, cresce acima do mercado; Santiago Stel revela estar ainda mais confiante com relação à meta ambiciosa para 2027

QUAL O FOCO AGORA

“2026 ainda é um ano muito incerto”, diz CFO da Espaçolaser; veja como foi o resultado no 1T26, e como empresa trará retorno ao acionista

6 de maio de 2026 - 20:47

“A companhia vem em uma trajetória de melhora em todos os indicadores. Então não é só crescer, mas com rentabilidade”, disse o diretor em entrevista ao Seu Dinheiro

SD ENTREVISTA

Nem o “trimestre mais fraco” segurou a Mater Dei (MATD3): lucro salta quase 80% no 1T26 e CEO aposta em virada das ações

6 de maio de 2026 - 20:07

Mesmo com menos dias úteis, companhia inicia o ano com lucro líquido ajustado de R$ 36,3 milhões nos três primeiros meses de 2026; veja outros destaques do balanço

BALANÇO 1T26

Ânima (ANIM3) sente as dores e delícias das novas regras do EaD, mas CEO crava: ‘mais positivo do que negativo’; veja destaques do 1T26

6 de maio de 2026 - 18:10

A CEO Paula Harraca e o CFO Átila Simões da Cunha disseram ao Seu Dinheiro que o novo marco regulatório impulsionou os resultado, mas a adaptação às novas modalidades pressionou a evasão de alunos no período

BALANÇO

Moura Dubeux (MDNE3) tem lucro recorde de R$ 156 milhões e VGV sobe 255%; CEO revela o motor dos números do 1T26

6 de maio de 2026 - 18:03

Em um cenário pressionado pela inflação, a Moura Dubeux utilizou o modelo de condomínio fechado para se blindar, conta o Diego Villar, CEO da empresa

RESULTADO

Bradesco (BBDC4): lucro de R$ 6,8 bilhões no 1T26 mostra que a recuperação está de pé — dá para acelerar?

6 de maio de 2026 - 18:03

Lucro cresce pelo nono trimestre seguido e ROE continua a superar o custo de capital; confira os destaques do balanço

DE VOLTA À VITRINE

O pior ficou para trás? Lucro da C&A (CEAB3) dispara mais de 200% no 1T26, e ação lidera altas do Ibovespa

6 de maio de 2026 - 14:07

Resultado do primeiro trimestre do ano sinaliza retomada no vestuário e afasta dúvidas sobre problemas estruturais na operação

PRÉVIA DOS RESULTADOS

O duelo dos bancos digitais ficou mais difícil: Inter e Nubank encaram novo teste em 2026; veja o que esperar dos balanços do 1T26

6 de maio de 2026 - 13:12

Expansão continua forte, mas avanço do crédito e aumento de provisões colocam qualidade dos resultados em xeque; o que dizem os analistas agora?

REAÇÃO AO BALANÇO

O ‘efeito Itaú’: o que fez um bom balanço virar gatilho de queda para as ações ITUB4 no 1T26

6 de maio de 2026 - 12:07

Lucro vem em linha, ROE segue elevado, mas ações caem após balanço; entenda se “fazer o básico” já não basta para o mercado

A FÓRMULA DO ITAÚ

Itaú (ITUB4) dribla inadimplência outra vez — e CEO revela o ‘segredo’ para crescer sem perder a mão no crédito em 2026

6 de maio de 2026 - 11:08

Milton Maluhy Filho afirma que aposta em ajuste fino no crédito e foco em clientes “certos”; veja a estratégia do CEO do banco

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia