Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Desestatização

Privatização da Sabesp (SBSP3) seguirá modelo parecido com a da Eletrobras (ELET3), diz Tarcísio

Segundo governador, redução da fatia do governo na Sabesp pode ser feita de maneira gradual. Promessa é melhorar eficiência e reduzir tarifa

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo - Imagem: Governo do Estado de SP

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (1) que o processo de privatização da Sabesp (SBSP3) deve seguir um modelo muito parecido com o da Eletrobras (ELET3), ocorrida no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante evento do Credit Suisse, o governador disse que a ideia é pulverizar o capital, mas mantendo uma participação do Estado na empresa de saneamento

“A Sabesp tem hoje 50,3% de capital do Estado de São Paulo e 49,7% de capital privado. A gente está falando de negociar o controle”, afirmou Tarcísio.

A redução da fatia do governo na empresa, inclusive, poderia ser feita por etapas e não de uma só vez. As discussões devem começar neste mês, mas o modelo final ainda deve levar cerca de dois anos.

Leia mais:

A defesa da privatização da Sabesp

A defesa de Tarcísio para a privatização da Sabesp é de que a empresa está perdendo valor ao longo do tempo, o que vai trazer uma dificuldade de financiamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O custo por ligação na Sabesp é o dobro do custo por ligação na iniciativa privada. Então existe uma ineficiência, por mais que a Sabesp seja uma boa empresa e tenha excelentes quadros”, afirmou Tarcísio à plateia.

Leia Também

SONHO VIRANDO REALIDADE, MAS A QUE CUSTO?

Shein a preço de liquidação? Gigante chega ao IPO valendo um quarto do que no auge — mas há motivos para o desconto

EM BUSCA DE PETRÓLEO

Depois da Margem Equatorial, Petrobras (PETR4) agora quer atravessar o oceano para extrair petróleo em Gana

Outro argumento para a privatização, que vai no sentido de convencer o público geral, é de que será possível baixar a tarifa de água em São Paulo.

Sem apresentar estimativas do impacto, Tarcísio explicou como seria possível reduzir os preços. Partindo do grande ativo da Sabesp, que são os contratos com municípios, seria possível fazer uma prorrogação antecipada desses contratos, que geraria um upside.

“Esse upside posso investir na redução de tarifa”, afirmou o governador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com fundo de gráfico de ações em vermelho e o logo de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 19:35
Bandeira dos EUA ao fundo, gráfico de ações em queda e o símbolo da Gerdau em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 13:30
branded content 20 de agosto de 2026 - 12:00
Fundo da imagem traz uma cortina vermelha iluminada, como a cortina de um teatro. Ao centro, o logo da T4F 19 de agosto de 2026 - 19:47
copasa CSMG3 19 de agosto de 2026 - 13:45
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 19 de agosto de 2026 - 11:58
Conceito de inteligência artificial (IA) gera um prompt. Barra generativa e de pesquisa na placa-mãe do circuito futurista. 18 de agosto de 2026 - 17:03
18 de agosto de 2026 - 16:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar