Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
MUDOU DE IDEIA?

Trump dá aval para Powell subir juros, mas impõe uma condição para isso acontecer nos EUA

O presidente do banco central norte-americano participou do segundo dia de depoimentos semestrais no Congresso; já o republicano usou os holofotes da Otan para falar da política monetária norte-americana

Em um fundo com a bandeira dos EUA e gráfico da bolsa, o presidente do Fed, Jerome Powell, está de pé em frente a um púlpito. Ele veste terno azul marinho. Atrás dele, está Donald Trump, também vestindo terno azul marinho.
Jerome Powell (primeiro plano) e Donald Trump - Imagem: Casa Branca/Montagem: Seu Dinheiro

Enquanto Jerome Powell defendia a posição do Federal Reserve (Fed) de esperar para ver os efeitos das tarifas comerciais na inflação no segundo dia de depoimentos no Congresso dos EUA, Donald Trump, chamava o presidente do banco central norte-americano de estúpido. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos pagando US$ 900 bilhões a mais por ano por causa desse cara. Acho ele estúpido. Ele é uma pessoa mentalmente muito mediana”, disparou o republicano, referindo-se ao patamar dos juros nos EUA, atualmente na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano

Usando os holofotes da Organização do Atlântico Norte (Otan), Trump também tocou em um ponto sensível ao mercado: a permanência de Powell no comando do Fed. Confira a decisão histórica anunciada hoje pela Otan aqui.

“Já começamos as entrevistas para o próximo chefe do Fed”, disse. 

Segundo o presidente norte-americano, existem três ou quatro pessoas na lista dos potenciais substitutos de Powell, cujo mandato expira em maio de 2026. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump dá aval para Powell subir juros

As ofensas de Trump a Powell não são exatamente uma novidade. Embora o republicano tenha escolhido o chefe do BC dos EUA em seu primeiro mandato na Casa Branca, a relação de ambos é conturbada desde então.

Leia Também

ALEMANHA E EUA GARANTIDOS

Jogos de hoje definem adversário do Brasil na segunda fase da Copa do Mundo; veja horários e onde assistir

ESCUDO VERDE E AMARELO

Enquanto emergentes sofrem com juros altos, o Brasil tem um trunfo que pode proteger o seu dinheiro

Trump é um defensor de juros baixos. Powell segue o mandato duplo do Congresso — pleno emprego e inflação em 2% — e, para isso, usa os dados econômicos para tomar decisões sobre o nível da taxa referencial. 

Nessa queda de braço, poucos esperam que Trump dê aval para o presidente do Fed subir os juros. Mas foi o que aconteceu nesta quarta-feira (25) — só que para isso o republicano impôs uma condição. 

“Não temos inflação. Se tivermos alguma, e eu já disse isso a ele [Powell], eleve a taxa de juros para compensar. Não teria problema. Mas não temos inflação”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês), medida preferida do Fed para a inflação, subiu 2,1% em abril. Excluindo preços voláteis de energia e alimentos, o PCE subiu 2,5% em base anual. Os números de maio serão divulgados nesta sexta-feira (27). 

Dólar em queda livre: entenda por que a moeda está caindo e como isso afeta seu bolso

Fed vai esperar para ver

Embora a inflação esteja muito próxima da meta de 2% do Fed, a postura do banco central norte-americano é esperar para ver – e há motivos para isso: as tarifas comerciais de Trump. 

O governo norte-americano anunciou tarifas recíprocas no início de abril, no que ficou conhecido como Dia da Libertação. Até o momento, no entanto, a taxação não apareceu nos preços e na inflação dos EUA. Powell entende que há chances disso acontecer daqui para frente. 

Falando no segundo dia de depoimentos semestrais ao Congresso, desta vez ao Comitê Bancário do Senado, Powell afirmou que é “razoável” esperar alguma inflação nos próximos meses devido às tarifas. Ele, no entanto, reforçou a mensagem de que a inflação atualmente está "em um bom lugar".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Temos a economia mais forte do mundo. Em um cenário de elevada incerteza como o atual, quero tirar conclusões dos dados reais e não ser tão ousado nas previsões", disse.

Segundo Powell, a confiança das empresas melhorou em relação às incertezas tarifárias, mas espera mais informações de tarifas para decisões. 

"Reduzir a incerteza ajudaria, e saber qual será o nível da tarifa final também", ponderou ele, após ser questionado sobre uma possível redução dos juros.

Sobre as chances de uma estagflação nos EUA, quando a economia para de crescer e a inflação acelera, Powell disse que não vê essa possibilidade no momento, mas reconheceu que o cenário colocaria o Fed em uma situação complicada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A estagflação não é um caso base, mas o Fed está monitorando", afirmou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 22 de junho de 2026 - 14:31
seleção da frança 22 de junho de 2026 - 6:46
guerra oriente médio investimento 21 de junho de 2026 - 12:10
20 de junho de 2026 - 11:57
jogadores da suécia em campo 20 de junho de 2026 - 6:48
Em um fundo com uma cidade, cheio de prédios, um círculo azul iluminado aparece no centro com a sigla IPO em branco 19 de junho de 2026 - 15:01
Wesley França e Vini Jr em campo 19 de junho de 2026 - 6:22
Cristiano Ronaldo jogando pela seleção de Portugal. 17 de junho de 2026 - 6:52
Bandeira do Japão e do Brasil 16 de junho de 2026 - 15:28
Uma barra de ouro flutua sobre uma mão aberta. O fundo da foto é escuro e a barra é iluminada por luzes douradas 16 de junho de 2026 - 13:33
Seleção da França na Copa do Mundo de 2022 16 de junho de 2026 - 6:41
petróleo caindo sobre notas de dólar afeta bolsas hoje 15 de junho de 2026 - 19:45
Fachada da Amazon 15 de junho de 2026 - 17:58
15 de junho de 2026 - 13:35
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar