🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

ÚLTIMAS HORAS

É hoje! Argentina vai às urnas para escolher próximo presidente com disputa acirrada entre Milei, Massa e Bullrich; veja

O primeiro turno das eleições acontece no dia 22 de outubro e, caso ninguém leve, a segunda disputa só deve acontecer em 19 de novembro

Renan Sousa
Renan Sousa
22 de outubro de 2023
8:00 - atualizado às 8:47
Eleições na Argentina
Eleições na Argentina - Imagem: Montagem Seu Dinheiro

A Argentina vai às urnas neste domingo (22) para escolher o próximo presidente do país. Às vésperas da votação, as pesquisas de intenção de voto são incapazes de adiantar o resultado. O mais provável, porém, é que o pleito vá para segundo turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após dois debates entre os candidatos — um realizado em 2 de outubro e outro no dia 8 do mesmo mês — pouco mudou para a disputa do primeiro turno, o que se reflete nas mais recentes pesquisas de intenção de voto. 

Segundo o Observatorio de Encuestas do portal La Política Online, que compila pesquisas de intenção de voto, os levantamentos mais recentes são do último dia 12, dez dias antes do pleito.

Javier Milei, o candidato de extrema-direita pelo La Liberdad Avanza, segue como preferido dos argentinos, com 33,4% das intenções de voto na média calculada pelo Observatório. 

Porém, o segundo lugar, que estava sendo disputado cabeça a cabeça, está com Sergio Massa, atual ministro da Economia e herdeiro político do presidente Alberto Fernández pelo partido Unión por la Patria, com 29,2%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Patricia Bullrich, do Juntos por El Cambio, se consolida no terceiro lugar com 24,7% antes do primeiro turno. Ela é a sucessora política de Maurício Macri, ex-presidente do país. 

Leia Também

Em outras palavras, tudo indica que haverá uma nova disputa em segundo turno entre Massa e Milei — você pode ler um pouco mais sobre cada um dos candidatos aqui. A precisão do compilado de pesquisas é de 95%, de acordo com o portal. 

  • ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? Analistas da Empiricus Research revelam suas principais recomendações para o mês em entrevista completa para o Youtube do Seu Dinheiro. Assista agora:

Possibilidade de segundo turno na Argentina

Na média calculada pelo Observatorio, em uma disputa de segundo turno, Milei sairia vencedor com 41% dos votos, enquanto Massa teria apenas 35,8%. Chama a atenção a porcentagem de indecisos: 23,2%.

O cenário lembra a disputa brasileira de 2022, entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como na eleição local, o voto dos indecisos pode ser determinante, tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Vale lembrar que existem grandes chances de as pesquisas não captarem o “voto silencioso” — ou seja, aqueles que já escolheram um candidato mas não respondem às pesquisas — e Milei levar logo no primeiro turno existe, mas é baixa.

Isso porque a eleição só será decidida em primeiro turno se um dos candidatos obtiver mais de 40% dos votos válidos e estabelecer uma vantagem de pelo menos dez pontos porcentuais sobre o segundo colocado. Qualquer outro cenário leva os dois primeiros colocados para o segundo turno.

As novas pesquisas também mostraram que Milei venceria Bullrich em um eventual segundo turno. A candidata do Juntos por el Cambio era apontada como uma alternativa à direita ao extremismo, mas perdeu espaço após os últimos debates.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rejeição elevada e imagem ruim

As semelhanças com o Brasil não param na alta porcentagem de indecisos. A rejeição de ambos os principais candidatos é significativamente alta. 

Nas contas do Observatório, Milei é rejeitado por 45,6% dos eleitores, enquanto 50,9% não votariam em Massa e 48,6%, em Bullrich. 

Contudo, Massa é o que tem a pior imagem entre os principais candidatos, com 47,6% dos eleitores relacionando-o aos problemas do país. Ser ministro da Economia de uma Argentina em crise, afinal, virou uma vidraça para ele.

Já 36,1% veem Milei com maus olhos. Cerca de 39% do eleitorado creem que o ultraliberal passa um aspecto bom ou muito bom — contra os 32% do ministro da Economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cenário argentino pré-eleição

Os candidatos dobraram suas apostas antes do primeiro turno das eleições.

Milei continua com seu discurso anti-sistema e pró-dolarização da economia. Diversas declarações ao longo da última semana sobre extinguir o peso argentino ajudaram o dólar a renovar as máximas históricas no país.

