🔴 [EDIÇÃO SPECIAL] ONDE INVESTIR DEPOIS DO COPOM? VEJA AQUI

Cotações por TradingView
Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
REELEIÇÃO 80+

O que está por trás do anúncio da candidatura à reeleição de Biden — e que Trump não deixou barato

O lançamento ocorre exatos quatro anos após o dia em que o democrata oficializou sua candidatura para 2020 — e assim como naquela ocasião, a ideia é impedir que o rival republicano consiga um novo mandato

Carolina Gama
25 de abril de 2023
16:03 - atualizado às 15:30
Homem de cabelos brancos e terno ao lado de outro homem de terno com bandeira dos EUA ao fundo
O presidente dos EUA, Joe Biden, em primeiro plano e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump - Imagem: Canvas

Quando Joe Biden anunciou que concorreria à presidência dos EUA, em 2020, logo surgiu a pergunta: como o democrata comandaria a maior economia do mundo aos 78 anos? Agora, ele dobra a aposta e, aos 80 anos, anuncia que tentará a reeleiçãodespertando a ira do rival republicano, Donald Trump.

Faltando cerca de 20 meses para o fim de seu mandato, Biden anunciou formalmente nesta terça-feira (25) que buscará a reeleição em 2024

Em um vídeo divulgado hoje, o presidente dos EUA descreve a disputa do próximo ano como uma luta contra o extremismo republicano, argumentando implicitamente que precisava de mais tempo para cumprir plenamente sua promessa de restaurar o caráter da nação.

“Quando concorri à presidência há quatro anos, disse que estávamos em uma batalha pela alma da América. E ainda estamos ”, diz ele no vídeo, que começa com imagens dos ataques ao Capitólio, de 6 de janeiro de 2021, e de ativistas pelos direitos ao aborto protestando na Suprema Corte dos EUA.

“A questão que enfrentamos é se nos próximos anos teremos mais liberdade ou menos liberdade. Mais direitos ou menos ”, diz Biden. “Eu sei o que quero que seja a resposta e acho que você também. Este não é um momento para ser complacente. Por isso estou concorrendo à reeleição”, afirma. 

  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.

Por que agora, Biden? 

O anúncio formal da tentativa de reeleição de Biden neste momento não é à toa: agora, o democrata pode arrecadar dinheiro diretamente para sua campanha. 

Biden deve usar os fundos de campanha em salários e logística, construindo uma equipe para 2024 e realizando eventos fora do escopo presidencial oficial. 

Já na sexta-feira (28), ele deve jantar em Washington com os principais doadores democratas e líderes do Comitê Nacional Democrata, prestando atenção especial àqueles que preenchem grandes cheques para garantir que sua campanha de reeleição continue bem financiada.

Alguns doadores e organizadores do partido começaram a reclamar sobre a falta de movimento na frente da reeleição, e o anúncio, seguido pelo encontro de sexta-feira, permitirá que o presidente os tranquilize.

Mas há outra razão para Biden ter anunciado em abril a tentativa de reeleição: isso permite que ele não divulgue publicamente quanto sua campanha arrecadou durante o primeiro trimestre do ano. 

O período de janeiro a março é marcado pela diminuição das contribuições. Barack Obama, por exemplo, esperou para anunciar sua candidatura à reeleição em 2012 até o início de abril do ano anterior. 

Nesta terça-feira também marca o quarto aniversário do anúncio de Biden de sua campanha presidencial de 2020.

Biden versus Trump: a revanche vem aí?

A declaração oficial de Biden acaba com qualquer dúvida sobre suas intenções e dá início a uma disputa que pode evoluir para uma revanche com seu rival em 2020, o ex-presidente Donald Trump

Biden entra na corrida com um histórico legislativo significativo, mas com baixos índices de aprovação — um enigma que seus assessores ainda não conseguiram resolver. 

Como o presidente mais velho da história, o democrata também enfrenta questões persistentes sobre sua idade.

A quarta e última campanha presidencial de Biden se baseará em temas semelhantes aos de 2020, quando ele apelou aos ideais da nação, principalmente com o espectro do retorno de Trump.

O rival, no entanto, não deixou barato. O Comitê Nacional Republicano lançou imediatamente um ataque contra Biden, revelando o que chamou de “visão gerada por inteligência artificial sobre o possível futuro do país se Joe Biden for reeleito”. 

O vídeo distópico mistura “notícias” da reeleição de Biden em 2024 com relatos inverossímeis de alta criminalidade, turbulência internacional, imigração ilegal desenfreada e calamidade financeira.

