🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DESESTATIZAÇÃO

Mesmo com calendário apertado, XP aposta na privatização da Sabesp (SBSP3) e recomenda compra das ações, com potencial de alta de 30% dos papéis

Além da privatização, a XP vê potencial para as ações com o processo de reestruturação em curso pela estatal paulista de saneamento

Sabesp
Sabesp - Imagem: Govesp

A chamada “Fase 1” da privatização da Sabesp (SBSP3) está em curso, mas um calendário apertado e a votação do orçamento estadual — que precisa ser aprovado até o fim de 2023 — são fatores que jogam contra um otimismo maior em relação à desestatização da companhia de saneamento no ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo assim, a XP está otimista com a empresa. A corretora decidiu elevar a recomendação para os papéis SBSP3 para compra, além de estimar um preço-alvo de R$ 80 para ações da Sabesp.

Isso representa uma alta potencial de aproximadamente 30% em relação ao fechamento da última sexta-feira (13). No pregão desta segunda-feira, as ações da estatal paulista de saneamento eram negociadas em alta de 1,86% por volta das 10h30h, a R$ 62,49, figurando entre as maiores altas do dia

“Somos construtivos em relação à privatização da empresa e às perspectivas de turnaround [reestruturação]”, destaca a publicação. A XP também espera que a Sabesp apresente melhores resultados operacionais, semelhante ao que aconteceu em outras estatais — como Cemig (CMIG4), Copel (CPLE6) e Petrobras (PETR3;PETR4). 

Apesar da aposta na privatização, a avaliação da XP pressupõe 50% de chance de venda da companhia para a iniciativa privada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Como investir em BDRs? Veja a melhor forma de se expor ao dólar com ações internacionais

Na ponta do lápis: a privatização da Sabesp (SBSP3)

A casa de análise enxerga um valuation de 0,75x EV/RAB. O EV/RAB é utilizado para avaliar a relação entre o valor da empresa e seus ativos regulatórios.

Leia Também

FAXINA NO ARMÁRIO

Enjoei (ENJU3) vai desapegar dos centavos com grupamento de ações na razão de 10 para 1

TROCA DE GUARDA

Marcos Cruz assume oficialmente como CEO da Tenda (TEND3); saiba o que muda na construtora 

O índice serve para que investidores e analistas entendam melhor o potencial de crescimento e valorização das ações desse setor. Quanto menor, mais atrativa é a avaliação da empresa.

As mudanças estruturais durante o processo de privatização — como o programa de demissão voluntária (PDV), ao qual aderiram 1.862 colaboradores — é uma outra alavanca relevante, na visão da corretora.

Além do PDV, o relatório da XP destaca outros pontos positivos da desestatização, como a criação de uma área de serviços compartilhados — que deve reduzir a redundância em negócios regionais — e de uma área regulatória, além da definição de uma política de hedge cambial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Greg Abel, CEO da Berkshire Hathaway e sucessor de Warren Buffett 7 de setembro de 2026 - 15:35
Imagem com logo da Oi 7 de setembro de 2026 - 9:20
6 de setembro de 2026 - 12:55
recuperação judicial, empresário com dívidas 6 de setembro de 2026 - 11:15

PODCAST TOUROS E URSOS

Por que tantas empresas estão quebrando no Brasil?

6 de setembro de 2026 - 11:15
A mão de um robô humanóide quase toca na mão de um ser humano 5 de setembro de 2026 - 14:55
5 de setembro de 2026 - 13:22
Sede da Intelbras em São José, Santa Catarina 4 de setembro de 2026 - 17:42
Méliuz Bitcoin 4 de setembro de 2026 - 16:37
Montagem que traz ao fundo prédios da Casas Bahia, da Brakem, da Oi e do Pão de Açúcar. Ao centro, Tatiana Flores, advogada sócia do LDCM Advogados, e a frase: Epidemia de RJs na parte inferior da imagem 4 de setembro de 2026 - 15:33
Sede do IRB(Re) 4 de setembro de 2026 - 11:02
Sabesp pressão da água 4 de setembro de 2026 - 10:30
Revolut. 3 de setembro de 2026 - 16:24
Escritório do Banco Master. 3 de setembro de 2026 - 12:42
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar