Na última quarta-feira (08), o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) deu uma vitória importante para as operadoras de saúde, com potencial de reduzir custos e a sinistralidade de diversas empresas da bolsa – como Hapvida (HAPV3), Qualicorp (QUAL3) e SulAmérica (SULA11).
Para o STJ, os planos de saúde não estão obrigados a pagarem por procedimentos que não se encontram no rol listado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
Agora, o rol passa a ser taxativo. Anteriormente, a lista era considerada apenas exemplificativa. Na prática, isso significa que pacientes que entrarem na justiça buscando amparo dos planos de saúde para doenças e procedimentos não contemplados pelo documento devem ter suas solicitações negadas – principalmente pessoas com doenças raras.
A aprovação da medida deu fôlego extra para os papéis das operadoras de saúde nos últimos dias, principalmente para a Qualicorp (QUAL3).
Nesta sexta-feira (10), a companhia descolou-se do movimento negativo visto no Ibovespa e chegou a subir mais de 9%, a R$ 12,43 na máxima do dia. Desde a aprovação, a alta foi de 12%. Acompanhe nossa cobertura de mercados.
No caso da Hapvida, que teve alta significativa nos últimos dias, a sessão é de realização de lucros, mas a empresa ainda sobe mais de 4% na semana. A SulAmérica, que também cai hoje, tem alta acumulada de pouco mais de 1%.