A Pague Menos (PGMN3) e a Ultrapar (UGPA3) informaram nesta sexta-feira (11) que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) emitiu um despacho em que declara “complexa a aquisição da Extrafarma". Em outras palavras: o negócio será analisado com lupa pelo órgão regulador.
A declaração de complexidade, segundo as empresas, é uma etapa regular na tramitação de negócios em que o Cade necessita de aprofundamento, “e em nada altera as comunicações já realizadas ao mercado sobre a transação”.
Em maio do ano passado, a rede de drogarias Pague Menos anunciou a compra da rival Extrafarma, que pertence à Ultrapar, por R$ 700 milhões.
Extrafarma segue Hapvida e Intermédica
A declaração não significa necessariamente que o negócio pode ser barrado. Um exemplo disso é que Hapvida (HAPV3) e NotreDame Intermédica (GNDI3).
Em setembro, o Cade também anunciou que aprofundaria a análise do processo de fusão de entre as empresas do setor de saúde. A operação, que criou uma das maiores provedoras de saúde do mundo, levou seis meses para ser liberada - o que aconteceu em dezembro de 2021.
No entanto, na ocasião da declaração de complexidade do negócio, as ações das duas empresas chegaram a cair 6%.