🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Como a “canetada” no Nasdaq mexe com as big techs e as ações de tecnologia

As sete maiores empresas, incluindo as big techs, representam cerca de 55% de toda a carteira do índice Nasdaq. Mas isso vai mudar e terá impactos nas ações

13 de julho de 2023
5:52 - atualizado às 18:50
Logos das big techs americanas;Alphabet (Google), Apple, Amazon, Facebook e Microsoft; empresas de tecnologia
Logos das big techs americanas Alphabet (Google), Apple, Amazon, Facebook e Microsoft - Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. 

Um dos gráficos mais comuns na minha timeline — especialmente entre investidores que perderam a excelente recuperação do setor de tecnologia em 2023 —, é este a seguir.

Elaboração: autor | Fonte: Koyfin

O gráfico compila a performance do índice S&P 500 (em vermelho) e de uma versão "customizada" do S&P 500 (em preto). 

Essa versão customizada atribui o mesmo peso para cada uma das 500 companhias do índice, sem fazer nenhuma diferenciação entre as maiores e as menores empresas.

Esta, porém, não é a metodologia oficial. Na prática, o S&P 500 de hoje é dominado pelas big techs.

A excelente performance desse grupo seleto de ações em 2023, fez com que boa parte da indústria de gestão de recursos ficasse para trás do benchmark. 

O movimento tornou-se tão extremo que, pela primeira vez na sua história, os formuladores dos índices sentiram-se propelidos a intervir.

VEJA TAMBÉM - DÓLAR ABAIXO DOS R$ 4,50? O QUE ESPERAR DO CÂMBIO E SELIC NA RETA FINAL DE 2023

Canetada no Nasdaq

Dentro do índice Nasdaq — que é mais focado em empresas de tecnologia —, as 7 maiores empresas do setor (Amazon, Google, Apple, Microsoft, Tesla, Nvidia e Meta) representam cerca de 55% de toda a alocação do índice.

Fonte: investors.com

Obviamente, essas empresas estão onde estão devido, em maior parte, ao seu sucesso. 

Por exemplo: elas representam em torno de 25% do índice S&P 500. Mas se analisarmos os investimentos (capex) que todas as empresas do índice realizam anualmente, descobriremos que as big techs investem 35% de todo o montante.

Ou seja, não é que essa concentração seja algo arbitrário. De fato, essas são as melhores empresas do mundo.

Essa concentração, porém, gera alguns efeitos colaterais.

Outro exemplo: num mercado onde os fundos de investimento passivos (os ETFs) crescem sua fatia todos os anos, isso se traduz num fluxo comprador perene para essas ações.

Esse fluxo comprador tende a suportar um movimento de expansão de múltiplos e jogar a favor da continuidade da tendência de consolidação das big techs.

Nesta semana, porém, a Nasdaq surpreendeu o mercado com a seguinte notícia: "Nasdaq 100 planeja rebalanceamento especial para diminuir a dominância das Sete Magníficas".

Fonte: investors.com

Os novos pesos não haviam sido anunciados até o momento em que eu fechei esta coluna, mas as big techs devem convergir para algo como 38,5% do índice.

Esse movimento acontecerá sem que nenhuma ação seja adicionada ou retirada dos índices. Na prática, no final deste mês, os ETFs terão que vender ações das big techs e comprar as demais ações do Nasdaq 100.

Quais as implicações disso?

Combate à desigualdade, versão Wall Street

Na prática, o que acontecerá é que o dinheiro mudará de bolsos. Uma grande quantidade de capital deixará as big techs nestes próximos meses e irá migrar para o restante do índice Nasdaq.

Deixe eu ilustrar isso com uma tabela: a seguir, à esquerda do quadro estão as melhores performances do índice Nasdaq 100 na última segunda-feira (quando foi anunciado o rebalanceamento) e à direita estão as piores performances do índice. 

Elaboração: autor | Fonte: Koyfin

Na última segunda (10) o índice Nasdaq 100 consolidado subiu apenas 0,1%. Das 100 empresas que estão no índice, 88 delas apresentaram performance positiva, contra apenas 13 delas caindo.

Em resumo, praticamente só as big techs caíram e todo o restante do Nasdaq subiu, antecipando um forte fluxo comprador no restante das empresas do índice.

Essa movimentação reflete a minha interpretação: o impacto geral é neutro no índice Nasdaq, negativo para as big techs e muito positivo para o restante das empresas de tecnologia listadas.

Ou seja, esse é um ótimo momento para reler a minha coluna da semana passada, onde eu compartilho minhas principais apostas em tecnologia para o segundo semestre.  

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar