🔴 NOVA META: ATÉ R$ 3.000 POR DIA COM DUAS OPERAÇÕES – CONHEÇA O INDICADOR X

Mande sua dúvida!

Fiz uma compra no AliExpress e paguei no Pix, mas ela foi cancelada por falta de pagamento. Meu dinheiro não voltou, e agora?

Solução para o problema vai depender se o Pix foi feito dentro ou fora da plataforma do AliExpress, diz advogado de direito do consumidor

1 de junho de 2024
8:00 - atualizado às 17:10
A Dinheirista
Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

O hábito de fazer compras online, inclusive do exterior, caiu no gosto do brasileiro. Tanto que causou polêmica a aprovação nesta semana, pela Câmara dos Deputados, da cobrança de um imposto de importação de 20% sobre as compras de fora do Brasil, no valor de até US$ 50, feitas pela internet.

Anteriormente, essas compras de baixo valor feitas em sites que tivessem aderido ao programa governamental Remessa Conforme ficavam isentas de imposto de importação.

Mas, apesar de terem facilitado muito a nossa vida, as compras pela internet também trouxeram alguns problemas novos, para além da questão da tributação.

Por exemplo, problemas técnicos nos sites, falhas em pagamentos, dificuldade de comunicação com vendedores e até mesmo golpes. Nesse ponto, aliás, às vezes é até difícil distinguir uma falha na tecnologia de um ato de má-fé.

A pergunta de hoje se refere a um desses casos. Se você tiver dúvidas financeiras, relativas a questões como direito do consumidor, herança, investimentos, planejamento financeiro, impostos, ou que envolvam assuntos de família e dinheiro, envie-as por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com ou por mensagem direta privada (DM) no perfil @adinheirista do Instagram. Aproveita e me segue lá!

Comprei um produto no AliExpress e paguei no Pix. Pouco tempo depois, o vendedor informou que a compra havia sido cancelada por falta de pagamento. Estou tentando reaver o valor pago, mas está difícil. Tento falar com a empresa, mas apenas robôs atendem. E agora?

Num caso como esse, fica até difícil saber se foi alguma falha tecnológica, ou se o próprio vendedor foi desonesto e conseguiu cancelar a compra após receber o dinheiro, mas agora alega que foi um problema técnico.

Seja como for, o Pix é um tipo de transferência que não se consegue cancelar ou reverter depois que já foi feita. Ou seja, se o Pix foi de fato efetuado e o vendedor recebeu o dinheiro, ele deveria tomar a iniciativa de devolver os recursos de boa-fé.

De acordo com o advogado e professor especializado em Direito do Consumidor, Enki Pimenta, nesse caso podemos estar diante de duas situações diferentes.

Se o Pix foi realizado por meio da própria plataforma do AliExpress – ou seja, se era um dos meios de pagamento oferecidos no check-out da compra –, então a plataforma tem responsabilidade no caso, diz Pimenta.

Assim, se o site não quiser resolver amigavelmente, você deve fazer uma reclamação junto ao Procon do seu estado e, em último caso, levar a empresa à Justiça, orienta o advogado.

Agora, se o Pix foi acertado entre o comprador e o vendedor fora da plataforma, isto é, fora do ambiente do site AliExpress, então a plataforma não tem responsabilidade no caso.

“Nesse caso, você pode requerer medidas cautelares junto à sua instituição financeira [aquela a partir da qual você fez o Pix] e junto à instituição financeira do vendedor, responsável pela conta de destino do Pix. As duas instituições deverão, então, verificar a possibilidade de realizar um estorno, caso tenha havido fraude, por exemplo”, diz Pimenta.

Porém, se for verificado que não há possibilidade de realização de estorno por algum motivo, só restará entrar na Justiça contra o vendedor.

Esqueceu de informar alguma coisa na sua declaração de imposto de renda?

O prazo para a entrega da declaração de imposto de renda 2024 terminou na última sexta-feira, 31 de maio. Se você esqueceu de informar alguma coisa na sua, no último episódio em vídeo da Dinheirista, publicado no canal de YouTube do Seu Dinheiro, eu falei um pouco sobre isso, confira:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

Mande sua pergunta!

Quero o divórcio, mas moro nos EUA com visto de acompanhante e nossos bens estão em nome de terceiros; e agora?

8 de junho de 2024 - 8:00

Ela ainda não obteve o green card, e ainda teme ficar sem nada após o divórcio, pois os bens da família não estão no nome do marido

Especial de IR

Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?

25 de maio de 2024 - 7:46

Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

Especial IR

Meu filho de 30 anos faz mestrado e não trabalha; ele pode ser meu dependente na declaração de imposto de renda?

4 de maio de 2024 - 8:00

O filho dela é estudante, e ela arca com suas despesas; será que tem como abatê-las no IR 2024?

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar