O governador Cláudio Castro (PL) tem 20% das intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro, aponta pesquisa Ipec no Estado divulgada na quinta-feira (21). Já o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece com 14%.
Ambos estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos.
A pesquisa também testou o nome Anthony Garotinho (União Brasil), que aparece com 9% da preferência dos eleitores. Contudo, o ex-governador anunciou na manhã de ontem que não vai mais concorrer ao governo do Estado.
Os rivais de Castro e Freixo no Rio
Enquanto Castro e Freixo lideram as intenções de voto entre os cariocas, o segundo pelotão de interessados ao governo do Rio seguem meio embolados.
- Rodrigo Neves (PDT): 6%;
- Cyro Garcia (PSTU): 4%;
- Eduardo Serra (PCB): 3%;
- Coronel Elmir Larangeira (PMB): 2%;
- Milton Temer (PSOL):1%;
- Paulo Ganime (Novo): 1%.
O cenário desconsidera o ex-prefeito Marcelo Crivella, que ainda não definiu se vai concorrer ao governo do Rio de Janeiro.
Rio: um entra e sai
A disputa também sofreu a baixa de Felipe Santa Cruz, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que saiu do quadro de pré-candidatos ao governo.
Ele era o indicado do prefeito Eduardo Paes (PSD), que buscava atrair o PSDB para a vice da chapa.
Os tucanos, porém, decidiram indicar César Maia (PSDB) para a vice de Freixo, o que incomodou o prefeito. O anúncio de Maia para a chapa do pessebista deve ocorrer nesta sexta-feira (22).
A pesquisa Ipec fez 1.008 entrevistas presencialmente entre os dias 16 e 19 de julho. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RJ-08610/2022.