A idade vai pesar?

Biden é o presidente mais velho da história dos EUA e completaria 86 anos ao final de um segundo mandato, enquanto Trump, se eleito, terminaria aos 82 anos. 

O democrata reconhece que a idade é uma preocupação “legítima”, mas desconversou quando questionado se terá resistência para outra campanha e para mais quatro anos na Casa Branca.

“Observe-me”, disse ele repetidamente.

Os republicanos frequentemente destacam a idade de Biden, e até mesmo alguns democratas questionam se o presidente está cumprindo as promessas que fez durante a campanha de 2020 de ser uma “ponte” para uma nova geração de liderança.

Uma candidato republicana à presidência, a ex-embaixadora da ONU, Nikki Haley, pediu testes de competência mental para candidatos com mais de 75 anos — uma categoria que incluiria Biden e Trump, que anunciou sua campanha para 2024 em novembro do ano passado. 

*Com informações da AP e da CNN Internacional

Compartilhe

DE NOVO NÃO!

Risco de crise aos moldes de 2008 à vista: FMI diz que bancos pequenos também podem gerar risco sistêmico

18 de março de 2024 - 17:35

De acordo com a entidade monetária internacional, as autoridades devem ser mais céleres no auxílio de bancos que precisem de apoio de liquidez

CORRIDA À CASA BRANCA

Vale tudo? Trump fala em “banho de sangue” caso perca as eleições nos EUA e faz outras ameaças assustadoras

17 de março de 2024 - 16:50

O republicano também usou insultos e vulgaridades contra imigrantes, procuradores e governadores e chamou o rival democrata Joe Biden de “presidente estúpido”

DANÇA DA FORTUNA

Elon Musk já perdeu quase US$ 50 bilhões em 2024 e pode ceder vaga de bilionário para outro ricaço — e não é Jeff Bezos dessa vez

17 de março de 2024 - 16:28

Segundo a Bloomberg, o dono da Tesla tem agora uma fortuna estimada em US$ 180 bilhões e pode descer para o quarto lugar no ranking se as ações da fabricante de carros elétricos continuarem caindo

VOTOS, PROTESTOS e GUERRA

Eleição de fachada? Como Putin deu uma banana para o Ocidente, reforçou o poder na Rússia com mão de ferro e vai ficar mais 6 anos no Kremlin

17 de março de 2024 - 13:59

O presidente russo, que subiu ao poder em 1999, deverá se tornar o líder mais antigo do país em mais de 200 anos

ELEIÇÕES NOS EUA

Uma vitória para Trump: republicano escapa das garras da justiça e pode ficar mais perto da Casa Branca

16 de março de 2024 - 16:55

A decisão de um juiz pode beneficiar o ex-presidente, que tenta voltar a comandar a maior economia do mundo, mas enfrenta problemas nos tribunais

TRUCO… 6

Macron dobra aposta e volta a falar em guerra com Putin, mas não quer ir sozinho

15 de março de 2024 - 19:55

O presidente francês voltou a falar em envio de tropas da Otan para guerra na Ucrânia depois de o chefe do Kremlin mencionar a capacidade nuclear russa

VAI TER CONTRA-ATAQUE?

EUA vão deixar barato para Putin? A resposta da Casa Branca à guerra nuclear da Rússia

14 de março de 2024 - 20:00

O chefe do Kremlin disse na quarta-feira (13) que a Rússia estava pronta para um conflito nuclear. Governo norte-americano diz o que pretende fazer diante da nova demonstração de força de Moscou.

A VERDADE SOCIAL

Proposta indecente? O negócio que Trump ofereceu para Elon Musk antes das eleições nos EUA

13 de março de 2024 - 19:25

Segundo o jornal The Washington Post, a negociação aconteceu cerca de um ano e meio depois de o bilionário abocanhar o Twitter

A MARCHA CONTRA O FAKE

ChatGPT na jaula? A primeira grande lei do mundo para reger a inteligência artificial é aprovada na Europa

13 de março de 2024 - 18:02

As regras receberam aval do parlamento da UE em meio a uma queda de braço com as maiores economias do bloco, que defendem a autorregulação do setor

VAI APERTAR?

Botão vermelho ao alcance do dedo: Rússia está pronta para a guerra nuclear — por que Putin disse isso agora?

13 de março de 2024 - 13:42

O chefe do Kremlin traças as linhas que precisam ser cruzadas para que ele coloque um dos maiores arsenais do mundo em campo — também chama atenção o momento no qual ele deu essa demonstração de força

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies