🔴 [NO AR] MERCADO TEME A FRAGMENTAÇÃO DA DIREITA? ENTENDA A REAÇÃO DOS ATIVOS – ASSISTA AGORA

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Atualmente, está baseada em Paris, onde faz mestrado em comunicação e mídias digitais na Sorbonne e cobre temas como luxo, turismo e arte.

COMO AS COMPRAS CHEGAM ATÉ VOCÊ

Como funciona o Mercado Livre (MELI34) na Black Friday: viajamos até Cajamar para entender a operação logística do gigante do e-commerce

No centro de distribuição de proporções gigantes, caixas e mais caixas de produtos saem a cada segundo, com ajuda de muita tecnologia e centenas de funcionários vestidos de amarelo

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
29 de novembro de 2024
9:04 - atualizado às 0:02
mercado livre black friday meli meli34
Imagem: Arquivo pessoal/Maria Eduarda Nogueira

Em meio à serra de Cajamar, região metropolitana de São Paulo, desponta uma construção que parece quase distópica: um complexo logístico gigantesco, de onde provavelmente sairão a maioria das suas compras feitas na Black Friday – e no resto do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lá, está um dos vários centros de distribuição (CDs) do Mercado Livre, a plataforma de e-commerce que desafia a dominância da Amazon na América Latina e virou sinônimo de variedade de produtos e frete rápido.

Como as entregas conseguem ser tão rápidas permanece um mistério para mim – mesmo depois de acompanhar todas as etapas do processo. Caixas e mais caixas de produtos das mais variadas categorias ocupam prateleiras enormes que se estendem até perder de vista. 

Nas estantes, observo vários potes de creatina, um dos produtos mais procurados na Black Friday. Além do suplemento, jogos de lençol e azeite também protagonizam as buscas. 

  • Analista recomenda: ‘se você não tem esta ação do setor elétrico, esta é a chance de comprar’; veja qual é

No CD, que é apenas um dos 16 que o MeLi tem espalhados pelo país, a rapidez e a dimensão impressionam. Difícil imaginar como tudo funcionaria sem a tecnologia, que está presente desde a etiquetagem até a separação em diferentes módulos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Robôs automatizados e esteiras ajudam no processo e dão um toque de futurismo. O cenário é bem diferente daquele que vemos no começo do filme Náufrago, em que Tom Hanks faz um discurso acalorado para os funcionários em um galpão bem menos tecnológico. 

Leia Também

Apesar do encantamento que causa a automação ao vermos tudo funcionar, é ainda a massa humana – vestida com uniformes amarelos – que faz tudo caminhar no final das contas. 

No imenso galpão, as embalagens são direcionadas tanto para os caminhões quanto para os aviões que possibilitam que a operação da plataforma se estenda por todo o país – mais de 90% do transporte na América Latina é feito com malha própria. 

Lá mesmo em Cajamar, como se a operação já não estivesse complexa o suficiente, também é feito o raio X e o processo alfandegário para o trânsito aéreo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto toca uma música sertaneja nos alto falantes do espaço de proporções gigantescas  – direto da playlist que os próprios funcionários fazem – , a dúvida que resta é: será que alguma compra minha de Black Friday está por aqui?

O Brasil da Black Friday

Se antes o varejo brasileiro tinha que esperar o Natal para garantir o pico de vendas do quarto trimestre, agora, a nova data de ouro tem outro nome: Black Friday, que, no “jeitinho brasileiro”, acabou se tornando mais um “Black Month”, já que a maior parte do varejo vira o mês anunciando promoções

No caso do Mercado Livre, não foi diferente. 

