Mão de obra envelhecendo e mais mulheres no comando — veja o que mudou no ranking GPTW de melhores empresas para trabalhar no Brasil
A edição de 2023 premiou 150 companhias como Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil; a seleção levou em conta cinco critérios de avaliação

A mão de obra brasileira está envelhecendo. Pela primeira vez desde 2020, funcionários entre 25 e 34 anos das empresas selecionadas na pesquisa Melhores Lugares para Trabalhar no Brasil apareceram em proporção inferior a 35%.
Mas não é só. Os colaboradores entre 35 e 44 anos passaram dos 30% na edição de 2023 da premiação. O índice também é novidade e não tinha sido alcançado até então.
Se a faixa etária está mudando rapidamente, as taxas de gênero permanecem quase inalteradas. Ainda assim, o número de mulheres no comando cresceu.
Número de mulheres no comando aumenta
Durante o período mais difícil da pandemia, a proporção de mulheres nas empresas selecionadas caiu de 46% para 44%. Em 2022, o índice voltou ao patamar inicial, mas caiu em 2023, ficando em 45%.
Apesar do equilíbrio, os cargos de liderança ainda são ocupados principalmente por homens.
No entanto, a pesquisa revelou que, em 2023, 19% dos CEOs são mulheres. Em 2020, a taxa era de 9% apenas.
Leia Também
Também foi percebido um aumento de trabalhadores que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino. Mas o avanço ainda é pequeno: o índice cresceu de 0% para 2%.
Em relação à orientação sexual, 7,4% dos colaboradores não são heterossexuais. De acordo com o IBGE, a população LGBTQIAP+ representa 10% e 15% da população brasileira.
Já na questão racial, os setores indicaram que 11,2% dos funcionários se declararam pretos ou pardos nas companhias premiadas em 2023. Ainda segundo o IBGE, as populações preta e parda representam 9,1% e 47% da população brasileira, respectivamente.
Vale ressaltar que das 150 empresas selecionadas, apenas 99 disponibilizaram relatório sobre colaboradores com deficiência. Entre elas, o número total de trabalhadores que se encaixavam no perfil eram 2.067, representando 2,6% do quadro de funcionários.
VEJA TAMBÉM: PODCAST TOUROS E URSOS - Israel em chamas: o impacto do conflito com Hamas nos investimentos
Regiões Sul e Sudeste dominam ranking de Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil
As regiões Sul e Sudeste dominam o ranking de melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2023. É o que mostra a 27ª edição da premiação das Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil.
A pesquisa contou com a participação de 5.317 empresas e mais de 2 milhões de funcionários. Para fazer parte do processo, foram exigidos um quadro de funcionários mínimo de 100 funcionários e CNPJ registrado no Brasil.
No entanto, somente 150 companhias entraram no ranking. Das instituições selecionadas, 10 possuem mais de 10.000 funcionários, 70 têm de 1.000 a 9.999 colaboradores, 35 são compostas por 100 a 999 trabalhadores e 35 possuem 100 a 999 funcionários.
O levantamento considerou cinco critérios para a avaliação. As instituições brasileiras foram analisadas com base na credibilidade dos líderes, no respeito entre colaboradores, imparcialidade em relação aos membros da equipe, orgulho em pertencer à empresa e camaradagem entre os trabalhadores.
As companhias premiadas tiveram crescimento médio de 9,6%. O tempo médio de existência das empresas avaliadas foi de 44 anos.
Veja os setores das empresas avaliadas:
- Tecnologia da Informação: 47
- Serviços Financeiros e Seguros: 25
- Produção e Manufaturas: 18
- Outros: 14
- Agricultura, Silvicultura e Piscicultura: 8
- Biotecnologia e Farmacêutica: 7
- Serviços Profissionais: 6
- Serviços de Saúde: 6
- Varejo: 5
- Transporte: 4
- Hotéis e Restaurantes: 3
- Engenharia: 3
- Educação e Treinamento: 2
Impactos da pandemia nas melhores empresas para trabalhar
Apesar de já estarmos um pouco mais distantes da crise do coronavírus, os impactos ainda são sentidos no mercado de trabalho. Um dos principais índices que mostram as alterações causadas pela pandemia é o tempo de casa dos funcionários.
Segundo o levantamento, a partir de 2020, houve um aumento no número de demissões e diminuição das admissões.
Atualmente, os números de contratações estão muito mais altos, enquanto as demissões reduziram. A alteração é causada pela recuperação da economia a partir de 2023.
Como reflexo, as empresas apresentaram um aumento do quadro de funcionários que fazem parte da empresa há até 2 anos. O índice foi de 30% para 44%. Já as taxas de colaboradores entre seis e dez anos de casa diminuíram de 23% para 15% desde 2020.
Outro impacto importante da pandemia foi o aumento da oferta de oportunidades no formato do home office. Em 2021, 94% das companhias premiadas permitiam a realização das atividades em casa. Em 2023, o índice caiu para 90%.
E se a crise sanitária de 2020 ensinou algo foi a apreciar a vida. Ao questionarem os motivos dos colaboradores se manterem nos empregos, a resposta que representou um aumento mais significativo foi a qualidade de vida proporcionada pela instituição.
Em 2020, 22% dos entrevistados levaram o aspecto em consideração. Já em 2023, 26% deram importância para o tópico. A qualidade de vida perde apenas para a oportunidade de crescimento que a companhia proporciona, que foi apresentada por 44% dos participantes.
Ranking das melhores empresas para trabalhar
Confira a classificação das companhias premiadas:
- Mais de 100 mil colaboradores:
- Itaú Unibanco
- Accenture do Brasil
- GAZIN
- Sicredi
- Magazine Luiza
- PORTO SEGURO COMPANHIA DE SEGUROS GERAIS
- Vivo
- Arcos Dorados (McDonald's)
- Localiza
- BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.
- Top 10 de empresas com quadro de 1.000 a 9.999 funcionários:
- Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil LTDA
- SAP Labs Latin America
- Tokio Marine Seguradora
- FUNDIMISA - FUNDIÇÃO E USINAGEM LTDA
- LIBERTY SEGUROS S/A
- Avanade
- VOLKSWAGEN CAMINHÔES E ÔNIBUS
- SAP Brasil
- TIGRE MATERIAIS E SOLUCOES PARA CONSTRUCAO LTDA
- Bayer Brasil
- Top 10 de empresas nacionais com quadro de 100 a 999 funcionários:
- BHS
- LEVVO
- Grupo Tecnospeed
- SUPERA FARMA LABORATORIOS S.A
- Efí
- Capemisa Seguradora e Capemisa Capitalização
- Consórcio Magalu
- Cooperativa de Crédito Cocre
- LIVELO
- Pitang Agile IT
- Top 10 de empresas multinacionais com quadro de 100 a 999 colaboradores:
- 1 e-Core
- VISAGIO
- Cisco
- HILTON
- Encora
- NTT
- ArcTouch
- Equinix Brasil
- RD Station
- DHL EXPRESS (BRAZIL)
SEGUNDO O BTG PACTUAL
Grupo Mateus (GMAT3), Vulcabras (VULC3) e outras: por que a economia nem precisa melhorar tanto para estas ações decolarem logo
6 de outubro de 2026 - 16:20O BONDE DOS ESQUECIDOS?
Comeram poeira! Rali dos bancos na B3 deixa estas duas ações para trás — mas JP Morgan vê espaço para uma nova arrancada
6 de outubro de 2026 - 15:32PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO
JBS (JBSS32) ou MBRF (MBRF3): qual ação tem mais potencial para 2027? Itaú BBA elege sua favorita
4 de outubro de 2026 - 13:13MERCADOS
A ação que fez Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) comerem poeira e dobrou de preço com trade eleitoral de Flávio Bolsonaro
2 de outubro de 2026 - 19:49DE OLHO NAS RIVAIS
Os planos do novo CEO da B3 (B3SA3) para fortalecer a bolsa de valores diante do avanço da concorrência, segundo o BTG
2 de outubro de 2026 - 17:10A LISTA DE DESPEDIDAS VAI AUMENTAR
Mais um adeus à B3: Claro assume Desktop (DESK3) por R$ 1,75 bilhão e prepara OPA. O que muda para quem tem as ações?
2 de outubro de 2026 - 8:53RENDA EXTRA NA CONTA
Enquanto três gatilhos não fazem preço na CPFL (CPFE3), Itaú BBA defende a compra pelos dividendos
1 de outubro de 2026 - 17:45VIRADA À FRENTE
IRB Brasil (IRBR3): mudança tributária abre caminho para dividendos generosos; JP Morgan turbina preço-alvo para ação
1 de outubro de 2026 - 17:28CASA NOVA?
Tenda (TEND3) ‘pega as chaves’ da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida; o que a construtora busca no andar de cima
1 de outubro de 2026 - 14:15O QUE AINDA FALTA?
Queridinha do Barsi, Paranapanema (PMAM3) fecha acordo que acaba com boa parte da dívida bilionária, mas recuperação judicial segue
1 de outubro de 2026 - 13:03FUTURO DA 'FILHA DO DIVÓRCIO'
Todo mundo quer a Farm: ações da Azzas 2154 (AZZA3) lideram as altas no Ibovespa com chuva de propostas no radar
1 de outubro de 2026 - 12:38APOSTAS SAÍRAM DO CARRINHO
Com proibição das bets, duas ações do varejo podem ser as mais beneficiadas, mas Eleven faz alerta para a recuperação do setor
1 de outubro de 2026 - 12:12ROXINHO NÃO VAI ÀS COMPRAS?