Pesam contra o candidato as polêmicas em relação à sua visão sobre pautas sociais — mas o discurso ultraliberal soa como música para os ouvidos do mercado financeiro local.

O discurso antipolítica e de se vender como um outsider, em meio a um país com um profundo descontentamento com “a casta”, como ele chama, também favorecem o ultraliberal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Massa abriu as portas dos cofres públicos com diversos programas assistencialistas e cortes de impostos para tentar garantir uma vaga no segundo turno.

A fórmula parece ter dado certo — mas ao custo de acelerar a deterioração das contas públicas.

Ainda que vença, o herdeiro de Fernández também terá dificuldades em organizar o orçamento — e com o FMI batendo à porta para cobrar a dívida com o fundo. 

O que sobrou da economia

De olho na economia da Argentina, o país segue com uma inflação galopante, que registrou uma nova alta e agora está na faixa de 138,3% na leitura anual. A recente disparada do dólar deve pesar na próxima leitura do índice de preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, as sucessivas negociações com o FMI para sanar a dívida argentina continuam — enquanto o Banco Central sofre com a escassez de dólares e a seca na lavoura, provocada pelo El Niño deste ano, limita as exportações do país, impedindo o acúmulo da moeda.

A moeda argentina perdeu força desde o início de 2023, com o dólar em disparada de mais de 98%. E isso nas cotações oficiais — na paralela a desvalorização é ainda maior.

Este é o cenário antes do primeiro turno das eleições. Caso se confirme a perspectiva de segundo turno, ele só deve acontecer em 19 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
QUEM É O REI DO JOGO?

Mirou no que viu e acertou no que não viu: como as tarifas podem embolar o meio de campo de Trump nas eleições

21 de fevereiro de 2026 - 9:23

Enquanto prepara novas tarifas, o republicano também precisa lidar com outro efeito colateral da decisão da Suprema Corte: a renovação da Câmara e do Senado norte-americano

QUEM PODE MAIS?

Trump truca a justiça com mais tarifas: como as empresas brasileiras ficam no meio do cabo de guerra

20 de fevereiro de 2026 - 17:30

Na esteira da anulação das tarifas do Dia da Libertação pela justiça norte-americana, o republicano disse que pode refazer acordos comerciais e impor novas taxas nos próximos dias

SINAL DE FUMAÇA

Mercado corre pelos juros: PIB mais fraco e inflação mais forte nos EUA podem mexer com o seu dinheiro

20 de fevereiro de 2026 - 12:11

A maior economia do mundo cresceu abaixo das projeções no quarto trimestre de 2025, enquanto o índice de preços para gastos pessoais, a medida preferida do Fed para a inflação, ficou acima do esperado em dezembro

A BÚSSOLA DO INVESTIDOR

O dólar a R$ 5,20 veio para ficar? No novo mapa do câmbio, real ganha fôlego e moedas na Ásia podem ser o novo norte

19 de fevereiro de 2026 - 19:30

Citi faz projeções para as principais moedas globais e indica qual deve ser a cotação do dólar em relação ao real no horizonte de 12 meses

PRESENTÃO

Herdeiro mais incompetente de todos os tempos é irmão do rei Charles III, perdeu título de príncipe e foi parar na cadeia no dia do próprio aniversário

19 de fevereiro de 2026 - 11:42

Ex-príncipe Andrew foi preso hoje por “má conduta” em caso envolvendo suas relações com Jeffrey Epstein; se condenado, ele corre o risco de cumprir pena de prisão perpétua.

FICOU CARO DEMAIS?

Na bolsa brasileira, chove capital. Nos EUA, o mercado enfrenta a pior seca de retornos desde 1995

19 de fevereiro de 2026 - 7:11

Enquanto o S&P 500 caiu 1% desde o início do ano, o índice que acompanha o restante da economia global (ACWX) rendeu 8% no período

O MAPA DO TESOURO

Brasil está a apenas dois passos de recuperar grau de investimento — e agência de rating diz o que falta para chegarmos lá

18 de fevereiro de 2026 - 19:15

Na América Latina, o país mais propenso a receber o selo de bom pagador é o Paraguai; México é o pior da lista

BALDE DE ÁGUA FRIA?

Desvendando a ata do Fed: como o novo sinal sobre os juros nos EUA pode mexer com a bolsa brasileira

18 de fevereiro de 2026 - 17:31

O investidor local tem visto uma enxurrada de dinheiro gringo entrar na bolsa brasileira, mas a ata desta quarta-feira (18) mostra como essa dinâmica pode mudar — ainda que momentaneamente

LENDA DE WALL STREET

O mago das finanças ataca de novo: Stanley Druckenmiller troca a Argentina pelo Brasil e embolsa uma bolada

18 de fevereiro de 2026 - 16:05

O bilionário tirou Milei da carteira e colocou titãs da bolsa brasileira como Petrobras e Vale; confira a estratégia vencedora do dono do fundo Duquesne

O PREÇO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Amazon perde US$ 450 bilhões em valor de mercado e encara prova de fogo com gastos bilionários em IA

18 de fevereiro de 2026 - 11:55

As ações da big tech despencaram 18% na pior sequência de perdas desde 2026, enquanto mercado questiona plano de US$ 200 bilhões em investimentos

CONTRA O FLUXO

Dólar e inflação na Argentina: o que pensa Juan Carlos De Pablo, o economista que Javier Milei ouve antes de tomar decisões

17 de fevereiro de 2026 - 17:45

Ao contrário do que pensam seus colegas economistas, De Pablo descarta a tese de que o BC argentino esteja sofrendo para sustentar o valor do peso

PARA ANOTAR NO CADERNO

A hora da qualidade: JP Morgan ensina a maior lição para quem quer investir em ações

17 de fevereiro de 2026 - 16:15

Além da tese de investimentos, o banco norte-americano ainda deixa um alerta sobre o efeito da inteligência artificial (IA) sobre as carteiras

VAI DAR LITÍGIO?

Por que o casamento entre a IA e o dólar pode custar caro para a maior economia do mundo

17 de fevereiro de 2026 - 15:31

A tradicional resiliência do dólar em tempos de crise está sob escrutínio, segundo o Deutsche Bank, à medida que a alta exposição das ações dos EUA à inteligência artificial cria uma nova vulnerabilidade cambial

A MÃO INVISÍVEL

China coloca time nacional em campo para forçar a queda das ações de IA na bolsa

16 de fevereiro de 2026 - 19:38

Segundo o The Wall Street Journal, as autoridades chinesas estão tentando conter a especulação excessiva em ações de empresas ligadas à inteligência artificial

PRESSÃO TOTAL

PIB fraco e iene em alta: o nó econômico que a primeira mulher no comando do Japão tenta desatar

16 de fevereiro de 2026 - 18:15

Em busca de juros baixos, Sanae Takaichi teve um encontro com o chefe do BoJ nesta segunda-feira (16), mesmo dia em que os dados oficiais mostraram um PIB fraco

GANHO EM DÓLAR

Vale, BB Seguridade ou Bradesco: qual ADR se valorizou mais em uma semana?

16 de fevereiro de 2026 - 16:59

BB Seguridade avança, apesar de corte no preço-alvo pelo Goldman Sachs; Bradesco e Vale recuam, e EWZ cai mais de 1%

CLUBE DOS 12 DÍGITOS

O bilhão é pouco: Anthropic cria fábrica de novos bilionários da IA ao alcançar US$ 380 bi em valor de mercado 

16 de fevereiro de 2026 - 15:45

Enquanto Elon Musk isola-se no topo, fundadores da Anthropic escalam o ranking da Forbes; confira as fortunas

EU TÔ COMPRANDO. QUEM QUER VENDER?

Entre War e Banco Imobiliário, Trump polemiza com ideia de comprar a Groenlândia, mas não é a primeira vez; EUA seriam bem menores se não abrissem a carteira

16 de fevereiro de 2026 - 9:18

A última grande aquisição do país ocorreu em 1917, quando os EUA compraram as Ilhas Virgens, que pertenciam justamente à Dinamarca, atual “dona” da Groenlândia

TENSÃO POLÍTICA

“Efeito Benito”? Trump ataca Bad Bunny e pode pagar preço político com voto latino nas eleições nos EUA

15 de fevereiro de 2026 - 17:00

Enquanto Trump tece críticas à performance do cantor porto-riquenho no Super Bowl, apoio dos latinos mostra sinais de retração

GIRO LATAM

7 Inesquecíveis x 7 Magníficas: o ‘time de valor’ atropela o crescimento e faz o Ibovespa brilhar na América Latina

13 de fevereiro de 2026 - 19:02

Com alta de 17% no ano, o índice brasileiro aproveita a reprecificação global de energia e materiais básicos; veja por que o investidor estrangeiro continua comprando Brasil

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar