Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
IMPASSE FISCAL

“Sabemos que temos que ter responsabilidade fiscal”, diz Lula após semana que penalizou os mercados locais

Durante evento em Lisboa, em Portugal, Lula ressaltou a necessidade de fazer o país crescer

Lula derruba mercados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Montagem Beatriz Azevedo

Em meio a crescentes preocupações do mercado com a situação das contas públicas do Brasil, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar que defende a responsabilidade fiscal, mas apoiou gastos que façam o Brasil voltar a crescer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Nós sabemos que temos que ter responsabilidade fiscal. Sabemos que não podemos gastar tudo o que a gente ganha. Mas sabemos também que nós podemos gastar para fazer alguma coisa que tenha rentabilidade para fazer o País crescer, melhorar do ponto de vista logístico", disse neste sábado (19) em Lisboa.

Lula defendeu um governo mais diverso, com mais gente da sociedade e de outros partidos.

"O governo não pode ser só do Partido dos Trabalhadores", afirmou.

"Nós vamos recuperar este País", disse ao encerrar seu discurso em um auditório do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sexta-feira (18), em seu primeiro dia de visita a Portugal, Lula também falou do tema fiscal, em uma semana marcada por estresse no mercado financeiro por causa da preocupação com o aumento de gastos em seu futuro governo.

Leia Também

ELEIÇÕES 2026

Primeiro Datafolha após início da campanha mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro; confira os números

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Eleições 2026: tudo o que você precisa saber sobre a votação, os candidatos e as pesquisas

Lula disse não haver nenhuma razão para medo.

"Ninguém tem autoridade para falar de política fiscal comigo", disse o petista.

Lula destacou que em todos os seus anos de governo o País fez superávit primário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente eleito reiterou que o País voltará a ser responsável do ponto de vista fiscal "sem precisar atender tudo que o sistema financeiro quer".

As crescentes preocupações sobre o governo Lula

Quase 20 dias após o fim das eleições, não se sabe qual será a cara da equipe econômica dos próximos quatro anos, chefiada por Lula.

O mercado financeiro espera que a indicação para o ministério da Fazenda do próximo governo não seja política e, por isso, qualquer sinal de que um caminho diferente pode ser trilhado acaba gerando ondas gigantes no mercado.

Com isso, apesar da visível recuperação dos ativos domésticos, a forte queda do petróleo no mercado internacional seguiu pressionando o principal índice da B3, que recuou 0,76%, aos 108.870 pontos na sexta-feira (18) e 3,01% na semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O dólar à vista caiu 0,50%, a R$ 5,3748, mas o avanço foi de 0,77% nos últimos pregões. Já no mercado de juros, a perspectiva de forte deterioração das contas públicas faz com que os investidores já vejam a Selic acima do patamar de 14% no início de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em discurso ao Plenário do Senado. 3 de agosto de 2026 - 12:31
Spray de pimenta 27 de julho de 2026 - 13:42
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 24 de julho de 2026 - 20:06
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 24 de julho de 2026 - 19:34
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 13 de julho de 2026 - 9:08
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 8 de julho de 2026 - 14:46
3 de julho de 2026 - 16:00
Senado durante sessão plenária semipresencial para votar o projeto de lei (PL 1.847/2024) que estabelece a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia. (Relator senador Jaques Wagner) 24 de junho de 2026 - 21:50
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 15 de junho de 2026 - 9:41
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar