🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DESESTATIZAÇÃO

Mesmo com calendário apertado, XP aposta na privatização da Sabesp (SBSP3) e recomenda compra das ações, com potencial de alta de 30% dos papéis

Além da privatização, a XP vê potencial para as ações com o processo de reestruturação em curso pela estatal paulista de saneamento

Sabesp
Sabesp - Imagem: Govesp

A chamada “Fase 1” da privatização da Sabesp (SBSP3) está em curso, mas um calendário apertado e a votação do orçamento estadual — que precisa ser aprovado até o fim de 2023 — são fatores que jogam contra um otimismo maior em relação à desestatização da companhia de saneamento no ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo assim, a XP está otimista com a empresa. A corretora decidiu elevar a recomendação para os papéis SBSP3 para compra, além de estimar um preço-alvo de R$ 80 para ações da Sabesp.

Isso representa uma alta potencial de aproximadamente 30% em relação ao fechamento da última sexta-feira (13). No pregão desta segunda-feira, as ações da estatal paulista de saneamento eram negociadas em alta de 1,86% por volta das 10h30h, a R$ 62,49, figurando entre as maiores altas do dia

“Somos construtivos em relação à privatização da empresa e às perspectivas de turnaround [reestruturação]”, destaca a publicação. A XP também espera que a Sabesp apresente melhores resultados operacionais, semelhante ao que aconteceu em outras estatais — como Cemig (CMIG4), Copel (CPLE6) e Petrobras (PETR3;PETR4). 

Apesar da aposta na privatização, a avaliação da XP pressupõe 50% de chance de venda da companhia para a iniciativa privada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Como investir em BDRs? Veja a melhor forma de se expor ao dólar com ações internacionais

Na ponta do lápis: a privatização da Sabesp (SBSP3)

A casa de análise enxerga um valuation de 0,75x EV/RAB. O EV/RAB é utilizado para avaliar a relação entre o valor da empresa e seus ativos regulatórios.

Leia Também

POTENCIAL

Smart Fit (SMFT3) vai além da abertura de academias: crescimento não atingiu o teto e Santander calcula potencial de 98% para a ação

DO BRASIL PARA O MUNDO?

Nubank estreia nos EUA, lança aposta para dinheiro sem fronteiras e testa se sua fórmula pode ganhar o mundo

O índice serve para que investidores e analistas entendam melhor o potencial de crescimento e valorização das ações desse setor. Quanto menor, mais atrativa é a avaliação da empresa.

As mudanças estruturais durante o processo de privatização — como o programa de demissão voluntária (PDV), ao qual aderiram 1.862 colaboradores — é uma outra alavanca relevante, na visão da corretora.

Além do PDV, o relatório da XP destaca outros pontos positivos da desestatização, como a criação de uma área de serviços compartilhados — que deve reduzir a redundância em negócios regionais — e de uma área regulatória, além da definição de uma política de hedge cambial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
9 de setembro de 2026 - 15:48
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). 9 de setembro de 2026 - 14:27
SLC Agrícola 9 de setembro de 2026 - 11:17
Fachada do Banco Inter. 9 de setembro de 2026 - 9:39
Montagem com a logo da enjoei e uma arara de roupas ao fundo em tons de rosa 8 de setembro de 2026 - 20:04
Logo da Tenda em fundo vermelho e letras brancas 8 de setembro de 2026 - 19:15
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 8 de setembro de 2026 - 18:24
Fachada do Banco Inter. 8 de setembro de 2026 - 16:23
Luciano Hang Véio da Havan 8 de setembro de 2026 - 11:11
Greg Abel, CEO da Berkshire Hathaway e sucessor de Warren Buffett 7 de setembro de 2026 - 15:35
Imagem com logo da Oi 7 de setembro de 2026 - 9:20
6 de setembro de 2026 - 12:55
recuperação judicial, empresário com dívidas 6 de setembro de 2026 - 11:15

PODCAST TOUROS E URSOS

Por que tantas empresas estão quebrando no Brasil?

6 de setembro de 2026 - 11:15
A mão de um robô humanóide quase toca na mão de um ser humano 5 de setembro de 2026 - 14:55
5 de setembro de 2026 - 13:22
Sede da Intelbras em São José, Santa Catarina 4 de setembro de 2026 - 17:42
Méliuz Bitcoin 4 de setembro de 2026 - 16:37
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar