🔴 ESSAS CRIPTOMOEDAS PODEM DISPARAR ATÉ 300 VEZES –  SAIBA COMO INVESTIR

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

VERDADE NUA E CRUA

Powell manda recado duro sobre juros nos EUA em Jackson Hole. E as bolsas reagem. Veja o que disse o presidente do Fed

Wall Street demorou para digerir as palavras do chefão do BC norte-americano, mas logo uma chuva vermelha caiu sobre a Bolsa de Nova York

Carolina Gama
25 de agosto de 2023
13:16 - atualizado às 20:33
Montagem de Jerome Powell em cima de um foguete rumo ao planeta chamado juros
Montagem de Jerome Powell em foguete rumo ao planeta juros - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock / Banco Central da Suíça

Os investidores nos quatro cantos do mundo estavam esperando por essa sexta-feira (25): o dia em que o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, falaria no Simpósio de Jackson Hole. E ele entregou um discurso duro, daqueles que Wall Street não gosta de ouvir

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chefão do banco central norte-americano até tentou ser poético, mas não escondeu a verdade: o Fed está pronto para continuar a marcha do aumento dos juros para trazer a inflação de volta para a meta de 2% no longo prazo. 

“Como costuma acontecer, navegamos pelas estrelas sob um céu nublado”, disse Powell, em Wyoming, para uma plateia ávida por pistas sobre o futuro da política monetária nos EUA. 

Há 3,5 mil quilômetros dali, uma tempestade se formava. Wall Street demorou para digerir as palavras do presidente do BC dos EUA, mas logo uma chuva vermelha caiu sobre a Bolsa de Nova York. O Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq reverteram os ganhos obtidos mais cedo e passaram a operar em baixa. 

Na contramão, os juros projetados pelos títulos do governo norte-americano de dez anos, usados como referência global, passaram a subir. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Como construir patrimônio em dólar? Estratégia de investimento desenvolvida por físico da USP possibilita lucros na moeda americana; conheça aqui

O recado nada poético de Powell

Embora tenha falado em estrelas e céu, Powell não foi nada poético no recado aos investidores — pelo contrário, as primeiras frases que abriram o discurso mostram o que vem por aí na política monetária norte-americana

Leia Também

“Apertamos significativamente a política monetária ao longo do ano passado. Embora a inflação tenha descido do seu pico — um desenvolvimento bem-vindo — continua demasiado elevada. Estamos preparados para aumentar ainda mais os juros, se for apropriado, e pretendemos manter a política em um nível restritivo até estarmos confiantes de que a inflação está desacelerando de forma sustentável em direção à nossa meta”, disse. 

E assim ele continuou: sinalizando que o Fed pode até diminuir o calibre do aperto monetário ou intercalar as altas de juros com algumas pausas, mas indicando que o trabalho do BC dos EUA está longe de ser concluído. 

“No que diz respeito às perspectivas, embora a eliminação das distorções relacionadas com a pandemia deva continuar a exercer alguma pressão descendente sobre a inflação, a política monetária restritiva irá provavelmente desempenhar um papel cada vez mais importante”, afirmou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma base de 12 meses, a inflação medida pelo índice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) — a medida preferida do Fed para a inflação — atingiu um pico de 5,4% em fevereiro do ano passado e desacelerou gradualmente para 4,3% em julho. 

“As leituras mensais mais baixas para a inflação em junho e julho foram bem-vindas, mas dois meses de bons dados são apenas o começo do que será necessário para criar confiança de que a inflação está desacelerando de forma sustentável em direção ao nosso objetivo”, disse. 

Segundo Powell, ainda não é possível saber até que ponto estas leituras mais baixas continuarão ou em que patamar a inflação se estabilizará nos próximos trimestres. 

“A inflação dos últimos 12 meses ainda é elevada e há ainda um terreno substancial a percorrer para regressar à estabilidade de preços”, acrescentou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A DINHEIRISTA - Agora o governo pode usar sua casa para pagar dívidas alheias: o que fazer?

Powell vai pagar o preço da recessão?

Muito se fala da possibilidade de a maior economia do mundo entrar em recessão com uma política monetária tão agressiva como a que o Fed vem conduzindo há mais de um ano. 

Powell sinalizou que esse é um preço que ele está disposto a pagar, se for necessário. 

“Prevê-se que a desaceleração sustentada da inflação para 2% exigirá um período de crescimento econômico abaixo da tendência, bem como algum abrandamento das condições do mercado de trabalho”, afirmou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por enquanto, a recessão não parece ser o caso. Uma série de dados brandos divulgados nas últimas semanas apontou para uma economia forte, porém em arrefecimento — o que aumentou a esperança entre os investidores de que os EUA poderiam evitar uma recessão. 

Os economistas do Bank of America, por exemplo, afirmaram em relatório recente que esperam que a economia norte-americana continue a se expandir nos próximos trimestres, com um aumento gradual do desemprego.

“As nossas revisões implicam que já não esperamos uma recessão moderada e, em vez disso, pensamos que a economia poderá conseguir contorná-la”, escreveram os economistas do Bank of America liderados por Michael Gapen.