No final de outubro, a empresa anunciou a campanha “Tá na Mão”, protagonizada por Marcos Mion e Maísa. Mas, além do cachê pago aos artistas, o MeLi também colocou a mão no bolso em outras frentes, disponibilizando R$ 40 milhões em cupons de desconto no e-commerce e R$ 15 milhões no banco digital Mercado Pago.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O investimento em marketing foi 50% maior para 2024. A aposta está justificada pelo potencial da data: segundo pesquisa feita pelas companhias, 85% dos brasileiros pretendem comprar algo nesta Black Friday – aumento de 5 pontos percentuais em relação a 2023. Inclusive, 70% já planejam as compras com antecedência para buscar os melhores descontos. 

mercado livre
galpão logístico cajamar
meli34

“A gente vem com uma campanha agressiva, com altos investimentos também para seguir crescendo e ganhando espaço no mercado durante o período da Black Friday”, explica a VP de Marketing da América Latina, Pethra Vargas.

“Especialmente para o mundo online, a Black Friday é ainda mais forte. As pessoas se programam e esperam as ofertas. Óbvio que temos outros momentos importantes, como Natal e Dia das Mães, mas este é um momento bastante importante para nós e para toda a indústria”, reforça Daniel Davanço, country head de pagamentos para empresas do Mercado Pago.

Ano após ano, o Mercado Livre vê o negócio crescer cada vez mais, com alguns números “a ritmo de startup”, como contamos nessa reportagem exclusiva aqui. Com planos ambiciosos, a companhia deve inaugurar mais 5 centros de distribuição em 2025, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Black Friday, o ritmo acelerado persiste. 

A companhia tem visto as vendas aumentarem anualmente, conforme contribuiu para transformar o Brasil em um país com cultura de Black Friday, indubitavelmente.

“O Mercado Livre é um grande protagonista dentro da Black Friday, trazendo isso para a cabeça das pessoas. Hoje o consumidor recebe no mesmo dia ou até o dia seguinte”, comenta o embaixador da marca André Santos. 

80% dos pacotes que vi serem embalados no “CD SP04” serão entregues até segunda-feira para os clientes, afirma o diretor de logística, Luiz Augusto Vergueiro. O número parece até irreal, em um país que há pouco tempo era dependente dos Correios e ainda tem um desafio logístico considerável, sem malha ferroviária e estradas em condições precárias. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Independentemente das pedras no caminho, o Mercado Livre sabe que tem espaço para conquistar em um país que, apesar de estar cada vez mais adepto às compras on-line, ainda tem apego com o varejo físico. 

“A oportunidade é muito grande para digitalizar o pequeno e médio empreendedor brasileiro e a gente trabalha bastante focado nessa democratização do comércio e também meio de pagamento, através do Mercado Pago”, comenta Santos, ao dizer que o e-commerce ainda representa apenas 12% do varejo.

“Devo, não nego, pago quando puder”

Para participar de todo o ecossistema do varejo, o MeLi passa o bastão para o Mercado Pago, a fintech do grupo, que já tem 56 milhões de usuários na América Latina. 

Quem compra no e-commerce usando o banco digital tem vantagens adicionais, como descontos e a opção de parcelar sem cartão de crédito (o chamado Buy Now, Pay Later). Mas não é exatamente isso que atrai a maioria dos clientes para a fintech: 70% das transações do Mercado Pago são feitas fora do Mercado Livre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seja como for, a bola segue “quicando” para os meios de pagamento, já que não só o brasileiro quer comprar na Black Friday 2024 como ele quer comprar coisas mais caras – e parcelar mais também. 

mercado livre galpão logístico cajamar meli34

Considerando a primeira quinzena de novembro, em que as promoções já estavam ativas, o tíquete médio dos produtos comprados aumentou 15% na comparação anual, de acordo com o relatório Meli Trends.

Acompanhando este valor mais elevado dos produtos, as compras parceladas com cartão de crédito cresceram 43% em relação a 2023, consolidando este meio de pagamento como o mais usado no período. Em segundo lugar, o PIX. 

Para Davanço, os meios de pagamento – “Buy Now, Pay Later”, cartão e PIX – não se canibalizam. “Eles estão se complementando e estão permitindo mais opções para quem compra, além de poder pros negócios”, complementa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que o brasileiro quer comprar?

