Dona do AliExpress tem CEO novo; mudanças colocam executivos próximos ao bilionário “sumido” Jack Ma no comando
A chefia do conglomerado chinês Alibaba passará para os veteranos Eddie Wu, na posição de CEO, e Joe Tsai, no cargo de presidente do conselho de administração

Dono de marcas como AliExpress, o Alibaba anunciou uma verdadeira dança das cadeiras no alto escalão do conglomerado nesta terça-feira (20). Com as mudanças, dois executivos próximos do bilionário fundador do conglomerado, Jack Ma, assumem a linha de frente.
A manhã começou com a renúncia do CEO e presidente do conselho de administração (chairman, em inglês) do gigante asiático, Daniel Zhang, que deixará as posições em setembro.
O executivo enviou um comunicado aos funcionários revelando as razões para deixar os cargos, motivadas pela transformação organizacional do grupo e as futuras cisões da companhia.
A mudança no “C-level” ocorre quase três meses depois que o Alibaba anunciou planos de dividir a empresa em seis grupos de negócios. São eles:
- a unidade de inteligência em nuvem Cloud Intelligence Group;
- o Taobao Tmall, divisão de serviços locais com foco em entrega de alimentos;
- o negócio de logística Cainiao Smart;
- os comércios eletrônicos globais AliExpress e Lazada; e
- os negócios de mídia digital Digital Media and Entertainment Group.
Segundo o conglomerado dono do AliExpress, cada unidade contará com a capacidade de levantar fundos externos e ser listada em bolsa.
A chefia do conglomerado chinês passará para veteranos do grupo. Zhang será sucedido por Eddie Wu na posição de CEO, enquanto Joe Tsai assumirá o cargo de presidente do conselho de administração.
Leia Também
- Leia também: Quem fim levou Jack Ma? Bilionário chinês reaparece em antiga profissão após três anos longe de cena
Quem são os novos executivos do dono do AliExpress?
A reestruturação da liderança do Alibaba, dono do AliExpress, traz para a chefia do conglomerado dois cofundadores da gigante chinesa.
Eddie Yongming Wu assumirá o cargo de CEO no dia 10 de setembro, enquanto Joe Tsai ocupará o cargo de presidente do conselho de administração do conglomerado na mesma data.
Os dois executivos não só estão no Alibaba desde os “primórdios” do grupo, como também são confidentes próximos do fundador do conglomerado, Jack Ma.
Vale lembrar que o bilionário chinês praticamente desapareceu dos holofotes desde o fim de 2020. Recentemente, ele foi anunciado como professor do Tokyo College, uma universidade japonesa.
Enquanto isso, no Alibaba, o novo CEO atuou como diretor de tecnologia em 1999, com experiência nos principais negócios de comércio eletrônico, monetização e tecnologia da empresa.
Assim que o grupo chinês anunciou a intenção de dividir o conglomerado em seis unidades de negócio, Eddie Wu foi nomeado chairman do Taobao e do Tmall Group, anteriormente considerados os dois maiores serviços de e-commerce da China.
Wu também foi diretor de tecnologia de empresas do grupo como o Taobao e Alipay, o serviço de pagamentos móveis administrado pelo Alibaba.
O cofundador esteve ainda no comando das plataformas de monetização do Alibaba no Taobao e no Tmall, além de direcionar esforços para impulsionar o aplicativo móvel Taobao.
Enquanto isso, Joe Tsai, o novo chairman do Alibaba, foi nomeado diretor financeiro da empresa até 2013 e atualmente atua como vice-presidente executivo do grupo.
Tsai também é chairman da unidade de logística Cainiao do Alibaba, assim como é membro do conselho de administração das divisões Taobao e Tmall.
Para além do conglomerado chinês dono do AliExpress, o executivo também é proprietário do time de basquete Brooklyn Nets nos Estados Unidos.
VEJA TAMBÉM - ELETROBRAS (ELET3): UM ANO APÓS A PRIVATIZAÇÃO, A EMPRESA ENTREGOU O PROMETIDO?
Daniel Zhang vai abandonar o Alibaba, dono do AliExpress?
Vale destacar que a renúncia aos cargos de liderança não representa uma saída definitiva de Daniel Zhang do Alibaba.
Zhang atua como diretor executivo do grupo chinês dono do AliExpress desde 2015 e substituiu o fundador Jack Ma como presidente do conselho em 2019.
Com a mudança, o executivo permanecerá como CEO da divisão de computação em nuvem do conglomerado chinês, o Cloud Intelligence Group, à medida que avança para uma cisão (chamada de spin-off no economês) e eventual abertura de capital do negócio.
“O Cloud Intelligence Group está agora a todo vapor em seus planos de spin-off e estamos nos aproximando de um estágio crucial do processo, então é o momento certo para dedicar toda a minha atenção e tempo ao negócio”, disse Zhang, em memorando à equipe.
A intenção de Zhang de permanecer à frente do negócio de nuvem do Alibaba não é de hoje. Já em 2018, em entrevista à CNBC, o executivo revelou que a computação em nuvem seria o “principal negócio” da empresa no futuro.
“Seria inapropriado para mim continuar atuando como presidente e CEO de ambas as empresas ao mesmo tempo durante o processo de cisão.”
Confira a carta na íntegra:
“Meus companheiros Aliren [como são chamados os funcionários do Alibaba],
Desde que me tornei CEO do Grupo Alibaba, em maio de 2015, tornou-se meu costume enviar várias cartas a todos todos os anos. Como muitos de vocês esperam ao receber tal carta, muitas vezes ela sinaliza uma mudança organizacional significativa. Hoje não é exceção. Desta vez, porém, a notícia que estou compartilhando envolve uma importante mudança pessoal.
Tenho o prazer de informar que nossa transformação organizacional no modelo “1+6+N” está progredindo conforme planejado desde que fizemos o anúncio. Durante nosso anúncio de ganhos mais recente, apresentamos o conselho de administração para cada um dos seis principais grupos de negócios, e essas entidades agora estão totalmente operacionais. Também anunciamos planos para uma série de transações significativas, que incluem o spin-off completo do Cloud Intelligence Group e listagem como uma empresa independente, IPOs para Cainiao Smart Logistics e Freshippo e levantamento de capital externo para AIDC. O Alibaba terá uma perspectiva totalmente nova para o futuro.
Como todos sabem, o desenvolvimento de tecnologias essenciais, como computação em nuvem, big data e IA, levará a uma tremenda transformação de nossa sociedade e é de extrema importância estratégica. O Cloud Intelligence Group está agora a todo vapor em seus planos de cisão e estamos nos aproximando de um estágio crucial do processo, então é o momento certo para dedicar toda a minha atenção e tempo ao negócio. Do ponto de vista da governança corporativa, também precisamos de uma separação clara entre o conselho e a equipe de gerenciamento, à medida que o Cloud Intelligence Group avança no caminho para se tornar uma empresa pública independente. Seria inapropriado para mim continuar atuando como presidente e CEO de ambas as empresas ao mesmo tempo durante o processo de cisão.
Portanto, o conselho de administração do Alibaba discutiu e aceitou meu plano de transição do cargo de presidente do conselho e CEO do Alibaba Group para se concentrar exclusivamente em meu papel como chairman e CEO do Cloud Intelligence Group, a partir de 10 de setembro de 2023. Por sua vez, os diretores do conselho de administração do Alibaba diretores nomearam Joseph C. Tsai para me suceder como chairman e Eddie Yongming Wu para me suceder como diretor executivo. Como cofundadores e sócios da empresa, Joe e Eddie fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento da empresa e possuem uma experiência inestimável. Tenho plena confiança de que sua liderança guiará o Alibaba a novos patamares.
Essa mudança significa uma nova fase e uma nova jornada, não só para a empresa, mas também para mim pessoalmente. O tempo voa e este ano marca meu 16º ano no Alibaba Group. Minha nomeação como CEO e presidente do Alibaba Group estava além da minha imaginação. Poder me dedicar integralmente às funções pelo tempo que tenho se deve verdadeiramente à confiança, apoio, incentivo e paciência que recebi de todos. Por isso, sou eternamente e profundamente grato. Devido às oportunidades históricas que surgiram através do progresso social e desenvolvimento do mercado nos últimos 16 anos, tive o privilégio de testemunhar o rápido crescimento do Alibaba e participei ao lado de todos em tantas conquistas desde o início até o amadurecimento que impactaram a vida cotidiana das pessoas, possibilitaram a transformação digital dos negócios e fez contribuições positivas para a sociedade. Juntos, resistimos aos desafios trazidos pela pandemia e enfrentamos as incertezas do macroambiente nos últimos três anos. Através da prosperidade e da adversidade, ficamos mais fortes, compartilhamos experiências inesquecíveis e perseveramos juntos. Sou grato pelas amizades e laços forjados durante esta jornada que é mais valiosa e significativa para mim do que qualquer outra coisa.
Nos últimos 24 anos, iniciamos a auto-reinvenção muitas vezes. Hoje, estamos todos juntos em um novo ponto de partida, esperando desbloquear um novo crescimento por meio da autotransformação. Sei que todos continuarão a apoiar Joe, Eddie e a nova equipe de gerenciamento sênior. Espero que todos encontrem o melhor caminho e plataforma para si. Sua auto-realização beneficiará a sociedade e a empresa, mas, mais importante, espero que o ajude a descobrir como ser a melhor versão de si mesmo. A equipe do Cloud Intelligence Group e eu também estamos em um novo estágio e aproveitaremos o poder da nova tecnologia em computação em nuvem, big data e inteligência artificial para atender à transformação digital de empresas de todos os tamanhos e setores e capturar o enorme potencial trazido pela IA. Estou incrivelmente ansioso e animado.
Meus amigos, a paisagem pode evoluir, mas as montanhas permanecem e os rios continuarão a correr. Vamos começar um novo capítulo. Quando nos encontrarmos novamente, que todos possamos estar despreocupados!
Daniel Zhang
Presidente do conselho de administração e CEO do Alibaba Group
Chairman e CEO do Alibaba Cloud Intelligence Group
2023.06.20”
*Com informações de CNBC e AP News
Negócio entre Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) naufraga, mas existe um lado positivo para o Santander
A futura MBRF anunciou que a venda de unidades no Uruguai para a rival foi cancelada devido a questões envolvendo o órgão antitruste uruguaio
RD Saúde (RADL3) ganha novo concorrente de peso, mas você não deveria se apavorar com isso: Mercado Livre pressiona, mas farmácias têm 5 pontos a favor
Apesar de a notícia ser negativa para a RD, analistas avaliam o impacto como limitado e o movimento ainda inicial. Entenda os pilares da tese
Hapvida (HAPV3) investe R$ 35 milhões em unidade premium e dá o primeiro passo para conquistar o mercado de alta renda
A operadora deu o primeiro passo no segmento premium com a inauguração da Unidade Avançada Brigadeiro em São Paulo. A intenção é abrir mais duas unidades até 2026
Salão do Automóvel 2025 abre venda antecipada de ingressos; preços vão de R$ 58 a R$ 1 mil
Evento acontece de 22 a 30 de novembro com atrações inéditas e mais de 300 modelos em exposição
Mercado Livre (MELI34) versão drogaria: o que a empresa tem a ganhar e o que esperar do movimento, segundo BTG e XP
Empresa argentina adquiriu a Target, de propriedade da Memed, e confirmou suas intenções de explorar este setor no Brasil
Saem Petrobras (PETR4) e Eletrobras (ELET3) e entram Prio (PRIO3) e Equatorial (EQTL3). As dez ideias da Empiricus para setembro
Segundo a casa, o enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e a mudança no tom do Fed colocam o corte de juros nos EUA em setembro como cenário-base, o que pode intensificar o fluxo para ativos emergentes
Log (LOGG3) vê no e-commerce o segredo para expansão; confira os planos do braço logístico de Rubens Menin
A empresa de galpões tem como seus maiores clientes a Shopee, o Mercado Livre (MELI34) e a Amazon (AMZO34)
Como ataque hacker explorou brecha do sistema financeiro para tentar desviar mais de R$ 1 bilhão da rede Pix — e roubou quase R$ 700 milhões da Sinqia
O Seu Dinheiro foi atrás de especialistas para entender a dinâmica dos ataques hackers e por que os assaltos cibernéticos vêm se espalhando no sistema brasileiro
Havaianas agora é cool… e a Alpargatas (ALPA4) também. UBS BB eleva a recomendação para a ação e espera alta de quase 30%
Após turnaround no Brasil e acordo de distribuição nos EUA, UBS BB vê potencial de valorização de quase 30% para as ações da Alpargatas e projeta dividendos robustos
Reag Investimentos à venda: controle da gestora pode mudar de mãos após investigações sobre megaesquema do PCC
Holding anuncia tratativas para venda do bloco de controle da Reag, enquanto autoridades apuram supostos vínculos de players da Faria Lima em megaesquema do crime organizado
Nvidia que se cuide: Ações do Alibaba disparam mais de 18% após aumento na receita de inteligência artificial
Em meio à guerra comercial entre China e EUA, o grupo Alibaba se destaca como uma carta na manga contra a dependência dos chips da Nvidia
O ‘segredo’ da estratégia da Petz (PETZ3): CFO revela por que decidiu expandir os negócios para plano de saúde pet só agora
Em entrevista ao Seu Dinheiro, a diretora financeira da Petz, Aline Penna, revelou as estratégias da companhia para manter o crescimento nos próximos anos
Mercado Livre (MELI34) pode desbloquear novo potencial catalisador no Brasil, afirma XP — e acende sinal de alerta para um setor na B3
Potencial aquisição de uma farmácia em São Paulo é vista pela XP como o primeiro passo para expandir a presença do gigante do e-commerce em um setor estratégico
Mais um ataque ao Pix: hackers invadem sistemas da Sinqia e pelo menos R$ 380 milhões são levados do HSBC
Autoridades investigam o caso enquanto a Sinqia trabalha para recuperar os valores; cerca de R$ 350 milhões já foram bloqueados
Xô, montanha-russa! Infracommerce (IFCM3) quer fazer um novo grupamento de ações na bolsa. O que isso significa para o investidor?
Após meses negociando as ações IFCM3 na casa dos centavos na bolsa brasileira, a empresa tentará outra vez aumentar as cotações dos papéis; entenda
Lucro do BRB salta 461% no primeiro semestre e banco promete mais de R$ 140 milhões em JCP aos acionistas
O Banco de Brasília registrou um lucro líquido recorrente de R$ 518 milhões no primeiro semestre de 2025; veja os destaques do resultado
Iguatemi (IGTI11) fecha contrato para vender ao RBR Malls uma fatia de sua participação no shopping Pátio Higienópolis
A celebração de contrato vinculante prevê a venda de 7% do empreendimento, por R$ 169,9 milhões
Novidades no streaming: os últimos lançamentos na Netflix, no Prime Video, na HBO Max e na Apple TV+
Confira os principais lançamentos de filmes, séries e documentários que chegam aos serviços de streaming no Brasil nesta semana.
Embraer (EMBR3) reforça imagem no setor de defesa com venda para o Panamá — e o BTG gosta da mensagem que o negócio passa
Estimada em US$ 80 milhões, a transação foi formalizada durante a visita do presidente panamenho ao Brasil
XP eleva preço-alvo de bancão e mantém ação como preferida no setor financeiro; saiba qual é
A corretora reiterou a recomendação de compra e manteve o papel como top pick (preferido) do setor financeiro, destacando o potencial de valorização de 17%, mesmo após a alta de 38% acumulada neste ano