O principal economista do JP Morgan nos EUA disse no início do mês que não espera mais uma recessão este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Observando que as projeções para os dados do terceiro trimestre sugerem que a economia dos EUA está se “expandindo a um ritmo saudável”, o titã de Wall Street disse: “Duvidamos que a economia perca rapidamente dinamismo suficiente para entrar numa contração já no próximo trimestre, como havíamos projetado anteriormente”, diz o JP Morgan em relatório. 

Quando os juros vão subir?

Embora Powell tenha sinalizado a disposição de continuar com o aperto monetário nos EUA, a pergunta que a maioria dos investidores está se fazendo agora é: quando os juros vão subir?

Uma pista do que pode acontecer vem do CME Group, que consolida as apostas dos traders sobre os juros. 

Logo após o discurso de Powell, a ferramenta apontava 47,9% de probabilidade de que os juros alcancem o nível de 5,50% a 5,75% até novembro, o que representaria uma elevação de 25 pontos-base em relação ao patamar atual. Ontem, essa possibilidade era de 43%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também houve avanço na chance de uma alta ao intervalo entre 5,75% e 6,00% — de 7,1% na véspera a 9,1%. Na contramão, o cenário de manutenção dos juros durante esse período recuou de 50,6% a 45%.

Para a próxima decisão, em setembro, a curva sugere 80,5% de probabilidade de manutenção dos juros, comparado com 81% ontem. Já a probabilidade de aumento de 25 pontos-base subiu de 19% para 19,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAI TER CONTINUAÇÃO?

O golpista do Tinder está de volta à cadeia — mas ainda não se sabe o porquê

16 de setembro de 2025 - 14:31

Conhecido como o golpista do Tinder, Simon Leviev foi preso nesta terça-feira ao desembarcar de um avião na Geórgia

MAIS UM REVÉS

Não foi dessa vez, Trump: Tribunal de apelação dos EUA nega pedido para demitir Cook às vésperas da reunião do Fed

16 de setembro de 2025 - 10:50

Essa é segunda decisão contrária aos esforços do republicano para demitir a diretora do Fed. Agora, é esperado que o governo Trump recorra

APENAS O PRIMEIRO PASSO

Fed deve começar a cortar os juros nesta semana; o que vem depois e como isso impacta a Selic

16 de setembro de 2025 - 6:19

Investidores começam a recalcular a rota do afrouxamento monetário tanto aqui como nos EUA, com chances de que o corte desta quarta-feira (17) seja o primeiro de uma série

RETALIAÇÃO

Resposta dos EUA à condenação de Bolsonaro deve vir nos próximos dias, anuncia Marco Rubio; veja o que disse secretário de Estado norte-americano

15 de setembro de 2025 - 18:49

O secretário de Estado norte-americano também voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

GRANDE FINAL CHEGANDO

TikTok vê luz no fim do túnel: acordo de venda do aplicativo nos EUA é confirmado por Trump e por negociador da China

15 de setembro de 2025 - 18:10

Trump também afirmou em sua rede social que vai conversar com o presidente chinês na sexta sobre negociação que deixará os jovens “muito felizes”

TRÊS OU SEIS?

Trump pede que SEC acabe com obrigatoriedade de divulgação trimestral de balanços para as empresas nos EUA

15 de setembro de 2025 - 15:05

Esta não é a primeira vez que o republicano defende o fim do modelo em vigor nos EUA desde 1970, sob os argumentos de flexibilidade e redução de custos

NOBEL DE QUÍMICA

O conselho de um neurocientista ganhador do Nobel para as novas gerações

15 de setembro de 2025 - 11:40

IA em ritmo acelerado: Nobel Demis Hassabis alerta que aprender a aprender será a habilidade crucial do futuro

RELAÇÕES COMERCIAIS

China aperta cerco ao setor de semicondutores dos EUA com duas investigações sobre práticas discriminatórias e de antidumping contra o país

13 de setembro de 2025 - 14:39

As investigações ocorrem após os EUA adicionarem mais 23 empresas sediadas na China à sua lista de entidades consideradas contrárias à segurança norte-americana

NÃO GOSTOU

Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”

11 de setembro de 2025 - 19:44

Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros tiveram origem no caso contra Bolsonaro e, mais recentemente, a Casa Branca chegou a mencionar o uso da força militar para defender a liberdade de expressão no mundo

SEM INTERNET E SEM CENSURA

Como um projeto de fim de semana do fundador do Twitter se tornou opção em meio ao corte das redes sociais no Nepal

11 de setembro de 2025 - 12:58

Sem internet e sem censura: app criado por Jack Dorsey ganha força nos protestos no Nepal ao permitir comunicação direta entre celulares via Bluetooth

HÁ QUASE UM QUARTO DE SÉCULO

11 de setembro: 24 anos do acontecimento que ‘inaugurou’ o século 21; eis o que você precisa saber sobre o atentado

11 de setembro de 2025 - 7:01

Do impacto humano à transformação geopolítica, os atentados de 11 de setembro completam 24 anos

DE FORA DA FESTA

Bolsa da Argentina despenca, enquanto mercados globais sobem; índice Merval cai 50% em dólar, pior tombo desde 2008

10 de setembro de 2025 - 15:34

Após um rali de mais de 100% em 2024, a bolsa argentina volta a despencar e revive o histórico de crises passadas

ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar