🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Ibovespa pega carona no otimismo de NY, potencial das ações da Cosan (CSAN3) e mais: confira os destaques do dia

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta sexta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

2 de junho de 2023
19:04 - atualizado às 18:18
pegando carona polegar para cima dólar Ibovespa
Imagem: Shutterstock

Uma das poucas certezas das finanças é que, enquanto a dependência mundial do dólar ainda é alta e os Estados Unidos permanecem como a principal potência do planeta, não há como escapar dos efeitos dos rumos da economia norte-americana nos mercados locais.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, com frequência pega carona no desempenho das bolsas de lá, mesmo que a direção seja negativa.

Para a alegria dos investidores daqui, porém, nesta sexta-feira (2) o carro de Wall Street seguiu pela estrada do otimismo: Wall Street fechou em alta de até 2%.

O trajeto para a retomada do apetite ao risco foi desbloqueado após o Congresso dos EUA aprovar o projeto de lei que suspende o teto da dívida até 1º de janeiro de 2025. Agora falta apenas a sanção do presidente Joe Biden para eliminar completamente o risco de calote.

As bolsas de Nova York também celebraram a divulgação de um payroll — o relatório de empregos dos EUA — mais forte que o esperado. O país criou 339 mil empregos em maio, superando a projeção de 200 mil.

A notícia é boa pois ajuda a diminuir as chances de manutenção dos juros americanos no elevado patamar atual, de 5,00% a 5,25% ao ano. Vale relembrar que a próxima decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) está prevista para 14 de junho.

Por aqui, o tom positivo do pregão também foi garantido pela alta de quase 3% do minério de ferro em Dalian, na China, que levou a uma subida em bloco das companhias ligadas às commodities metálicas.

Com isso, o Ibovespa encerrou o dia em alta de 1,80%, aos 112.558 pontos — na semana, o avanço foi um pouco menor, de 1,52%. Já o dólar à vista recuou 1,07% hoje, a R$ 4,9528, e acumulou queda de 0,72% nos últimos cinco dias.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta sexta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

PARA O ALTO E AVANTE
A Cosan (CSAN3) ficou esquecida no meio do rali da bolsa, mas o BTG vê potencial de alta de 96%; ação lidera Ibovespa. O banco diz que os papéis sensíveis aos juros começaram a ter um bom desempenho ultimamente, na esperança de um ciclo de corte da taxa Selic.

EVITE
Juros mais baixos podem até ajudar, mas o JP Morgan acha melhor você não apostar nas ações da Magazine Luiza (MGLU3) agora. Em relatório, analistas do banco rebaixaram as recomendações para os papéis de Magalu e Via, enxergando ambiente ainda desafiador.

PRIMEIROS DETALHES
IRB (IRBR3): dinheiro de acordo com autoridades nos EUA por fake news com Buffett será usado para compensar investidores. Quem vendeu ações da resseguradora em 4 de março de 2020 será indenizado; entenda por que a data é importante.

O PAPEL QUE PODE DISPARAR AINDA MAIS
No novo episódio do Giro de Mercado, o analista Fernando Ferrer revela qual é a ação que, apesar de ter passado por uma forte alta em maio, ainda pode subir 40% daqui para a frente. Ele deixa claro: é hora de comprar.Clique aqui e descubra qual é.

DE OLHO NA FORTUNA
É o fim da era dos bilionários? Mundo tem menos ricaços em 2022 — e Brasil cai no ranking. O patrimônio líquido total desse grupo seleto caiu 5,5% em 2022, para US$ 11,1 trilhões, segundo o Censo Bilionário da Altrata.

Compartilhe

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar