🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap.

MUDANÇAS NO ALTO ESCALÃO

Dona do AliExpress tem CEO novo; mudanças colocam executivos próximos ao bilionário “sumido” Jack Ma no comando

A chefia do conglomerado chinês Alibaba passará para os veteranos Eddie Wu, na posição de CEO, e Joe Tsai, no cargo de presidente do conselho de administração

Camille Lima
Camille Lima
20 de junho de 2023
10:24 - atualizado às 10:11
Jack Ma, fundador do Alibaba, dono do AliExpress
Jack Ma, fundador do Alibaba - Imagem: vnexpress

Dono de marcas como AliExpress, o Alibaba anunciou uma verdadeira dança das cadeiras no alto escalão do conglomerado nesta terça-feira (20). Com as mudanças, dois executivos próximos do bilionário fundador do conglomerado, Jack Ma, assumem a linha de frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A manhã começou com a renúncia do CEO e presidente do conselho de administração (chairman, em inglês) do gigante asiático, Daniel Zhang, que deixará as posições em setembro.

O executivo enviou um comunicado aos funcionários revelando as razões para deixar os cargos, motivadas pela transformação organizacional do grupo e as futuras cisões da companhia.

A mudança no “C-level” ocorre quase três meses depois que o Alibaba anunciou planos de dividir a empresa em seis grupos de negócios. São eles:

  • a unidade de inteligência em nuvem Cloud Intelligence Group;
  • o Taobao Tmall, divisão de serviços locais com foco em entrega de alimentos;
  • o negócio de logística Cainiao Smart;
  • os comércios eletrônicos globais AliExpress e Lazada; e 
  • os negócios de mídia digital Digital Media and Entertainment Group.

Segundo o conglomerado dono do AliExpress, cada unidade contará com a capacidade de levantar fundos externos e ser listada em bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A chefia do conglomerado chinês passará para veteranos do grupo. Zhang será sucedido por Eddie Wu na posição de CEO, enquanto Joe Tsai assumirá o cargo de presidente do conselho de administração.

Leia Também

Quem são os novos executivos do dono do AliExpress?

A reestruturação da liderança do Alibaba, dono do AliExpress, traz para a chefia do conglomerado dois cofundadores da gigante chinesa.

Eddie Yongming Wu assumirá o cargo de CEO no dia 10 de setembro, enquanto Joe Tsai ocupará o cargo de presidente do conselho de administração do conglomerado na mesma data.

Os dois executivos não só estão no Alibaba desde os “primórdios” do grupo, como também são confidentes próximos do fundador do conglomerado, Jack Ma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que o bilionário chinês praticamente desapareceu dos holofotes desde o fim de 2020. Recentemente, ele foi anunciado como professor do Tokyo College, uma universidade japonesa. 

Enquanto isso, no Alibaba, o novo CEO atuou como diretor de tecnologia em 1999, com experiência nos principais negócios de comércio eletrônico, monetização e tecnologia da empresa.

Assim que o grupo chinês anunciou a intenção de dividir o conglomerado em seis unidades de negócio, Eddie Wu foi nomeado chairman do Taobao e do Tmall Group, anteriormente considerados os dois maiores serviços de e-commerce da China.

Wu também foi diretor de tecnologia de empresas do grupo como o Taobao e Alipay, o serviço de pagamentos móveis administrado pelo Alibaba. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cofundador esteve ainda no comando das plataformas de monetização do Alibaba no Taobao e no Tmall, além de direcionar esforços para impulsionar o aplicativo móvel Taobao.

Enquanto isso, Joe Tsai, o novo chairman do Alibaba, foi nomeado diretor financeiro da empresa até 2013 e atualmente atua como vice-presidente executivo do grupo. 

Tsai também é chairman da unidade de logística Cainiao do Alibaba, assim como é membro do conselho de administração das divisões Taobao e Tmall.

Para além do conglomerado chinês dono do AliExpress, o executivo também é proprietário do time de basquete Brooklyn Nets nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM - ELETROBRAS (ELET3): UM ANO APÓS A PRIVATIZAÇÃO, A EMPRESA ENTREGOU O PROMETIDO?

Daniel Zhang vai abandonar o Alibaba, dono do AliExpress?

Vale destacar que a renúncia aos cargos de liderança não representa uma saída definitiva de Daniel Zhang do Alibaba. 

Zhang atua como diretor executivo do grupo chinês dono do AliExpress desde 2015 e substituiu o fundador Jack Ma como presidente do conselho em 2019.

Com a mudança, o executivo permanecerá como CEO da divisão de computação em nuvem do conglomerado chinês, o Cloud Intelligence Group, à medida que avança para uma cisão (chamada de spin-off no economês) e eventual abertura de capital do negócio.

“O Cloud Intelligence Group está agora a todo vapor em seus planos de spin-off e estamos nos aproximando de um estágio crucial do processo, então é o momento certo para dedicar toda a minha atenção e tempo ao negócio”, disse Zhang, em memorando à equipe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A intenção de Zhang de permanecer à frente do negócio de nuvem do Alibaba não é de hoje. Já em 2018, em entrevista à CNBC, o executivo revelou que a computação em nuvem seria o “principal negócio” da empresa no futuro.

“Seria inapropriado para mim continuar atuando como presidente e CEO de ambas as empresas ao mesmo tempo durante o processo de cisão.”

Confira a carta na íntegra:

“Meus companheiros Aliren [como são chamados os funcionários do Alibaba],

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde que me tornei CEO do Grupo Alibaba, em maio de 2015, tornou-se meu costume enviar várias cartas a todos todos os anos. Como muitos de vocês esperam ao receber tal carta, muitas vezes ela sinaliza uma mudança organizacional significativa. Hoje não é exceção. Desta vez, porém, a notícia que estou compartilhando envolve uma importante mudança pessoal.

Tenho o prazer de informar que nossa transformação organizacional no modelo “1+6+N” está progredindo conforme planejado desde que fizemos o anúncio. Durante nosso anúncio de ganhos mais recente, apresentamos o conselho de administração para cada um dos seis principais grupos de negócios, e essas entidades agora estão totalmente operacionais. Também anunciamos planos para uma série de transações significativas, que incluem o spin-off completo do Cloud Intelligence Group e listagem como uma empresa independente, IPOs para Cainiao Smart Logistics e Freshippo e levantamento de capital externo para AIDC. O Alibaba terá uma perspectiva totalmente nova para o futuro.

Como todos sabem, o desenvolvimento de tecnologias essenciais, como computação em nuvem, big data e IA, levará a uma tremenda transformação de nossa sociedade e é de extrema importância estratégica. O Cloud Intelligence Group está agora a todo vapor em seus planos de cisão e estamos nos aproximando de um estágio crucial do processo, então é o momento certo para dedicar toda a minha atenção e tempo ao negócio. Do ponto de vista da governança corporativa, também precisamos de uma separação clara entre o conselho e a equipe de gerenciamento, à medida que o Cloud Intelligence Group avança no caminho para se tornar uma empresa pública independente. Seria inapropriado para mim continuar atuando como presidente e CEO de ambas as empresas ao mesmo tempo durante o processo de cisão. 

Portanto, o conselho de administração do Alibaba discutiu e aceitou meu plano de transição do cargo de presidente do conselho e CEO do Alibaba Group para se concentrar exclusivamente em meu papel como chairman e CEO do Cloud Intelligence Group, a partir de 10 de setembro de 2023. Por sua vez, os diretores do conselho de administração do Alibaba diretores nomearam Joseph C. Tsai para me suceder como chairman e Eddie Yongming Wu para me suceder como diretor executivo. Como cofundadores e sócios da empresa, Joe e Eddie fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento da empresa e possuem uma experiência inestimável. Tenho plena confiança de que sua liderança guiará o Alibaba a novos patamares. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa mudança significa uma nova fase e uma nova jornada, não só para a empresa, mas também para mim pessoalmente. O tempo voa e este ano marca meu 16º ano no Alibaba Group. Minha nomeação como CEO e presidente do Alibaba Group estava além da minha imaginação. Poder me dedicar integralmente às funções pelo tempo que tenho se deve verdadeiramente à confiança, apoio, incentivo e paciência que recebi de todos. Por isso, sou eternamente e profundamente grato. Devido às oportunidades históricas que surgiram através do progresso social e desenvolvimento do mercado nos últimos 16 anos, tive o privilégio de testemunhar o rápido crescimento do Alibaba e participei ao lado de todos em tantas conquistas desde o início até o amadurecimento que impactaram a vida cotidiana das pessoas, possibilitaram a transformação digital dos negócios e fez contribuições positivas para a sociedade. Juntos, resistimos aos desafios trazidos pela pandemia e enfrentamos as incertezas do macroambiente nos últimos três anos. Através da prosperidade e da adversidade, ficamos mais fortes, compartilhamos experiências inesquecíveis e perseveramos juntos. Sou grato pelas amizades e laços forjados durante esta jornada que é mais valiosa e significativa para mim do que qualquer outra coisa.

Nos últimos 24 anos, iniciamos a auto-reinvenção muitas vezes. Hoje, estamos todos juntos em um novo ponto de partida, esperando desbloquear um novo crescimento por meio da autotransformação. Sei que todos continuarão a apoiar Joe, Eddie e a nova equipe de gerenciamento sênior. Espero que todos encontrem o melhor caminho e plataforma para si. Sua auto-realização beneficiará a sociedade e a empresa, mas, mais importante, espero que o ajude a descobrir como ser a melhor versão de si mesmo. A equipe do Cloud Intelligence Group e eu também estamos em um novo estágio e aproveitaremos o poder da nova tecnologia em computação em nuvem, big data e inteligência artificial para atender à transformação digital de empresas de todos os tamanhos e setores e capturar o enorme potencial trazido pela IA. Estou incrivelmente ansioso e animado.

Meus amigos, a paisagem pode evoluir, mas as montanhas permanecem e os rios continuarão a correr. Vamos começar um novo capítulo. Quando nos encontrarmos novamente, que todos possamos estar despreocupados!

Daniel Zhang
Presidente do conselho de administração e CEO do Alibaba Group
Chairman e CEO do Alibaba Cloud Intelligence Group
2023.06.20”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de CNBC e AP News

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CONVERSÃO DAS AÇÕES

AZUL4 com os dias contados: Azul convoca assembleias para extinguir essas ações; entenda

20 de dezembro de 2025 - 12:32

Medida integra o plano de recuperação judicial nos EUA, prevê a conversão de ações preferenciais em ordinárias e não garante direito de retirada

AQUISIÇÃO

Totvs (TOTS3) acerta aquisição da empresa de software TBDC, em estratégia para fortalecer presença no agro

20 de dezembro de 2025 - 10:31

Negócio de R$ 80 milhões fortalece atuação da companhia no agronegócio e amplia oferta de soluções especializadas para o setor

PROVENTOS E BONIFICAÇÕES

Entre dividendos e JCP: Suzano (SUZB3), Isa (ISAE4), Porto Seguro (PSSA3) e Marcopolo (POMO4) anunciam pacote bilionário aos acionistas

19 de dezembro de 2025 - 19:58

Dividendos, JCP e bonificações movimentam quase R$ 4 bilhões em operações aprovadas na última sexta-feira antes do Natal

OPERAÇÃO RESGATE

‘Socorro’ de R$ 10 bilhões à Raízen (RAIZ4) está na mesa da Cosan (CSAN3) e da Shell, segundo agência

19 de dezembro de 2025 - 19:08

Estresse no mercado de crédito pressiona a Raízen, que avalia aporte bilionário, desinvestimentos e uma reestruturação financeira com apoio dos controladores

A QUERIDINHA DO MERCADO

WEG (WEGE3) abre o cofre e paga R$ 5,2 bilhões em dividendos

19 de dezembro de 2025 - 18:19

Os proventos autorizados nesta sexta-feira (19) serão divididos em três parcelas anuais de R$ 1,732 bilhão cada; confira os detalhes

NOVIDADE NOS CÉUS

Embraer (EMBJ3) testa protótipo de “carro voador” elétrico e inicia fase de certificação; ações chegam a subir 3%

19 de dezembro de 2025 - 17:31

Aeronave eVTOL da Eve Air Mobility inicia campanha de certificação com quase 3 mil encomendas; ações da Embraer avançam após voo inaugural

FOCO NA DESALAVANCAGEM

Raízen (RAIZ4) acelera desinvestimentos e vende carteira de comercialização de energia para Tria Energia, da Patria Investimentos

19 de dezembro de 2025 - 16:58

O negócio envolve o portfólio de contratos de trading de energia mantido pela Raízen no mercado livre; entenda

ENGORDANDO O BOLSO

Mais um presente aos acionistas: Axia Energia (AXIA6) vai distribuir R$ 30 bilhões em bonificação com nova classe de ações

19 de dezembro de 2025 - 16:10

A distribuição ocorrerá com a criação de uma nova classe de ações preferenciais, a classe C (PNC). Os papéis serão entregues a todos os acionistas da Axia, na proporção de sua participação no capital social

FIM DE UMA ERA

Do campo de batalha ao chão da sala: a empresa de robôs militares que virou aspirador de pó — e acabou pedindo falência 

19 de dezembro de 2025 - 14:50

Criadora dos robôs Roomba entra em recuperação judicial e será comprada por sua principal fabricante após anos de prejuízos

DE NEUTRO PARA VENDA

É para esvaziar o carrinho: o que levou o JP Morgan rebaixar o Grupo Mateus (GMAT3); ações caem mais de 2%

19 de dezembro de 2025 - 13:31

Embora haja potencial para melhorias operacionais, o banco alerta que o ruído de governança deve manter a ação da varejista fora do radar de muitos investidores

NA CONTA DOS ACIONISTAS

Sabesp (SBSP3), C&A (CEAB3), Hypera (HYPE3), Sanepar (SAPR11), Alupar (ALUP11), Ourofino (OFSA3) e outras 3 empresas anunciam R$ 2,5 bilhões em dividendos e JCP

19 de dezembro de 2025 - 12:40

Quem lidera a distribuição polpuda é a Sabesp, com R$ 1,79 bilhão em JCP; veja todos os prazos e condições para receber os proventos

ENTENDA

Com dívidas bilionárias, Tesouro entra como ‘fiador’ e libera empréstimo de até R$ 12 bilhões aos Correios

19 de dezembro de 2025 - 12:15

Operação terá juros de 115% do CDI, carência de três anos e prazo de 15 anos; uso dos recursos será limitado em 2025 e depende de plano de reequilíbrio aprovado pelo governo

TÍTULOS DE DÍVIDA

Banco Inter (INBR32) vai a mercado e reforça capital com letras financeiras de R$ 500 milhões

19 de dezembro de 2025 - 11:45

A emissão das “debêntures dos bancos” foi feita por meio de letras financeiras Tier I e Tier II e deve elevar o índice de Basileia do Inter; entenda como funciona a operação

FELIZ, TRUMP?

Sob ameaça de banimento, TikTok é vendido nos EUA em um acordo cheio de pontos de interrogação

19 de dezembro de 2025 - 10:50

Após anos de pressão política, TikTok redefine controle nos EUA, com a Oracle entre os principais investidores e incertezas sobre a separação da ByteDance

MAIS AÇÕES NA CONTA

O “presente de Natal” do Itaú (ITUB4): banco distribui ações aos investidores e garante dividendos turbinados

19 de dezembro de 2025 - 10:15

Enquanto os dividendos extraordinários não chegam, o Itaú reforçou a remuneração recorrente dos investidores com a operação; entenda

SINERGIAS

Petrobras (PETR4) e Braskem (BRKM5) fecham contratos de longo prazo de quase US$ 18 bilhões

19 de dezembro de 2025 - 9:36

Os contratos são de fornecimento de diferentes matérias primas para várias plantas da Braskem pelo país, como nafta, etano, propano e hidrogênio

DIVIDENDOS E BONIFICAÇÕES

Bradesco (BBDC4), Cemig (CMIG4), PetroRecôncavo (RECV3), Cogna (COGN3) e Tenda (TEND3) pagam R$ 5 bilhões em proventos; Itaú (ITUB4) anuncia bônus em ações

18 de dezembro de 2025 - 20:21

A maior fatia dessa distribuição farta ficou com o Bradesco, com R$ 3,9 bilhões, enquanto o Itaú bonifica acionistas em 3%; confira todos os prazos e condições para receber

DE VOLTA AO RADAR

CVM reabre caso da Alliança e mira fundo de Nelson Tanure e gestora ligada ao Banco Master 2 anos depois de OPA

18 de dezembro de 2025 - 16:08

O processo sancionador foi aberto mais de dois anos após a OPA que consolidou o controle da antiga Alliar, na esteira de uma longa investigação pela autarquia; entenda

CORRIDA TECNOLÓGICA

Dona do Google recebe uma forcinha de Zuckerberg na ofensiva para destronar a Nvidia no mercado de IA

18 de dezembro de 2025 - 14:55

Com o TorchTPU, a Alphabet tenta remover barreiras técnicas e ampliar a adoção de suas TPUs em um setor dominado pela gigante dos chips

DEVO NÃO NEGO, PAGO QUANDO PUDER...

Casas Bahia (BHIA3) aprova plano que estica dívidas até 2050 e flexibiliza aumento de capital; ações sobem mais de 2%

18 de dezembro de 2025 - 13:08

Plano aprovado por acionistas e credores empurra vencimentos, reduz pressão de caixa e amplia a autonomia do conselho

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar