🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

VERDADE NUA E CRUA

Powell manda recado duro sobre juros nos EUA em Jackson Hole. E as bolsas reagem. Veja o que disse o presidente do Fed

Wall Street demorou para digerir as palavras do chefão do BC norte-americano, mas logo uma chuva vermelha caiu sobre a Bolsa de Nova York

Carolina Gama
25 de agosto de 2023
13:16 - atualizado às 20:33
Montagem de Jerome Powell em cima de um foguete rumo ao planeta chamado juros
Montagem de Jerome Powell em foguete rumo ao planeta juros - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock / Banco Central da Suíça

Os investidores nos quatro cantos do mundo estavam esperando por essa sexta-feira (25): o dia em que o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, falaria no Simpósio de Jackson Hole. E ele entregou um discurso duro, daqueles que Wall Street não gosta de ouvir

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chefão do banco central norte-americano até tentou ser poético, mas não escondeu a verdade: o Fed está pronto para continuar a marcha do aumento dos juros para trazer a inflação de volta para a meta de 2% no longo prazo. 

“Como costuma acontecer, navegamos pelas estrelas sob um céu nublado”, disse Powell, em Wyoming, para uma plateia ávida por pistas sobre o futuro da política monetária nos EUA. 

Há 3,5 mil quilômetros dali, uma tempestade se formava. Wall Street demorou para digerir as palavras do presidente do BC dos EUA, mas logo uma chuva vermelha caiu sobre a Bolsa de Nova York. O Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq reverteram os ganhos obtidos mais cedo e passaram a operar em baixa. 

Na contramão, os juros projetados pelos títulos do governo norte-americano de dez anos, usados como referência global, passaram a subir. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Como construir patrimônio em dólar? Estratégia de investimento desenvolvida por físico da USP possibilita lucros na moeda americana; conheça aqui

O recado nada poético de Powell

Embora tenha falado em estrelas e céu, Powell não foi nada poético no recado aos investidores — pelo contrário, as primeiras frases que abriram o discurso mostram o que vem por aí na política monetária norte-americana

Leia Também

“Apertamos significativamente a política monetária ao longo do ano passado. Embora a inflação tenha descido do seu pico — um desenvolvimento bem-vindo — continua demasiado elevada. Estamos preparados para aumentar ainda mais os juros, se for apropriado, e pretendemos manter a política em um nível restritivo até estarmos confiantes de que a inflação está desacelerando de forma sustentável em direção à nossa meta”, disse. 

E assim ele continuou: sinalizando que o Fed pode até diminuir o calibre do aperto monetário ou intercalar as altas de juros com algumas pausas, mas indicando que o trabalho do BC dos EUA está longe de ser concluído. 

“No que diz respeito às perspectivas, embora a eliminação das distorções relacionadas com a pandemia deva continuar a exercer alguma pressão descendente sobre a inflação, a política monetária restritiva irá provavelmente desempenhar um papel cada vez mais importante”, afirmou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma base de 12 meses, a inflação medida pelo índice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) — a medida preferida do Fed para a inflação — atingiu um pico de 5,4% em fevereiro do ano passado e desacelerou gradualmente para 4,3% em julho. 

“As leituras mensais mais baixas para a inflação em junho e julho foram bem-vindas, mas dois meses de bons dados são apenas o começo do que será necessário para criar confiança de que a inflação está desacelerando de forma sustentável em direção ao nosso objetivo”, disse. 

Segundo Powell, ainda não é possível saber até que ponto estas leituras mais baixas continuarão ou em que patamar a inflação se estabilizará nos próximos trimestres. 

“A inflação dos últimos 12 meses ainda é elevada e há ainda um terreno substancial a percorrer para regressar à estabilidade de preços”, acrescentou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A DINHEIRISTA - Agora o governo pode usar sua casa para pagar dívidas alheias: o que fazer?

Powell vai pagar o preço da recessão?

Muito se fala da possibilidade de a maior economia do mundo entrar em recessão com uma política monetária tão agressiva como a que o Fed vem conduzindo há mais de um ano. 

Powell sinalizou que esse é um preço que ele está disposto a pagar, se for necessário. 

“Prevê-se que a desaceleração sustentada da inflação para 2% exigirá um período de crescimento econômico abaixo da tendência, bem como algum abrandamento das condições do mercado de trabalho”, afirmou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por enquanto, a recessão não parece ser o caso. Uma série de dados brandos divulgados nas últimas semanas apontou para uma economia forte, porém em arrefecimento — o que aumentou a esperança entre os investidores de que os EUA poderiam evitar uma recessão. 

Os economistas do Bank of America, por exemplo, afirmaram em relatório recente que esperam que a economia norte-americana continue a se expandir nos próximos trimestres, com um aumento gradual do desemprego.

“As nossas revisões implicam que já não esperamos uma recessão moderada e, em vez disso, pensamos que a economia poderá conseguir contorná-la”, escreveram os economistas do Bank of America liderados por Michael Gapen.

O principal economista do JP Morgan nos EUA disse no início do mês que não espera mais uma recessão este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Observando que as projeções para os dados do terceiro trimestre sugerem que a economia dos EUA está se “expandindo a um ritmo saudável”, o titã de Wall Street disse: “Duvidamos que a economia perca rapidamente dinamismo suficiente para entrar numa contração já no próximo trimestre, como havíamos projetado anteriormente”, diz o JP Morgan em relatório. 

Quando os juros vão subir?

Embora Powell tenha sinalizado a disposição de continuar com o aperto monetário nos EUA, a pergunta que a maioria dos investidores está se fazendo agora é: quando os juros vão subir?

Uma pista do que pode acontecer vem do CME Group, que consolida as apostas dos traders sobre os juros. 

Logo após o discurso de Powell, a ferramenta apontava 47,9% de probabilidade de que os juros alcancem o nível de 5,50% a 5,75% até novembro, o que representaria uma elevação de 25 pontos-base em relação ao patamar atual. Ontem, essa possibilidade era de 43%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também houve avanço na chance de uma alta ao intervalo entre 5,75% e 6,00% — de 7,1% na véspera a 9,1%. Na contramão, o cenário de manutenção dos juros durante esse período recuou de 50,6% a 45%.

Para a próxima decisão, em setembro, a curva sugere 80,5% de probabilidade de manutenção dos juros, comparado com 81% ontem. Já a probabilidade de aumento de 25 pontos-base subiu de 19% para 19,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ÚLTIMO AMISTOSO DO ANO

Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

18 de novembro de 2025 - 15:01

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

FORJADO NA GUERRA

Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil

17 de novembro de 2025 - 20:22

Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica

ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

TOUROS E URSOS #247

Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial

12 de novembro de 2025 - 12:45

Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA

NOVA APOSTA

SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?

11 de novembro de 2025 - 11:45

O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa

IAPOCALIPSE

‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários

11 de novembro de 2025 - 8:29

Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs

QUEM VAI FICAR COM ELA?

O adeus do oráculo: Warren Buffett revela em carta de despedida o destino final de sua fortuna bilionária

10 de novembro de 2025 - 16:40

Essa, no entanto, não é a última carta do megainvestidor de 95 anos — ele continuará se comunicando com o mercado por meio de uma mensagem anual de Ação de Graças

CHURRASCO ESTÁ CARO

Trump diz que irá investigar se empresas elevaram preço da carne bovina no país – JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3) estão entre os alvos

10 de novembro de 2025 - 15:26

Casa Branca diz que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef, controlada pela MBRF, são alvos da investigação. São as quatro maiores empresas frigoríficas do país

A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

NO BOLSO DOS GRINGOS

Trump quer dar um presentinho de R$ 10,6 mil aos norte-americanos — e isso tem tudo a ver com o tarifaço

10 de novembro de 2025 - 9:10

O presidente norte-americano também aproveitou para criticar as pessoas que se opõem ao tarifação, chamando-as de “tolas”

ACHADO MILIONÁRIO

Ele foi cavar uma piscina e encontrou um tesouro no próprio jardim — e vai poder ficar com tudo

6 de novembro de 2025 - 18:05

Morador encontrou barras e moedas de ouro avaliadas em R$ 4,3 milhões enquanto construía uma piscina

FALHA DE SEGURANÇA

O que o assalto ao Museu do Louvre pode te ensinar sobre como (não) criar uma senha — e 5 dicas para proteger sua vida digital

5 de novembro de 2025 - 11:38

Auditorias revelaram o uso de senhas “fáceis” nos sistemas de segurança de um dos museus mais importantes do mundo

JÁ É RECORDE

Outra façanha de Trump: a maior paralisação da história dos EUA. Quais ações perdem e quais ganham com o shutdown?

5 de novembro de 2025 - 7:01

Além da bolsa, analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro explicam os efeitos da paralisação do governo norte-americano no câmbio

MODELO DO CRESCIMENTO CHINÊS

Como uma vila de pescadores chegou a 18 milhões de habitantes em menos de 50 anos

2 de novembro de 2025 - 11:58

A sexta maior cidade da China é usada pelo país como exemplo de sua política de desenvolvimento econômico adotada no final da década de 1970

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar