🔴 É HOJE: CONFIRA AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE – VEJA COMO PARTICIPAR

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa Ipec mostra Lula com 50% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
17 de outubro de 2022
7:52 - atualizado às 20:35
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida ao Palácio do Planalto, de acordo com a terceira pesquisa Ipec (ex-Ibope) para o segundo turno. Confira os novos números do levantamento na nota publicada às 18h11.

'Congresso mudou para pior', diz Lula

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta segunda-feira (17), em evento com católicos em São Paulo que o Congresso Nacional “mudou para pior”. 

Em 2 de outubro, a população consagrou na eleição de deputados e senadores um Parlamento mais conservador e ligados a pautas que orbitam o bolsonarismo.

“Esperamos para ver se ia mudar para melhor o Congresso e mudou para pior”, declarou Lula. “Se olhar para cara do Congresso Nacional, se pensar que todos nós somos maioria, somos minoria lá”, acrescentou, ao destacar a discrepância entre representantes do agronegócio e dos sem-terra em Brasília.

Para Lula, que voltou a mostrar confiança em sua vitória, 2023 será um ano “muito complicado” com o Orçamento já em tramitação no Congresso e com parlamentares conservadores. 

“Estamos vivendo momento difícil, nunca vivi um momento como esse no Brasil”, afirmou o petista. “Se eu tivesse juízo, não estaria concorrendo à Presidência da República. Eu casei em junho com a Janja e queria fazer uma viagem para Garanhuns”, brincou, em seguida. (Estadão Conteúdo)

Tarcísio avalia tiroteio como 'ação de intimidação'

O candidato do Republicanos ao governo do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, avalia que o tiroteio que paralisou sua agenda na manhã desta segunda-feira (17) foi uma “ação de intimidação” territorial. Ele evita falar que a troca de tiros foi de cunho político, mas reitera que foi intencional.

“Bandidos notaram nossa presença ali desde cedo”, declarou o candidato, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira. 

Ao classificar quem fez a troca de tiros como “criminosos”, Tarcísio afirmou que a ação foi um recado de que ele não é “bem-vindo”. “Criminosos querem dizer que têm um lado, mas ‘não é o seu’.”

O candidato teve de interromper a agenda no Polo Universitário de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira por causa de um tiroteio. 

Nas redes sociais, ele disse ter sido alvo de “ataque de criminosos”, mas afirmou que todos da sua comitiva estão bem e que um “bandido foi baleado”. Tarcísio deixou o local em segurança, com a equipe e jornalistas. A Polícia Militar informou que uma pessoa foi baleada. (Estadão Conteúdo)

Pesquisa Ipec: Lula tem 50% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (17) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as intenções de voto para o segundo turno das eleições de 30 de outubro. 

O petista aparece com 50% contra 43% de Bolsonaro na pesquisa estimulada. Os votos brancos e nulos somam 5% e não sabem ou não responderam são 2%. 

Considerando os votos válidos — ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos — Lula tem 54% contra 46% de Bolsonaro.

O Ipec ouviu 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

Confira o levantamento completo. 

É o amor? Guedes diz que eleição é emoção e pede empenho de sertanejos por Bolsonaro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou na tarde desta segunda-feira (17) de um encontro no Palácio da Alvorada entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e cantores sertanejos, como Gusttavo Lima e Zezé Di Camargo. 

O chefe da equipe econômica pediu empenho dos artistas a favor de Bolsonaro, disse que “eleição é emoção” e afirmou que o País vive um “momento decisivo”.

“O trabalho de ministro, fazer estrada é super importante. Mas o negócio é o seguinte: hora da eleição, é emoção. São vocês, a bola está com vocês. Se eu for fazer discurso aí, eu vou conseguir três votos, quatro votos. Falou de economia, porque o desemprego, isso é conversa para o trabalho. Eleição é emoção”, declarou Guedes.

O ministro disse que Bolsonaro é “mal compreendido”, fala palavrão, mas tem “bons princípios”. 

Ao dizer que o País vive um momento decisivo, o ministro da Economia defendeu o respeito às instituições, à liberdade religiosa e ao direito à vida, em uma referência à rejeição ao aborto, tema central da campanha de Bolsonaro. 

Na última quarta-feira (12), o chefe do Executivo disse que Guedes fica no Ministério em um eventual segundo mandato e o chamou de “Pelé da economia”. Em 5 de outubro, Bolsonaro havia evitado responder se o ministro continuaria no posto e chegou a encerrar uma coletiva de imprensa quando questionado sobre o assunto. (Estadão Conteúdo)

Justiça Eleitoral de SP começa preparação de urnas eletrônicas

A Justiça Eleitoral de São Paulo começou nesta segunda-feira (17) a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições, marcado para o dia 30 de outubro.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em todo o estado serão preparadas 115.557 urnas, incluindo aquelas reservadas para alguma possível substituição.

As urnas já estão carregadas, desde o primeiro turno, com os sistemas eleitorais e os dados dos eleitores. Neste momento haverá a atualização somente dos dados para os candidatos à Presidência da República e ao governo de São Paulo.

As atividades podem ser acompanhadas por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do processo eleitoral (Ministério Público, Polícia Federal, Conselho Nacional de Justiça e Forças Armadas). 

Também podem ser verificadas a integridade e a autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas.

Cada zona eleitoral é responsável pela preparação das urnas eletrônicas de suas seções e os trabalhos são realizados no respectivo cartório ou em local designado pelo juízo eleitoral. (Agência Brasil)

Bolsonaro diz que Tarcísio deve se preocupar com segurança após tiroteio em SP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (17) que o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve se preocupar mais com sua segurança na campanha, após um tiroteio interromper a agenda do ex-ministro pela manhã em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. 

O presidente disse, contudo, que ainda não se pode falar em motivação política no incidente.

“Eu recebi um telefonema do Tarcísio, algumas imagens também, tudo é preliminar ainda, então, eu não quero me antecipar, se foi uma ação contra a equipe dele, se foi uma ação isolada, se algum conflito já estava havendo na região. Então, seria prematuro eu falar sobre isso”, declarou Bolsonaro, no Palácio do Alvorada.

Pelo Twitter, Tarcísio informou que ele e sua equipe estavam “bem” e haviam sido “atacados por criminosos”, sem dar detalhes. 

De acordo com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, Tarcísio e sua equipe foram retirados do local sem ferimentos. Bolsonaro e Heleno esclareceram, contudo, que o GSI não é responsável pela segurança do candidato ao governo de São Paulo.

O presidente ressaltou que, na semana passada, houve tiros contra uma igreja onde a primeira-dama Michelle e a senadora eleita Damares Alves (Republicanos) participariam de um ato religioso. (Estadão Conteúdo)

Barulho de tiros interrompe visita de Tarcísio a favela em SP

Tiros foram escutados no fim da manhã de hoje durante visita do candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à favela de Paraisópolis, na capital paulista.

O evento foi imediatamente interrompido.

Em sua conta no Twitter, Tarcísio disse que os tiros eram direcionados a seu pessoal de campanha. Nem o candidato nem outros membros de sua equipe foram atingidos.

Um suspeito teria sido baleado na reação da polícia.

 

CNT/MDA: Lula teria 53,5% dos votos válidos, contra 46,5% de Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente de Jair Bolsonaro (PL) na nova rodada da pesquisa CNT/MDA com vistas ao segundo turno das eleições presidenciais.

O candidato do PT à Presidência da República tem 48,1% dos votos totais. Bolsonaro aparece com 41,8% das intenções.

Realizada entre 14 e 16 de outubro, a sondagem mostra ainda que 4,1% dos eleitores seguem indecisos.

Em votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos, Lula teria 53,5%, enquanto Bolsonaro apareceria com 46,5% se as eleições fossem hoje.

A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Para o fim da tarde de hoje é esperada a divulgação da nova rodada do Ipec, ex-Ibope.

Confira aqui o calendário de pesquisas previstas para esta semana.

Lula vai reestatizar a Eletrobras? Por que voltar atrás na privatização da gigante do setor elétrico seria quase impossível

Apesar de não ser mais controlada pela União, a Eletrobras não passa ilesa aos ruídos e volatilidade que atingem as empresas estatais em período eleitoral.

Mal a oferta de ações que marcou a privatização da companhia foi concluída e rumores sobre uma possível retomada de controle estatal começaram a circular.

Isso porque o candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já mencionou em mais de uma oportunidade a oposição à operação.

Entretanto, apesar da oposição da campanha do petista ao projeto de privatização, reverter a oferta de ações que tirou a União do comando da Eletrobras teria um alto custo político e fiscal.

Entenda a situação na reportagem completa da Jasmine Olga.

Veja o calendário de pesquisas previstas para esta semana

O Ipec, antigo Ibope, abre hoje uma nova rodada de pesquisas de intenção de voto para o segundo turno das eleições presidenciais.

A maioria dos levantamentos divulgados até agora mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) por margem bastante estreita.

Confira neste link o calendário das principais pesquisas de intenção de voto previstas para esta semana e os resultados da rodada mais recente de cada uma delas.

Atlas: Indecisos declaram maior propensão a votar em Lula depois de debate

A maioria dos eleitores indecisos que assistiu ao debate da noite de domingo entre os presidenciáveis declarou-se mais propensa a votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois do confronto com Jair Bolsonaro (PL)

Segundo a AtlasIntel, 59% declararam-se mais inclinados a votar em Lula depois de assistirem ao debate organizado pelas TVs Band e Cultura, pelo portal UOL e pelo jornal Folha de S. Paulo.

Em contrapartida, 32% disseram estar propensos a reconduzir Bolsonaro a um novo mandato.

Os 9% restantes continuam indecisos, segundo os grupos focais organizados pela AtlasIntel.

https://twitter.com/PollsterGraph/status/1581829814516084736

 

Veja a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos qualificados para a disputa do segundo turno da eleição deste ano à Presidência da República nesta segunda-feira, 17 de outubro.

Jair Bolsonaro (PL): o candidato terá atividades de campanha em Brasília.

Lula (PT): o candidato participa, a partir do meio-dia, da Caminhada Brasil da Esperança em São Mateus, zona leste de São Paulo; às 16h terá encontro com padres, freiras e religiosos na capital paulista.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO

Comissão aprova requerimento contra Lula por possível interferência em apuração de fraudes no INSS

24 de junho de 2025 - 18:07

O pedido ainda depende do aval do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ser encaminhado à PGR

“MENOS RUIM”

Avaliação negativa do governo Lula diminui, mas petista aparece empatado com Bolsonaro em simulação de eleições

17 de junho de 2025 - 17:29

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) traz avaliações segmentadas sobre a atuação do governo federal e simulações para as eleições em 2026

LEVANTAMENTO

Pesquisas indicam que avaliação do governo Lula interrompeu melhora; aprovação cai

12 de junho de 2025 - 20:02

Datafolha mostra que 40% dos entrevistados consideram o governo petista ruim ou péssimo; Ipsos-Ipec diz que a desaprovação se manteve em 55%

IMPOSTO NA VEIA

Lula e Haddad defendem taxar títulos isentos após publicação da medida provisória: “Não fui eleito para beneficiar rico”, diz o presidente

12 de junho de 2025 - 16:26

Segundo o governo, a medida visa corrigir distorções no sistema tributário e não irá afetar o produtor ou os preços

ISENÇÕES NA MIRA

Pente fino dos impostos chega nas deduções de despesas médicas no Imposto de Renda — Hugo Motta defende criação de teto

9 de junho de 2025 - 12:50

O presidente da Câmara dos Deputados participou de evento nesta segunda-feira (9) e falou sobre as pautas do Congresso para os próximos dias

ELEIÇÕES 2026

Tarcísio de Freitas defende agronegócio e fala em desindexar o salário mínimo e rever programas sociais para “emancipar” população

5 de junho de 2025 - 17:27

O governador de São Paulo participou do Global Agribusiness Festival nesta quinta-feira

PESQUISA GENIAL/QUAEST

Bolsonaro permanece como favorito no 2º turno contra Lula, mas Tarcísio ganha espaço; 66% acham que petista não deveria concorrer

5 de junho de 2025 - 10:45

Principais candidatos da oposição crescem e já aparecem empatados com Lula num eventual segundo turno; 65% dos brasileiros acham que Bolsonaro também não deveria concorrer

AGORA É PRA VALER

Mudança nos concursos públicos: Lula sanciona lei que amplia cotas; entenda como as novas regras funcionam

4 de junho de 2025 - 17:50

Novo percentual incidirá sobre total de vagas dos processos seletivos para cargos efetivos e temporários da administração pública federal

FORAGIDA

Alexandre de Moraes manda prender Carla Zambelli após saída da deputada do Brasil; entenda o caso

4 de junho de 2025 - 15:44

Procuradoria-Geral da República pediu a prisão preventiva na noite de terça-feira (3)

CIDADÃ ITALIANA

Carla Zambelli sai do Brasil dias após STF condenar a deputada à prisão por dez anos; entenda o caso 

3 de junho de 2025 - 15:55

Zambelli foi para a Europa, onde diz ter cidadania, e afirmou que pedirá licença do mandato de deputada federal

NOVA ROTA

Haddad fala em ‘sugestão estrutural’ como alternativa ao aumento do IOF após negociações com o Congresso

2 de junho de 2025 - 14:44

Alternativas ao aumento do IOF incluem a revisão de benefícios fiscais e a parceria com legislativo para fortalecer a arrecadação

ELEIÇÕES NO HORIZONTE

Desaprovação ao governo Lula atinge o maior nível da série e coloca em risco reeleição do presidente, segundo pesquisa do AtlasIntel

30 de maio de 2025 - 16:48

O levantamento é o primeiro do instituto após as fraudes do INSS e do aumento do IOF

EMBATES POLÍTICOS

Plano alternativo ao IOF deve “evitar gambiarras” e Lula precisa entrar na negociação, diz Hugo Motta

29 de maio de 2025 - 18:30

Presidente da Câmara afirmou que o Brasil está cansado de tantos impostos e que se a equipe econômica não resolver, o Congresso irá

CONTANDO OS DIAS

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025 - 18:52

Brasil já entrou no período de vazio sanitário, em que contabiliza 28 dias sem novos casos para voltar ao status de “livre de gripe aviária”

AGROFORUM 2025

“Se fizer o dever de casa e sinalizar um ajuste fiscal, imediatamente a economia melhora”, diz Mansueto Almeida

22 de maio de 2025 - 17:46

Economista-chefe do BTG Pactual acredita que com sinais claros de responsabilidade fiscal e controle de gastos, juros e inflação no país teriam espaço para cair rapidamente

RESSARCIMENTO

Fraude no INSS: descontos indevidos já comunicados somam R$ 1 bilhão em devoluções; governo amplia atendimento com os Correios

22 de maio de 2025 - 16:26

Em entrevista coletiva, presidente do INSS falou sobre os ressarcimentos e confirmou parceria com os Correios para atendimento presencial a partir do dia 30

SETOR DE ENERGIA

Lula assina MP que deixa conta de luz mais cara para a classe média e amplia isenção para baixa renda; veja como vai ficar

21 de maio de 2025 - 19:09

Texto, que ainda pode sofrer mudanças no Congresso, também amplia o mercado livre de energia e reduz subsídios para fontes renováveis

MUDANÇA À VISTA

Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo e aumenta mandatos para 5 anos

21 de maio de 2025 - 14:28

Agora, o texto segue para análise do plenário do Senado

PROGRAMAS SOCIAIS

Conta de luz deve ficar mais cara, mas não para todos — projeto do governo prevê isenção para baixa renda e aumento para classe média, diz jornal 

20 de maio de 2025 - 18:46

Reforma do setor elétrico tem como objetivo ampliar os beneficiados pela tarifa social, mas custo excedente recairá sobre demais clientes residenciais e pequenos comerciantes

ÔNUS DA PROVA

Fraude do INSS: ação pede fim de regra que transfere ‘prova diabólica’ a aposentados

20 de maio de 2025 - 14:49

Segundo o documento, a Instrução Normativa PRES/INSS nº 186/2025 fragiliza aposentados e pensionistas ao inverter o ônus da prova, transferindo aos beneficiários a responsabilidade de comprovar os descontos indevidos

GRIPE AVIÁRIA

Exportações de frango na berlinda: Brasil mira retomar exportações em 28 dias

19 de maio de 2025 - 13:56

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que, mesmo com a retomada do status de livre de gripe aviária, a normalização das exportações de carne de frango será gradual
Agência Brasil

CALENDÁRIO DE RESSARCIMENTO

INSS vai devolver R$ 292,6 milhões entre maio e junho; veja datas de pagamento

13 de maio de 2025 - 16:58

O valor a ser restituído corresponde às mensalidades de associações e sindicatos descontadas indevidamente em abril; a consulta pode ser feita pelo app Meu INSS ou pelo telefone 135

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar