⚠️ DIVIDENDOS EM RISCO? Lula e Bolsonaro querem taxar seus proventos e podem atacar sua renda extra em 2023. Saiba mais aqui

2022-09-20T12:48:20-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
ELEIÇÕES 2022

Em tom de campanha, Bolsonaro ataca Lula e exalta economia em discurso na ONU

Discurso de Bolsonaro foi, em boa parte, voltado para o público interno, direcionado às eleições, com acenos também para a comunidade internacional

20 de setembro de 2022
12:48
Bolsonaro
Imagem: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou seu discurso durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para atacar seu principal adversário nas eleições deste ano e exaltar a economia.

Bolsonaro também exaltou o agronegócio e tratou o País como "referência" de sustentabilidade e defesa do meio ambiente.

O discurso do presidente foi, em boa parte, voltado para o público interno, direcionado para as eleições, com acenos também para a comunidade internacional.

Sem citar nominalmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro falou das condenações do petista na Operação Lava Jato, posteriormente anuladas.

"No meu governo, extirpamos a corrupção sistêmica que existia no País. Somente entre o período de 2003 e 2015, onde a esquerda presidiu o Brasil, o endividamento da Petrobras por má gestão, loteamento político em e desvios chegou a casa dos US$ 170 bilhões", afirmou o presidente no início de sua fala.

Orgulho nacional

Ao afirmar que o "nosso agronegócio é orgulho nacional", Bolsonaro disse "que, também na área do desenvolvimento sustentável, o patrimônio de realizações do Brasil é fonte de credibilidade para a ação internacional".

Segundo Bolsonaro, "dois terços de todo o território brasileiro permanecem com vegetação nativa, que se encontra exatamente como estava quando o Brasil foi descoberto, em 1500".

Bolsonaro diz que pesquisas não valem de nada e que vai ganhar no 1º turno

Ao sair do hotel, a caminho da sede da ONU em Nova York, Bolsonaro (PL), voltou a criticar as pesquisas eleitorais.

Ao comentar sobre sua expectativa quanto ao primeiro turno da disputa, disse que o que tem sentido é que o povo está ao seu lado, mas não respondeu a uma pergunta sobre se entregaria o cargo caso perdesse nas urnas.

"Essas pesquisas não valem de nada… Se você acredita em pesquisas, não vou falar contigo", respondeu Bolsonaro ao jornalista da BBC Leandro Prazeres.

"Não vou falar em hipóteses. Vamos ganhar no primeiro turno", emendou, ao ser questionado sobre a possibilidade de ter de deixar o cargo caso perca as eleições.

Imprensa britânica critica uso político de viagem presidencial a Londres

Bolsonaro desembarcou em Nova York sob uma saraivada de críticas da imprensa britânica.

Veículos da imprensa do Reino Unido apontaram uso político da visita do presidente a Londres para o funeral da rainha Elizabeth II.

O chefe do Executivo fez um discurso em tom eleitoral para apoiadores de seu governo no domingo e foi a um posto de gasolina gravar um vídeo comparando o preço do combustível com o do Brasil.

O conservador The Times deu o seguinte título a uma matéria: "Bolsonaro rompe o luto para marcar pontos políticos".

O The Guardian chamou o presidente de "populista da América do Sul" e classificou a viagem como uma "oportunidade de ouro para impulsionar sua campanha à reeleição".

O Independent titulou com "Bolsonaro é acusado de transformar visita ao funeral da rainha em comício político".

Na mesma linha das demais publicações, o veículo noticiou a viagem como uma conveniência para a campanha eleitoral do chefe do Executivo.

Na segunda-feira, Bolsonaro se irritou com uma jornalista que o questionou sobre o uso político da viagem.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

A FORÇA DO VENTO

Copel (CPLE6) desembolsa R$ 1,8 bilhão por complexos eólicos no Rio Grande do Norte; veja detalhes

6 de outubro de 2022 - 19:49

A companhia destaca que os dois complexos estão um região que é considerada como “uma das melhores do mundo para a geração de energia de fonte eólica”

ELEIÇÕES 2022

Lula cede espaço para Bolsonaro no Nordeste e perde 9 pontos, segundo pesquisa Genial/Quaest

6 de outubro de 2022 - 19:25

O petista ainda segue liderando as intenções de voto na região onde sempre foi líder absoluto nas pesquisas, mas avanço do rival é um movimento significativo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ibovespa emplaca mais uma alta, a disparada da Mobly (MBLY3) e o Nobel de Literatura; confira os destaques do dia

6 de outubro de 2022 - 18:51

Ao longo desta semana, o Ibovespa e os principais índices de Wall Street estão seguindo caminhos distintos.  Enquanto na B3 a alta do petróleo e a repercussão positiva do primeiro turno das eleições seguem levando a bolsa a patamares cada vez mais próximos dos 120 mil pontos, Nova York continua de olho na inflação e […]

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa pega carona com o petróleo mais uma vez e vai na contramão de NY; dólar também avança

6 de outubro de 2022 - 18:35

Embora o dólar tenha acompanhado a tensão internacional, o Ibovespa voltou a ir na contramão de Nova York com a ajuda do petróleo

UM PÉ NO TÚMULO

Fundo imobiliário MFII11 volta ao ramo de cemitérios com compra de participação em consórcio de serviços funerários

6 de outubro de 2022 - 18:26

O FII detém 35% do Consórcio Cortel São Paulo, responsável pela gestão, operação, manutenção e exploração de cinco cemitérios na capital paulista

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies