O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O TikTok não foi o único a receber uma carta da Comissão Europeia sobre o assunto: o regulador ainda enviou documentos semelhantes a Elon Musk e a Mark Zuckerberg
O conflito entre Israel e Hamas dominou as redes sociais desde o último fim de semana — e, desde então, o TikTok vem sendo usado para distribuir desinformação e conteúdo ilegal em torno da guerra, segundo a Comissão Europeia.
Em uma carta direcionada ao CEO da plataforma, Shou Zi Chew, o comissário europeu de Thierry Breton deu um ultimato à rede social: a empresa tem 24 horas para remover o conteúdo irregular ou deverá arcar financeiramente com multas.
Segundo Breton, a rede social das dancinhas deve ser “oportuna, diligente e objetiva” na remoção de informações erradas — especialmente em um cenário em que jovens passaram a utilizar a plataforma como fonte de notícias.
“Em primeiro lugar, dado que a sua plataforma é amplamente utilizada por crianças e adolescentes, você tem uma obrigação especial de protegê-los de conteúdo violento que retrata a tomada de reféns e outros vídeos explícitos que supostamente circulam amplamente na sua plataforma, sem as devidas salvaguardas”, escreveu Breton.
Confira a íntegra em inglês da carta enviada pela Comissão Europeia ao CEO do TikTok:
Recentemente, a União Europeia aprovou a Lei de Serviços Digitais (DSA), que determina que as redes sociais devem monitorar constantemente e remover conteúdos ilegais, terroristas ou discursos de ódio.
Leia Também
Agora, a Comissão Europeia exige que o TikTok detalhe os protocolos de moderação de conteúdo — e deu o prazo de um dia para o CEO da plataforma responder à carta e excluir todo o conteúdo ilegal da rede social.
Caso não cumpra com as ordens europeias, a plataforma pode receber multas no valor de 6% da receita anual da empresa.
Vale ressaltar que o TikTok não foi o único a receber uma carta do regulador com este mesmo contexto. Mais cedo nesta semana, Breton enviou documentos semelhantes ao proprietário do X, Elon Musk e ao dono do Facebook, Mark Zuckerberg.
Na terça-feira, a Comissão Europeia questionou o X, finado Twitter, a detalhar as medidas para lidar com o conteúdo “violento e terrorista” e “imagens falsas e manipuladas” na plataforma.
A CEO do X, Linda Yaccarino, disse que a empresa “montou um grupo de liderança para avaliar a situação” e “identificou e removeu centenas de contas afiliadas ao Hamas” desde o início da guerra, de acordo com um documento postado na rede social.
“Recebemos a resposta do @X à nossa carta sobre preocupações sobre a propagação de conteúdos ilegais e desinformação relacionados com o ataque terrorista do Hamas contra Israel. A equipe de fiscalização #DSA analisará a resposta e decidirá os próximos passos”, escreveu Breton.
Já do lado do Facebook e Instagram, a carta ao CEO da Meta, Mark Zuckerberg, foi enviada na última quarta-feira (11) pelo regulador europeu.
Um porta-voz da Meta disse à CNBC que a empresa está “trabalhando 24 horas por dia” para manter as plataformas seguras.
“Após os ataques terroristas do Hamas contra Israel no sábado, estabelecemos rapidamente um centro de operações especiais com especialistas, incluindo falantes fluentes de hebraico e árabe, para monitorar de perto e responder a esta situação em rápida evolução”, disse.
*Com informações de Reuters.
Em participação no podcast Touros e Ursos, Alfredo Menezes, CEO e CIO da Armor Capital, comentou que o republicano vem enfrentando os menores níveis de popularidade do mandato
Embora tenha afirmado que será um governador low-profile, a permanência no conselho até 2028 pode ser uma barreira para possíveis interferências políticas no banco central norte-americano
A taxa seguiu inalterada como esperado pelo mercado, mas a maior rebelião interna do Fed desde 1992 marca o que deve ser a última reunião de Powell como presidente do banco central norte-americano
Astrolábio era parte de coleção real de marajás, título dado à realeza indiana, mas instrumento foi vendido e agora vai a leilão na Europa
A Meta queria a Manus, a startup de IA que atingiu US$ 100 milhões em receita em apenas oito meses e se tornou o novo pivô da guerra tecnológica entre EUA e Pequim
O Brasil é a preferência disparada entre os investidores nos EUA quando o assunto é América Latina, mas um queridinho por aqui não está mais no coração dos norte-americanos
Em entrevista à Fox News, presidente dos EUA diz que prefere negociar à distância, vê fim próximo da guerra no Oriente Médio e reclama de aliados
Presidente e primeira-dama foram evacuados após invasor armado abrir fogo; autoridades apontam possível ação de “lobo solitário”
Os Estados Unidos liberaram a isenção de sanções para as vendas de petróleo e derivados russos em março
A fabricante de chips não esteve sozinha; nesta sexta-feira (24), as ações da Intel dispararam 24%
UBS WM revisou o alvo para o índice MSCI Emerging Markets para 1.680 pontos até dezembro de 2026, representando um potencial de dois dígitos, ancorado em uma previsão de crescimento de lucros de 33% para as empresas desses países
Executivo revela por que ativos latinos são o novo refúgio global contra a incerteza da IA e a geopolítica, e ainda dá uma dica para aproveitar as oportunidades de investimento
O líder chileno participou do Latam Focus 2026, evento organizado pelo BTG Pactual, que reuniu a nata do mundo político e empresarial em Santiago, e mandou um recado para os investidores
Finlândia, o país “mais feliz do mundo”, abre oportunidade para profissionais brasileiros que querem ganhar em euro.
A companhia aérea vai passar a tesoura em rotas de curta distância programadas até outubro, uma tentativa de economizar combustível diante da ameaça de escassez e da volatilidade dos preços causada pelo conflito no Oriente Médio
Indicado de Trump para comandar o Federal Reserve passou por audiência de confirmação nesta terça-feira (21) no Senado norte-americano, e o Seu Dinheiro listou tudo o que você precisa saber sobre o depoimento
Após o Irã reverter a abertura da passagem marítima, presidente norte-americano minimiza a medida como tática de pressão
Teerã alega “pirataria” dos EUA para encerrar breve abertura da via estratégica; Donald Trump afirma que cerco naval só terminará com conclusão total de acordo.
Mais cedo ou mais tarde, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo vão se aposentador dos gramados, mas não vão abandonar o futebol. Ambos se preparam para virar dirigentes.
Com orçamento aprovado e foco no superávit, governo argentino recebe sinal verde do Fundo; entenda como a economia vizinha está mudando (para melhor)