Nesse contexto, a sazonalidade do contexto brasileiro cai como uma luva: por aqui, o 13º salário cai bem na época da Black Friday. Com este dinheiro no bolso, 54% pretende gastar pelo menos uma parte nas promoções de novembro.

Gastar em quê, exatamente?

Ao passear pelo imenso galpão em Cajamar, ver as esteiras automatizadas e os milhares de produtos que saem dali, é impossível decifrar quais são os favoritos do consumidor brasileiro. Roubando o conceito idealizado por Jeff Bezos, a sensação é de uma verdadeira “loja de tudo”.

De acordo com o próprio Mercado Livre, as categorias mais buscadas são eletrodomésticos, casa e decoração, e eletrônicos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os dias 25 e 27 deste mês,  o Samsung Galaxy, ou iPhone 14 e o PlayStation 5 figuraram entre os produtos de alto valor agregado mais vendidos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VIRADA CHEGOU MAIS CEDO

Pílula emagrecedora vem aí? Investidores esperam que sim e promovem milagre natalino em ações de farmacêutica

23 de dezembro de 2025 - 11:25

Papéis dispararam 9% em Nova York após agência reguladora aprovar a primeira pílula de GLP-1 da Novo Nordisk

DE OLHO NA REESTRUTURAÇÃO

AZUL4 dá adeus ao pregão da B3 e aérea passa ter novo ticker a partir de hoje; Azul lança oferta bilionária que troca dívidas por ações

23 de dezembro de 2025 - 9:59

Aérea pede registro de oferta que transforma dívida em capital e altera a negociação dos papéis na bolsa; veja o que muda

ANO NOVO, DIRETORIA NOVA

Hapvida (HAPV3) prepara ‘dança das cadeiras’ com saída de CEO após 24 anos para tentar reverter tombo de 56% nas ações em 2025

23 de dezembro de 2025 - 9:39

Mudanças estratégicas e plano de sucessão gerencial será implementado ao longo de 2026; veja quem assume o cargo de CEO

NATAL CHEGOU MAIS CEDO?

Magazine Luiza (MGLU3) vai dar ações de graça? Como ter direito ao “presente de Natal” da varejista

23 de dezembro de 2025 - 8:21

Acionistas com posição até 29 de dezembro terão direito a novas ações da varejista. Entenda como funciona a operação

MAIS RUÍDOS

Tupy (TUPY3) azeda na bolsa após indicação de ministro de Lula gerar ira de conselheiro. Será mais um ano para esquecer?

23 de dezembro de 2025 - 7:49

A indicação do ministro da Defesa para o conselho do grupo não foi bem recebida por membros do colegiado; entenda

ONDA DE PROVENTOS

Santander (SANB11), Raia Drogasil (RADL3), Iguatemi (IGTI11) e outras gigantes distribuem mais de R$ 2,3 bilhões em JCP e dividendos

22 de dezembro de 2025 - 20:31

Santander, Raia Drogasil, JHSF, JSL, Iguatemi e Multiplan somam cerca de R$ 2,3 bilhões em proventos, com pagamentos previstos para 2025 e 2026

REFORMA DA DIRETORIA

Eztec (EZTC3) renova gestão e anuncia projeto milionário em São Paulo

22 de dezembro de 2025 - 19:15

Silvio Ernesto Zarzur assume nova função na diretoria enquanto a companhia lança projeto de R$ 102 milhões no bairro da Mooca

PARA ALÉM DOS GIGANTES

Dois bancos para lucrar em 2026: BTG Pactual revela dupla de ações que pode saltar 30% nos próximos meses

22 de dezembro de 2025 - 19:01

Para os analistas, o segmento de pequenos e médios bancos concentra oportunidades interessantes, mas também armadilhas de valor; veja as recomendações

DEPOIS DA VIRADA

Quase 170% em 2025: Ação de banco “fora do radar” quase triplica na bolsa e BTG vê espaço para mais

22 de dezembro de 2025 - 18:21

Alta das ações em 2025 não encerrou a tese: analistas revelam por que ainda vale a pena comprar PINE4 na bolsa

FECHANDO CAPITAL

Tchau, B3! Neogrid (NGRD3) pode sair da bolsa com OPA do Grupo Hindiana

22 de dezembro de 2025 - 17:33

Holding protocolou oferta pública de aquisição na CVM para assumir controle da Neogrid e cancelar seu registro de companhia aberta

DE OLHO NO FUTURO

A reorganização societária da Suzano (SUZB3) que vai redesenhar o capital e estabelecer novas regras de governança

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Companhia aposta em alinhamento de grupos familiares e voto em bloco para consolidar estratégia de longo prazo

SOB ESCRUTÍNIO

Gafisa, Banco Master e mais: entenda a denúncia que levou Nelson Tanure à mira dos reguladores

22 de dezembro de 2025 - 13:29

Uma sequência de investigações e denúncias colocou o empresário sob escrutínio da Justiça. Entenda o que está em jogo

BET QUE NÃO É BET?

Bilionária brasileira que fez fortuna sem ser herdeira quer trazer empresa polêmica para o Brasil

22 de dezembro de 2025 - 11:30

Semanas após levantar US$ 1 bilhão em uma rodada de investimentos, a fundadora da Kalshi revelou planos para desembarcar no Brasil

NEM PAPAI NOEL RESOLVE

Raízen (RAIZ4) precisa de quase uma “Cosan” para voltar a um nível de endividamento “aceitável”, dizem analistas

22 de dezembro de 2025 - 10:42

JP Morgan rebaixou a recomendação das ações de Raízen e manteve a Cosan em Neutra, enquanto aguarda próximos passos das empresas

TOMADA DE DECISÃO

Direito ao voto: Copel (CPLE3) migra para Novo Mercado da B3 e passa a ter apenas ações ordinárias

22 de dezembro de 2025 - 10:05

De acordo com a companhia, a reestruturação resulta em uma base societária mais simples, transparente e alinhada às melhores práticas do mercado

'QUERO VER VOCÊ NÃO CHORAR'

Então é Natal? Reveja comerciais natalinos que marcaram época na televisão brasileira

22 de dezembro de 2025 - 7:14

Publicidades natalinas se tornaram quase obrigatórias na cultura televisiva brasileira durante décadas, e permanecem na memória de muitos; relembre (ou conheça) algumas das mais marcantes

DANÇA DAS CADEIRAS

Com duas renúncias e pressão do BNDESPar, Tupy (TUPY3) pode eleger um novo conselho do zero; entenda

21 de dezembro de 2025 - 16:36

A saída de integrantes de conselhos da Tupy levou o BNDESPar a pedir a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para indicar novos nomes. Como o atual conselho foi eleito por voto múltiplo, a eventual AGE pode resultar na eleição de todo o colegiado

LOJA DE CHOCOLATE

Natal combina com chocolate? Veja quanto custa ter uma franquia da incensada Cacau Show e o que é preciso para ser um franqueado

21 de dezembro de 2025 - 8:00

A tradicional rede de lojas de chocolates opera atualmente com quatro modelos principais de franquia

ARRUMANDO A CASA

Energisa (ENGI3) avança em reorganização societária com incorporações e aumento de capital na Rede Energia

20 de dezembro de 2025 - 14:27

A Energisa anunciou a aprovação de etapas adicionais da reorganização societária do grupo, com foco na simplificação da estrutura e no aumento da eficiência operacional

RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Sinal verde no conselho: Ambipar (AMBP3) aprova plano de recuperação judicial

20 de dezembro de 2025 - 13:30

Conselho de administração aprovou os termos do plano de recuperação do Grupo Ambipar, que já foi protocolado na Justiça, mas ainda pode sofrer ajustes antes da assembleia de credores

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar