🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

O erro que a maioria das pessoas comete ao tentar escolher “a hora certa” para investir na bolsa

Muita gente está se perguntando se, depois da alta de 20%, a bolsa já não estaria cara demais, achando que não dá mais para ganhar dinheiro com ações

14 de julho de 2023
6:17 - atualizado às 14:55
Relógio com gráfico de cotações da bolsa e moedas; B3
Relógio com gráfico de cotações da bolsa e moedas - Imagem: Freepik

Depois de ouvir meu amigo por duas horas, eu disse "compra logo essa merda!" 

Meio sem jeito, ele concordou por dois segundos, mas logo voltou a botar defeito na casa: "poxa, Ruy, mas ela está custando R$ 7 mil/m2. Eu consigo uma com 20% de desconto em outro bairro". 

Ruy: mas você quer morar em outro bairro?

Amigo: é, tem isso. Mas até no mesmo bairro eu consigo uma mais barata. Tudo bem, abro mão de ter um espaço gourmet no quintal. 

Ruy: mas, cazzo, não é justamente por causa da área da churrasqueira que você queria essa? 

Amigo: é, acho que sim. Mas tem outra coisa também, com essa taxa de juros "na lua" acho  melhor esperar o financiamento cair um pouquinho. 

Leia Também

Ruy: tudo bem, tomara que ninguém se interesse por ela até lá, então. 

A oportunidade perfeita

Você já sabe como terminou essa história, né? Não me leve a mal, como investidor eu sei que tudo tem um preço. E eu certamente frearia os anseios do meu amigo se ele quisesse pagar o dobro, ou o triplo do que a casa valia. 

Mas esse, absolutamente, não era o caso. A oportunidade era ótima, mas ele teve preciosismo demais em busca da oportunidade perfeita. 

Eu vejo muito isso quando o assunto é investimento na bolsa. Quando se trata de ações, parece que a maioria das pessoas espera pela oportunidade perfeita, "a hora certa" para comprar. 

E quando elas não conseguem comprar no fundo (ponto f, na imagem abaixo), acham que já perderam todo o movimento de alta e ficam de fora. 

Pior, só depois de passar muito tempo assistindo o mercado subir (g, h, …) é que elas resolvem comprar. Nesse momento, provavelmente já será tarde demais. 

Ainda dá tempo para investir na bolsa

Muita gente está se perguntando se, depois da alta de 20%, a bolsa já não estaria cara demais, triste por ter perdido a oportunidade perfeita, e achando que não dá mais para ganhar dinheiro com ações. 

Mas a verdade é que a bolsa continua muito barata em termos de múltiplos. Não negocia mais por 7 vezes lucros, é verdade. Mas por 8 vezes lucros, ainda está bem abaixo da média do período. 

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro. 

Para você ter uma ideia do que isso significa, se o Ibovespa voltasse apenas até a linha roxa (11 vezes lucros), o que ainda é conservador e bem abaixo da média, estaríamos falando de 167 mil pontos – 40% de valorização. Na média de 13 vezes, o principal índice da B3 negociaria por 200 mil pontos – 66% de valorização.

É óbvio que, para isso acontecer, precisamos que a inflação continue controlada, que a Selic volte a cair e que o Congresso siga barrando as propostas mais populistas do governo. E tudo aponta para esse caminho por enquanto.

O importante aqui é entender que não é porque a bolsa subiu nos últimos meses que o upside a partir de agora está limitado. 

Vale para microcaps também

No universo das Small Caps isso também é válido, porque essas empresas foram "amassadas" com a crise nos últimos anos. E mesmo com a alta recente, elas seguem bem longe dos valuations passados. 

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Em 2023, a série Microcap Alert, focada nessas pequenas notáveis da Bolsa, disparou 62%, mas a julgar pelos múltiplos ainda descontados das empresas, há potencial para muito mais. 

Fontes: Bloomberg, Empiricus. Elaboração: Seu Dinheiro

  • Você ainda pode buscar lucros de até 400%, dentro dos próximos 36 meses, com as microcaps recomendadas pelos analistas da Empiricus Research. E o melhor: uma dessas ações será revelada gratuitamente a todos os investidores interessados no dia 17/07. Clique aqui para se inscrever.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China

14 de outubro de 2025 - 7:48

O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Perdidos no espaço-tempo

13 de outubro de 2025 - 19:58

Toda a Ordem Mundial dos últimos anos dá lugar a uma nova orientação, ao menos, por enquanto, marcada pela Desordem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Abuse, use e invista: C&A queridinha dos analistas e Trump de volta ao morde-assopra com a China; o que mexe com o mercado hoje?

13 de outubro de 2025 - 7:40

Reportagem especial do Seu Dinheiro aborda disparada da varejista na bolsa. Confira ainda a agenda da semana e a mais nova guerra tarifária do presidente norte-americano

TRILHAS DE CARREIRA

ThIAgo e eu: uma conversa sobre IA, autenticidade e o futuro do trabalho

12 de outubro de 2025 - 7:04

Uma colab entre mim e a inteligência artificial para refletir sobre três temas quentes de carreira — coffee badging, micro-shifting e as demissões por falta de produtividade no home office

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A pequena notável que nos conecta, e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (10)

10 de outubro de 2025 - 7:59

No Brasil, investidores avaliam embate após a queda da MP 1.303 e anúncio de novos recursos para a construção civil; nos EUA, todos de olho nos índices de inflação

SEXTOU COM O RUY

Esta ação subiu mais de 50% em menos de um mês – e tem espaço para ir bem mais longe

10 de outubro de 2025 - 6:03

Por que a aquisição da Desktop (DESK3) pela Claro faz sentido para a compradora e até onde pode ir a Microcap

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Menos leão no IR e mais peru no Natal, e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (9)

9 de outubro de 2025 - 8:06

No cenário local, investidores aguardam inflação de setembro e repercutem derrota do governo no Congresso; nos EUA, foco no discurso de Powell

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: No news is bad news

8 de outubro de 2025 - 19:59

Apuração da Bloomberg diz que os financistas globais têm reclamado de outubro principalmente por sua ausência de notícias

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Pão de queijo, doce de leite e… privatização, e o que mexe com os mercados nesta quarta-feira (8)

8 de outubro de 2025 - 8:10

No Brasil, investidores de olho na votação da MP do IOF na Câmara e no Senado; no exterior, ata do Fomc e shutdown nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O declínio do império americano — e do dólar — vem aí? Saiba também o que mexe com os mercados hoje

7 de outubro de 2025 - 8:26

No cenário nacional, investidores repercutem ligação entre Lula e Trump; no exterior, mudanças políticas na França e no Japão, além de discursos de dirigentes do Fed

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O dólar já não reina sozinho: Trump abala o status da moeda como porto seguro global — e o Brasil pode ganhar com isso

7 de outubro de 2025 - 7:37

Trump sempre deixou clara sua preferência por um dólar mais fraco. Porém, na prática, o atual enfraquecimento não decorre de uma estratégia deliberada, mas sim de efeitos colaterais das decisões que abalaram a confiança global na moeda

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Lições de uma semana em Harvard

6 de outubro de 2025 - 20:00

O foco do curso foi a revolução provocada pela IA generativa. E não se engane: isso é mesmo uma revolução

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo para ontem — ou melhor, amanhã, no caso do e-commerce — e o que mexe com os mercados nesta segunda-feira (6)

6 de outubro de 2025 - 7:54

No cenário local, investidores aguardam a balança comercial de setembro; no exterior, mudanças de premiê na França e no Japão agitam as bolsas

DÉCIMO ANDAR

Shopping centers: é melhor investir via fundos imobiliários ou ações?

5 de outubro de 2025 - 8:00

Na última semana, foi divulgada alteração na MP que trata da tributação de investimentos antes isentos. Com o tema mais sensível retirado da pauta, os FIIs voltam ao radar dos investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A volta do campeão na ação do mês, o esperado caso da Ambipar e o que move os mercados nesta sexta-feira (3)

3 de outubro de 2025 - 8:06

Por aqui, investidores ainda avaliam aprovação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil; no exterior, todos de olho no shutdown nos EUA, que suspendeu a divulgação de dados econômicos

SEXTOU COM O RUY

Tragédia anunciada: o que a derrocada da Ambipar (AMBP3) ensina sobre a relação entre preço e fundamento

3 de outubro de 2025 - 7:03

Se o fundamento não converge para o preço, fatalmente é o preço que convergirá para o fundamento, como no caso da Ambipar

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As críticas a uma Petrobras ‘do poço ao posto’ e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (2)

2 de outubro de 2025 - 8:04

No Brasil, investidores repercutem a aprovação do projeto de isenção do IR e o IPC-Fipe de setembro; no exterior, shutdown nos EUA e dados do emprego na zona do euro

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolhas de pus, bolhas de sabão e outras hipóteses

1 de outubro de 2025 - 20:00

Ainda que uma bolha de preços no setor de inteligência artificial pareça improvável, uma bolha de lucros continua sendo possível

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um ano de corrida eleitoral e como isso afeta a bolsa brasileira, e o que move os mercados nesta quarta-feira (1)

1 de outubro de 2025 - 7:59

Primeiro dia de outubro tem shutdown nos EUA, feriadão na China e reunião da Opep

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tão longe, tão perto: as eleições de 2026 e o caos fiscal logo ali, e o que mexe com os mercados nesta terça-feira (30)

30 de setembro de 2025 - 7:53

Por aqui, mercado aguarda balança orçamentária e desemprego do IBGE; nos EUA, todos de olho nos riscos de uma paralisação do governo e no relatório Jolts

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar