Faltando poucos dias para o aniversário de um ano da assinatura do contrato de venda da Petrobras Gás S.A. (Gaspetro), a Petrobras (PETR4) concluiu nesta segunda-feira (11) o negócio com a Compass. Com isso, a petroleira enfim embolsou os R$ 2,09 bilhões acertados com a subsidiária da Cosan (CSAN3) pela participação de 51% na empresa.
A finalização ocorre pouco mais de duas semanas após o sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). E foi o órgão responsável pela livre concorrência no Brasil quem atrasou o pagamento da estatal ao levar quase um ano para aprovar a transação.
A estatal destaca, em comunicado, que a operação está alinhada com o Termo de Compromisso de Cessação (TCC) assinado com o Cade em 2019. O acordo visa promover a concorrência no setor de gás natural no Brasil, "bem como a
estratégia de gestão do portfólio e a melhoria de alocação do capital da companhia".
Vale lembrar que a Gaspetro é uma holding com participação societária em 19 companhias distribuidoras de gás natural, localizadas em todas as regiões do Brasil.
Suas redes de distribuição somam aproximadamente 10 mil quilômetros, atendendo a mais de 500 mil clientes, com volume distribuído de cerca de 29 milhões metros cúbicos por dia.
Venda da Gaspetro pela Petrobras (PETR4) foi repleta de reviravoltas
Além da demora na análise do Cade, a venda da divisão de gás da Petrobras teve outras reviravoltas. A estatal chegou a cogitar a possibilidade de abrir o capital da Gaspetro na bolsa para desfazer-se de sua participação, mas em maio de 2020 optou por formar concorrência.
O acordo com a Compass foi fechado em 29 de julho do ano passado. E foi por pouco que a subsidiária da Cosan não ficou de fora.
Em novembro de 2020, a Petrobras chegou a desqualificar a Compass do certame. Na interpretação da estatal, a participação da Compass violaria o já mencionado TCC com o Cade, firmado para regular o processo de desinvestimentos dos ativos de gás da estatal.
Algumas semanas depois da desqualificação, entretanto, o Cade analisou o caso e indicou que a participação da subsidiária da Cosan não caracterizaria violação ao TCC.
O acordo com a Compass
O acordo entre as empresas foi firmado em julho de 2021. A Compass comprometeu-se a pagar R$ 2,03 bilhões por toda a participação da Petrobras (PETR4) na Gaspetro.
A Petrobras detém 51% da empresa, que possui participação em diversas distribuidoras de gás. Os 49% restantes foram vendidos japonesa Mitsui em 2015.
A Compass foi criada pela Cosan em 2020 para atuar no segmento de gás e energia. Ela controla a Comgás, maior distribuidora de gás do país com mais de 19 mil quilômetros de rede instalada e 2,1 milhões de clientes em 94 municípios do Estado de São Paulo.