IR 2023: tudo o que você precisa saber para não errar na sua declaração ESTÁ AQUI

Cotações por TradingView
2023-02-10T19:43:14-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.
Aperta o play!

A Americanas (AMER3) corta os bancos na carne: como Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e Itaú (ITUB4) reagiram à crise?

O rombo da Americanas fez com que grandes bancos, como Itaú (ITUB4), Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4) sofressem um baque nos balanços

Victor Aguiar
Victor Aguiar
11 de fevereiro de 2023
8:11 - atualizado às 19:43
Capa do Podcast Touros e Ursos do dia 10/02/2023. Vinicius Pinheiro e Victor Aguiar falam do impacto do evento Americanas (AMER3) sobre os grandes bancos, como Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11)
Imagem: Seu Dinheiro

O escândalo da Americanas (AMER3) abriu uma caixa de Pandora no mercado brasileiro: uma sombra de dúvida agora ronda as mais diversas empresas: outras companhias de e-commerce, varejistas de moda e até mesmo os grandes bancos , como Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11), foram envolvidos pela névoa da incerteza.

Não é achismo nem exagero: basta olhar para o balanço dessas instituições no quarto trimestre de 2022 para constatar o estrago feito pelo rombo contábil da Americanas. Em maior ou menor escala, todos tiveram que fazer provisões volumosas, de modo a se preparar para um eventual calote da rede de varejo.

Provisões, naturalmente, nunca são boas notícias: impactam os lucros, afetam a rentabilidade e mexem com as perspectivas futuras de uma instituição bancária. E, no caso de Bradesco, Itaú e Santander, vimos estratégias diferentes para lidar com o problema da Americanas — cada uma, com efeitos bastante particulares.

Itaú, Santander e Bradesco: amortecendo o baque da Americanas

Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), por exemplo, foram por um caminho conservador e provisionaram 100% dos créditos devidos pela Americanas, de modo a conter qualquer tipo de contágio desse episódio aos balanços de 2023. Só que é preciso levar em conta que os dois bancos estavam em momentos muito diferentes.

Enquanto o Itaú surfava uma onda de expansão ao longo de 2022, o Bradesco vinha de um 3º trimestre tumultuado; como resultado, o 'evento Americanas' causou impacto limitado no primeiro, enquanto o segundo viu o lucro e a rentabilidade despencarem — vale ressaltar que o Bradesco tem um volume maior de dívidas a serem equacionadas com a varejista.

Já o Santander foi o menos conservador dos três, provisionando 'apenas' 30% do total do crédito comprometido com a Americanas; ainda assim, tanto o lucro quanto a rentabilidade sofreram bastante no quarto trimestre.

No podcast Touros e Ursos desta semana, Vinícius Pinheiro e eu falamos sobre esse efeito dominó gerado pela Americanas e que, agora, já pode ser mensurado pelos grandes bancos privados, como Itaú, Bradesco e Santander; e também, como sempre, escolhemos os destaques positivos e negativos da semana.

O balanço da BB Seguridade e os dados operacionais da Petrobras no quarto trimestre do ano estão entre os temas discutidos. Para acompanhar o bate-papo na íntegra, basta apertar o play, neste link.

Compartilhe

PREPARANDO O BOLSO

Bradespar (BRAP4) se prepara para pagar dividendos milionários mesmo após lucro cair 74%

27 de março de 2023 - 20:23

A empresa controlada pelo Bradesco informou ainda que o pagamento dos juros sobre o capital próprio (JCP) declarados em 21 de dezembro de 2022 serão pagos no dia 15 de maio

NINGUÉM ESTÁ IMUNE

Mickey fica, mas 7 mil funcionários serão demitidos na Disney — confira os planos de demissões em massa da companhia

27 de março de 2023 - 19:40

O primeiro grupo impactado pelos cortes será notificados nos próximos dias. A segunda onda de demissões está marcada para Abril e a rodada final de desligamentos será antes do início do verão no hemisfério norte.

BOLSO CHEIO?

Cemig (CMIG4) decepcionou com balanço fraco, mas dividendos animam as ações

27 de março de 2023 - 14:22

Além do balanço, a Cemig também publicou sua projeção de investimentos para o período de 2023/2027, no total de R$ 42,2 bilhões.

DESABOU GERAL

Mais problemas para Elon Musk: Twitter perde mais da metade do valor de mercado em seis meses

27 de março de 2023 - 11:28

Além da perda de valor, o Twitter ainda deve lidar com partes de seu código-fonte vazadas pela internet, de acordo com processos judiciais

Capital social

Lemann ‘mais dono’ e fim do ‘sonho grande’ do e-commerce: o futuro da Americanas (AMER3) com o plano de recuperação

27 de março de 2023 - 6:52

Capitalização de Lemann e seus sócios na empresa pode levar a uma mudança significativa da estrutura da companhia

POSSÍVEL FOLLOW-ON

Dasa (DASA3) estuda lançar oferta de ações para levantar R$ 1,5 bilhão ainda este mês; saiba mais

24 de março de 2023 - 19:31

A rede privada de hospitais e laboratórios contratou os serviços do Bradesco BBI, BTG Pactual e Itaú BBA para a coordenação do potencial follow-on

Acionistas felizes

Dividendos: Hypera (HYPE3) e Intelbras (INTB3) anunciam pagamento de JCP; veja como receber

24 de março de 2023 - 18:58

Só terão direito aos dividendos os acionistas que estiverem na base das companhias no dia 29 de março

EM LUA DE MEL?

Aliansce Sonae (ALSO3) reverte lucro em prejuízo no primeiro balanço após fusão com brMalls, mas ações sobem forte; veja por quê

24 de março de 2023 - 13:31

Excluindo efeitos pontuais da combinação de negócios, os números do quarto trimestre parecem ter agradado ao mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies