🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-06-14T23:25:26-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
ELEIÇÕES 2022

Custará caro: se Biden ajudar Bolsonaro, impeachment entra em campo — entenda a história

Presidente já negou que tenha pedido uma força do homem mais poderoso do mundo para se reeleger, mas petistas já falam em notícia-crime

13 de junho de 2022
20:28 - atualizado às 23:25
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, em fundo preto
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro - Imagem: Shutterstock

O ditado popular diz que onde há fumaça, há fogo. Se para a política isso também é verdade, não há como saber. Mas fato é que o presidente Jair Bolsonaro se viu no meio de uma fogueira por conta do encontro com o presidente dos EUA, Joe Biden.

Para apagar o incêndio, Bolsonaro teve que vir à público nesta segunda-feira (13) negar que tenha pedido ajuda de Biden para conseguir a reeleição em outubro. 

Reportagem publicada pela Bloomberg no sábado (11) diz que, além de pedir apoio ao colega norte-americano, o presidente brasileiro teria retratado o principal adversário nas urnas, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, como um "risco para os interesses dos EUA".

A declaração, de acordo com o serviço de notícias, ocorreu em um encontro privado entre Biden e Bolsonaro durante a Cúpula das Américas.

"Não existe isso aí. Teve uma reunião bilateral ampliada, com 20 pessoas presentes, 30 minutos de conversa e depois pedi uma reservada com Joe Biden. O que nós tratamos ali é reservado”, disse Bolsonaro. 

“Cada um pode falar o que bem entender. O que eu conversei com Biden não sai de mim e não sai do Carlos França [ministro das Relações Exteriores[", acrescentou, reforçando que a matéria seria apenas "especulação". 

É questão de impeachment?

A notícia de que Bolsonaro pediu ajuda a Biden contra a candidatura de Lula deixou os aliados do petista inconformados. 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse à coluna do jornalista Chico Alves, do Uol, que tanto na legislação brasileira quanto na norte-americana, o atual presidente deveria ser afastado do cargo imediatamente e responder por traição à pátria. 

Rodrigues alegou que isso não deve ocorrer porque Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e Augusto Aras, procurador-geral da República, compactuam com Bolsonaro.

Randolfe afirma que dará entrada em notícia-crime contra Bolsonaro, solicitando investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também disse que “cabe mais um pedido de impeachment".

Bolsonaro vai aos debates? 

Além de negar que pediu ajuda ao homem mais poderoso do mundo, Bolsonaro voltou a dizer nesta segunda-feira que comparecerá nos debates no primeiro turno — mas tudo dependerá das circunstâncias. 

Segundo o presidente, ele não confirmou ainda se vai participar porque não quer ser acusado de recuar na última hora.

Vale lembrar que outros candidatos a presidente já deixaram de participar de debates e que essa não é uma decisão ilegal. 

"Debater com Lula eu debato hoje, sem problema algum. O que acontece hoje, num clima desses, é que os outros candidatos vão para lá bater em mim, todos estão contra mim”, afirmou Bolsonaro entrevista para a rádio CBN. 

No segundo turno, se houver debate, o presidente disse que comparecerá "obviamente".

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

NOITE CRIPTO

Na luta: bitcoin (BTC) opera em alta, mas performance não dá inveja; confira cotações

Apesar do avanço, o último mês foi o pior da história do bitcoin. A queda de 37,9% se consolidou como a mais terrível da história, desbancando maio de 2021, quando o recuo foi de 35,4%

PROBLEMAS FINANCEIROS

Tenda (TEND3) negocia com credores e consegue sinal verde para flexibilizar endividamento

Os detentores de debêntures da empresa aceitaram mudar os termos das dívidas em troca de garantias – e remuneração – extras

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

‘Pane’ nas exchanges, os limites para a Rússia e a queda do Ibovespa; confira os destaques do dia

Os corredores do mercado financeiro estavam mais silenciosos do que o habitual nesta segunda-feira (04).  Nos Estados Unidos, as bolsas em Wall Street ficaram fechadas devido ao feriado do Dia da Independência americana, mas parece que boa parte dos investidores brasileiros também deu uma esticadinha no fim de semana.  Sem Nova York e com o […]

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa cai abaixo dos 99 mil pontos em dia de baixa liquidez; dólar e juros sobem com petróleo

Sem Wall Street, o Ibovespa teve um dia de movimentação limitada. Apesar da alta do petróleo, o índice não conseguiu se consolidar em alta

ELEIÇÕES 2022

Quem é Maria Luiza Ribeiro Viotti, a primeira mulher a comandar o Itamaraty se Lula vencer as eleições?

A indicação de uma mulher para o Itamaraty contemplaria o movimento feminino na diplomacia, que ganhou força política no Congresso e foi incentivado por Amorim no passado; o Brasil nunca teve uma chanceler

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies