Privatização da Sabesp (SBSP3) seguirá modelo parecido com a da Eletrobras (ELET3), diz Tarcísio
Segundo governador, redução da fatia do governo na Sabesp pode ser feita de maneira gradual. Promessa é melhorar eficiência e reduzir tarifa

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (1) que o processo de privatização da Sabesp (SBSP3) deve seguir um modelo muito parecido com o da Eletrobras (ELET3), ocorrida no ano passado.
Durante evento do Credit Suisse, o governador disse que a ideia é pulverizar o capital, mas mantendo uma participação do Estado na empresa de saneamento
“A Sabesp tem hoje 50,3% de capital do Estado de São Paulo e 49,7% de capital privado. A gente está falando de negociar o controle”, afirmou Tarcísio.
A redução da fatia do governo na empresa, inclusive, poderia ser feita por etapas e não de uma só vez. As discussões devem começar neste mês, mas o modelo final ainda deve levar cerca de dois anos.
Leia mais:
- Cercado por jornalistas, representante do comitê das Americanas fala pouco e revela menos ainda sobre investigação de rombo
- Sob o comando de Wilson Ferreira Júnior, a Eletrobras (ELET3) se volta para eficiência e redução de custos
A defesa da privatização da Sabesp
A defesa de Tarcísio para a privatização da Sabesp é de que a empresa está perdendo valor ao longo do tempo, o que vai trazer uma dificuldade de financiamento.
“O custo por ligação na Sabesp é o dobro do custo por ligação na iniciativa privada. Então existe uma ineficiência, por mais que a Sabesp seja uma boa empresa e tenha excelentes quadros”, afirmou Tarcísio à plateia.
Leia Também
Outro argumento para a privatização, que vai no sentido de convencer o público geral, é de que será possível baixar a tarifa de água em São Paulo.
Sem apresentar estimativas do impacto, Tarcísio explicou como seria possível reduzir os preços. Partindo do grande ativo da Sabesp, que são os contratos com municípios, seria possível fazer uma prorrogação antecipada desses contratos, que geraria um upside.
“Esse upside posso investir na redução de tarifa”, afirmou o governador.
NOVA PROVA DE FOGO?
Sabesp (SBSP3) decepcionou no 2T26, mas ação ainda pode subir 40%; XP revela o que falta para destravar a alta
4 de setembro de 2026 - 10:30EXPANSÃO INTERNACIONAL
Revolut bate à porta de Wall Street: fintech recebe aval para virar banco nos EUA até 2027
3 de setembro de 2026 - 16:24DA ÁGUA PARA O VINHO
Duplo twist carpado: BofA dá ‘duplo upgrade’ em Magazine Luiza (MGLU3) após disparada da ação e acordo com Mercado Livre
3 de setembro de 2026 - 15:25MAIS UMA LIQUIDAÇÃO
Adeus, Trustee: BC liquida distribuidora ligada ao caso Banco Master; Banvox também entra na lista
3 de setembro de 2026 - 12:42SD ENTREVISTA
Wiz Co (WIZC3) quer transformar a carta de consórcio em passaporte para um mercado de R$ 500 bilhões
3 de setembro de 2026 - 12:33LIDERANÇA DE DÉCADAS
Após 24 anos, Steinbruch deixa cargo de CEO da CSN (CSNA3) e outro peso-pesado assume; ação dispara no Ibovespa
3 de setembro de 2026 - 9:08CEDO PARA COMEMORAR?
Banco do Brasil (BBAS3): por que nem a melhora do agro convence a XP a investir na ação?
2 de setembro de 2026 - 15:08BOM PRA CACHORRO
Petz Cobasi (AUAU3) mostra os dentes — veja por que Itaú BBA vê potencial de alta de 32% para a ação
2 de setembro de 2026 - 13:20DOIS 'TIMES' PARA AS ELEIÇÕES
Lula x Flávio Bolsonaro: Citi revela as ações favoritas de bancos se Lula vencer — e onde aposta se Flávio levar
2 de setembro de 2026 - 11:22HISTÓRIA DE UM CASAMENTO
O divórcio saiu: Azzas 2154 (AZZA3) será dividida entre Arezzo&Co e Soma — e Farm fica em ‘guarda compartilhada’
2 de setembro de 2026 - 10:19PARCERIA ESTRATÉGICA
Rede D’Or (RDOR3) e Bradsaúde (SAUD3) desembarcam em Minas Gerais com negócio de R$ 130 milhões pelo Biocor
2 de setembro de 2026 - 10:19NÃO PODE CONTRA, JUNTE-SE
Magazine Luiza (MGLU3) se junta ao Mercado Livre (MELI34) para recuperar vendas online — mas Fred Trajano tem outra aposta para o longo prazo
2 de setembro de 2026 - 9:32SE NÃO MINÉRIO, QUEM VAI FAZER VOCÊ FELIZ?
O novo motor de crescimento da Vale (VALE3): por que a aposta em metais de transição é tão importante para a mineradora?
2 de setembro de 2026 - 6:01SD EXPLICA
A Braskem (BRKM5) quebrou? Entenda a crise na petroquímica e saiba se Petrobras (PETR4) pode pagar a conta
1 de setembro de 2026 - 17:30FICOU BARATA?
Safra volta a recomendar Bradsaúde (SAUD3) após tombo na bolsa. Por que o banco vê espaço para alta de mais de 35%?
1 de setembro de 2026 - 15:02O QUE MUDA AGORA
Ri Happy é vendida pela gestora SPX e tem novo CEO menos de um mês depois de divulgar nova estratégia
1 de setembro de 2026 - 14:30ANOTE NA AGENDA
Santander (SANB11) diz quando deve fechar o capital no Brasil; confira o prazo dado pelo banco espanhol
31 de agosto de 2026 - 20:18CORRIDA PELO PRIVATE
Santander acirra briga pela altíssima renda com novo cartão com até 8 pontos por dólar; veja o que ele oferece
31 de agosto de 2026 - 19:51MUDANÇAS NO TOPO
Uma nova dança das cadeiras na Cemig (CMIG4): CEO deixa o cargo três meses depois de assumir
31 de agosto de 2026 - 10:52MUDANÇA NO TOPO