A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou para 21 pontos na nova pesquisa Datafolha. Agora, o petista aparece com 48% das intenções de voto contra 27% do atual chefe do Planalto.
No levantamento anterior, Bolsonaro tinha conquistado certo fôlego e alcançado 26%, enquanto Lula tinha 43% na ocasião, uma distância de 17 pontos entre eles.
O instituto destaca, no entanto, que a pesquisa anterior, feita em 22 e 23 de março, tinha cenários distintos, excluindo pré-candidatos que deixaram a disputa e adicionando nomes que passaram a ser apresentados pelos partidos.
As principais alterações foram as saídas do ex-juiz Sergio Moro — que migrou do Podemos para a União Brasil — e do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que anunciou sua desistência na última segunda-feira (23) após ficar isolado em seu partido.
Grupo dos dez na pesquisa
A sondagem desta quinta-feira (26) mostrou ainda que Ciro Gomes (PDT), aparece em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto.
Outros postulantes atingiram no máximo 2%. Votos brancos ou nulos somam 7%, e 4% dos eleitores responderam não saber em quem votar.
Depois de Lula, Bolsonaro e Ciro, aparecem: André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) — a aposta do momento na chamada terceira via — com 2% das intenções de voto.
Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1%. Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuam.
A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.