🔴 SELECIONAMOS AS MELHORES RECOMENDAÇÕES DO BTG PACTUAL PARA VOCÊ – ACESSE GRATUITAMENTE

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Já trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens. Atualmente, é repórter de lifestyle do Seu Dinheiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.

INVESTIMENTOS PARA 2025

BB Investimentos vê Ibovespa em 153 mil pontos no fim de 2025 e recomenda as melhores ações e FIIs para o ano que vem

Relatório mostra as principais indicações dos analistas e dá um panorama do cenário macro no Brasil e no mundo

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
10 de dezembro de 2024
18:31 - atualizado às 17:54
ações fiis 2025 fundos imobiliários investimentos para 2025 onde investir em 2025
Imagem: iStock.com/MicroStockHub

Um paradoxo. É assim que poderá ser definido o ano de 2025 para a bolsa brasileira na visão do BB Investimentos

De um lado, são mornas as projeções para o Ibovespa, que deve continuar pressionado pelos juros, tanto no Brasil quanto no exterior. De outro, as empresas podem ter lucros melhores, mesmo em um cenário de piora do risco e de aumento do custo de capital. 

O BB-BI projeta o Ibovespa em 153 mil pontos ao final de 2025, o que representaria uma alta aproximada de 21,5%. Segundo o banco, trata-se de uma estimativa conservadora, que já considera o impacto de possíveis aumentos da Selic.

Os cálculos foram feitos com base em uma análise bottom-up, que considera os resultados financeiros de cada uma das empresas que compõem o índice, ao invés dos indicadores macroeconômicos.

O que esperar do cenário macro para 2025?

No ambiente macro, a política monetária deve continuar como protagonista. 

“As incertezas vindas do exterior, com mercado ainda sem consenso formado em torno da postura a ser adotada pelo Fed [Federal Reserve, o banco central dos EUA], somam-se às pressões que o BC do Brasil enfrentará para conter uma piora nas expectativas de inflação”, escrevem os analistas. 

Leia Também

O banco tem uma visão construtiva para as próximas temporadas de resultados das empresas, que devem ser beneficiadas por um “crescimento ainda robusto da economia doméstica”. 

No entanto, apesar das ações estarem baratas, avaliando o preço/lucro, o cenário não favorece valorizações expressivas no curto prazo

Já no ambiente macro internacional, os Estados Unidos seguem como o maestro do mercado. A postura mais protecionista de Donald Trump e outras medidas de estímulo fiscal às companhias norte-americanas devem pressionar as moedas globais e fortalecer o dólar, além de elevar os juros, “com impactos na perda de dinâmica de crescimento global.”

Soma-se a isso a desaceleração econômica da China, que também deve seguir movimentando as economias mundiais.

Onde investir em 2025, segundo o BB Investimentos

Em meio a todo esse borbulho econômico e as incertezas, o BB Investimentos é bem claro ao afirmar que vai continuar privilegiando teses de qualidade.

“Em nossa temática de qualidade, notamos melhora no perfil de risco do segmento de bancos. Setores de commodities apresentam boa relação de yield e cíclicos acentuam volatilidade em função do ambiente doméstico”, escreveram os analistas no relatório.

O banco indica algumas ações específicas em diferentes setores da economia. 

Em siderurgia, a escolha é a Gerdau (GGBR4). O segmento tem perspectivas otimistas para 2025 em outras localidades fora da China. Nesse ponto, destaca-se o forte ritmo de investimentos de infraestrutura na Índia e nos Estados Unidos. Além disso, os analistas enxergam que a produção e vendas de aço devem continuar aquecidas no Brasil. 

Já no setor de energia elétrica, as recomendações são Alupar (ALUP11), Eletrobras (ELET3) e Isa Energia (ISAE4).

Outro setor visto de forma bem positiva é o de proteínas, que deve seguir o momento favorável observado neste ano. 

“A migração do consumo para proteínas mais baratas, a oferta de aves e suínos em equilíbrio e a demanda mundial aquecida devem favorecer o resultado de companhias expostas à proteína de aves e suínos”, comentam. 

A recomendação neste caso é a ação da BRF (BRFS3), cujo upside pode ser de 16,5% até o final do ano que vem, segundo projeções do BB-BI. 

Fundos imobiliários para 2025

Os analistas veem perspectivas positivas para os fundos imobiliários, em particular o segmento de recebíveis, que pode ter bons níveis de dividendos e potencial de valorização das cotas devido à retomada do ciclo de alta dos juros.

Ao passo que os FIIs de tijolo, em especial os de escritórios e shoppings, devem continuar sendo penalizados pela elevação da Selic. “No entanto, acreditamos que o atual patamar de desconto que negociam aliado a boas teses ainda propicia algumas boas oportunidades para alocação”, escrevem os analistas. 

Dado esse cenário, o BB-BI indica o BTGL11, FII de galpões logísticos, que se beneficia do crescimento do e-commerce e do baixo nível de vacância. O ativo pode pagar dividendos de até 10,1% nos próximos 12 meses.

Em FIIs de papel, encontram-se boas oportunidades principalmente em crédito privado. As indicações são o RECR11 e KNSC11, com dividendos projetados de 14,4% e 12,7%, respectivamente. 

“Com saldo pressionado de poupança, o mercado imobiliário tem recorrido à emissão de CRIs para financiamento de seus projetos. Essa dinâmica, em conjunto com uma abertura da curva de juros, possibilitou aos FIIs de crédito a alocarem em CRIs com ótimo carrego”, explicam os analistas.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOVIDADE

Compensação de prejuízos para todos: o que muda no mecanismo que antes valia só para ações e outros ativos de renda variável

12 de junho de 2025 - 19:09

Compensação de prejuízos pode passar a ser permitida para ativos de renda fixa e fundos não incentivados, além de criptoativos; veja as regras propostas pelo governo

DECOLANDO

Com o pé na pista e o olho no céu: Itaú BBA acredita que esses dois gatilhos vão impulsionar ainda mais a Embraer (EMBR3)

12 de junho de 2025 - 18:23

Após correção nas ações desde as máximas de março, a fabricante brasileira de aviões está oferecendo uma relação risco/retorno mais equilibrada, segundo o banco

MEXENDO NA BOLSA

Ações, ETFs e derivativos devem ficar sujeitos a alíquota única de IR de 17,5%, e pagamento será trimestral; veja todas as mudanças

12 de junho de 2025 - 17:40

Mudanças fazem parte da MP que altera a tributação de investimentos financeiros, publicada ontem pelo governo; veja como ficam as regras

MOVIMENTO INÉDITO

Banco do Brasil (BBAS3) supera o Itaú (ITUB4) na B3 pela primeira vez em 2025 — mas não do jeito que o investidor gostaria

12 de junho de 2025 - 16:49

Em uma movimentação inédita neste ano, o BB ultrapassou o Itaú e a Vale em volume negociado na B3

NA MIRA DO LEÃO

Adeus, dividendos isentos? Fundos imobiliários e fiagros devem passar a ser tributados; veja novas regras

12 de junho de 2025 - 15:48

O governo divulgou Medida Provisória que tira a isenção dos dividendos de FIIs e Fiagros, e o investidor vai precisar ficar atento às regras e aos impactos no bolso

MENOS RENDIMENTOS

Fim da tabela regressiva: CDBs, Tesouro Direto e fundos devem passar a ser tributados por alíquota única de 17,5%; veja regras do novo imposto

12 de junho de 2025 - 13:52

Governo publicou Medida Provisória que visa a compensar a perda de arrecadação com o recuo do aumento do IOF. Texto muda premissas importantes dos impostos de investimentos e terá impacto no bolso dos investidores

DE CARA NOVA

Gol troca dívida por ação e muda até os tickers na B3 — entenda o plano da companhia aérea depois do Chapter 11

12 de junho de 2025 - 13:02

Mudança da companhia aérea vem na esteira da campanha de aumento de capital, aprovado no plano de saída da recuperação judicial

AJUSTES NO PORTFÓLIO

Petrobras (PETR4) não é a única na berlinda: BofA também corta recomendação para a bolsa brasileira — mas revela oportunidade em uma ação da B3

12 de junho de 2025 - 9:16

O BofA reduziu a recomendação para a bolsa brasileira, de “overweight” para “market weight” (neutra). E agora, o que fazer com a carteira de investimentos?

ANOTE NA AGENDA

Cemig (CMIG4), Rumo (RAIL3), Allos (ALOS3) e Rede D’Or (RDOR3) pagam quase R$ 4 bilhões em dividendos e JCP; veja quem tem direito a receber

11 de junho de 2025 - 19:40

A maior fatia é da Cemig, cujos proventos são referentes ao exercício de 2024; confira o calendário de todos os pagamentos

CARTA MENSAL

Fundo Verde: Stuhlberger segue zerado em ações do Brasil e não captura ganhos com bolsa dos EUA por “subestimar governo Trump”

11 de junho de 2025 - 16:04

Em carta mensal, gestora criticou movimentação do governo sobre o IOF e afirmou ter se surpreendido com recuo rápido do governo norte-americano em relação às tarifas de importação

A MAIOR ALTA DO IFIX

Santander Renda de Aluguéis (SARE11) está de saída da B3: cotistas aprovam a venda do portfólio, e cotas sobem na bolsa hoje

11 de junho de 2025 - 12:19

Os investidores aceitaram a proposta do BTG Pactual Logística (BTLG11) e, com a venda dos ativos, também aprovaram a liquidação do FII

DE OLHO NA CONTA

Fundo imobiliário do segmento de shoppings vai pagar mais de R$ 23 milhões aos cotistas — e quem não tem o FII na carteira ainda tem chance de receber

11 de junho de 2025 - 11:39

A distribuição de dividendos é referente a venda de um shopping localizado no Tocantins. A operação foi feita em 2023

SEU MENTOR DE INVESTIMENTOS

Meu medo de aviões: quando o problema está na bolsa, não no céu

11 de junho de 2025 - 10:39

Tenho brevê desde os 18 e já fiz pouso forçado em plena avenida — mas estou fora de investir em ações de companhias aéreas

QUE SE FAÇA LUZ

Bank of America tem uma ação favorita no setor elétrico, com potencial de alta de 23%

10 de junho de 2025 - 19:29

A companhia elétrica ganhou um novo preço-alvo, que reflete as previsões macroeconômicas do Brasil e desempenho acima do esperado

COMPRAR OU VENDER

Sem dividendos para o Banco do Brasil? Itaú BBA mantém recomendação, mas corta  preço-alvo das ações BBSA3

10 de junho de 2025 - 18:00

Banco estatal tem passado por revisões de analistas depois de apresentar resultados ruins no primeiro trimestre do ano e agora paga o preço

É A HORA

Santander aumenta preço-alvo de ação que já subiu mais de 120% no ano, mas que ainda pode se valorizar e pagar dividendos

10 de junho de 2025 - 13:25

De acordo com analistas do banco, essa empresa do ramo da construção civil tem uma posição forte, sendo negociada com um preço barato mesmo com lucros crescendo em 24%

OPORTUNIDADE À VISTA

Dividendos e recompras: por que esta empresa do ramo dos seguros é uma potencial “vaca leiteira” atraente, na opinião do BTG

10 de junho de 2025 - 12:39

Com um fluxo de caixa forte e perspectiva de se manter assim no médio prazo, esta corretora de seguros é bem avaliada pelo BTG

LEÃO COM MAIS APETITE

“Caixa de Pandora tributária”: governo quer elevar Imposto de Renda sobre JCP para 20% e aumentar CSLL. Como isso vai pesar no bolso do investidor?

9 de junho de 2025 - 17:23

Governo propõe aumento no Imposto de Renda sobre JCP e mudanças na CSLL; saiba como essas alterações podem afetar seus investimentos

LÁ VAMOS NÓS DE NOVO…

FIIs e fiagros voltam a entrar na mira do Leão: governo quer tirar a isenção de IR e tributar rendimentos em 5%; entenda

9 de junho de 2025 - 17:14

De acordo com fontes ouvidas pelo Valor Econômico, a tributação de rendimentos de FIIs e fiagros, hoje isentos, entra no pacote de medidas alternativas ao aumento do IOF

É PARA COMPRAR

UBS BB considera que essa ação entrou nos anos dourados com tarifas de Trump como um “divisor de águas”

9 de junho de 2025 - 13:10

Importações desse segmento já estão sentindo o peso da guerra comercial — uma boa notícia para essa empresa que tem forte presença no mercado dos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar