O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-27T19:31:27-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Carolina Gama
PERFORMANCE OPERACIONAL

Preço em alta, produção também: veja o quanto a Petrobras (PETR4) entregou de petróleo no primeiro trimestre

Mais uma vez, a produção no pré-sal voltou a bater recorde entre janeiro e março, correspondendo a cerca de 60% do total

27 de abril de 2022
18:40 - atualizado às 19:31
Fachada de prédio da Petrobras (PETR3 e PETR4) | Dividendos
Imagem: Shutterstock

O noticiário econômico desta quarta-feira (27) é dominado por dois grandes nomes do mercado acionário brasileiro. Além da Vale (VALE3), que divulgou balanço financeiro, a Petrobras (PETR4) liberou o relatório de produção do primeiro trimestre.

Considerado uma "prévia" do balanço, o documento indica que a petroleira produziu 2,796 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed) entre janeiro e março de 2022. O número é 1,1% superior aos 2,765 MMboed registrados no mesmo período do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre, o incremento foi de 3,4%.

A alta foi puxada mais uma vez pelo pré-sal, cuja produção voltou a bater recorde, com média anual de 1,682 MMboed. O número corresponde a cerca 60% do total entregue pela Petrobras.

Considerando o total comercial, a Petrobras produziu 2,462 MMboed no primeiro trimestre, um aumento de 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma alta de 2,4% na comparação com o quarto trimestre.

Petróleo, gás e derivados

A produção brasileira de petróleo foi de 2,231 Mbdp entre janeiro e março deste ano, o que representou um avanço de 1,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação ao quarto trimestre, a alta foi de 3,7%.

Já a produção interna de gás natural foi de 526 mil boe por dia, um incremento de 0,6% em base anual e de 2,5% em termos trimestrais.

A produção de derivados totalizou 1,726 Mbpd no primeiro trimestre de 2022, uma queda de 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma baixa de 9,6% na comparação com o quarto trimestre.

Já as vendas de derivados subiram 2,0% na comparação entre com o primeiro trimestre de 2021, para 1,7 Mbpd. Na comparação com o quarto trimestre, no entanto, houve queda de 8,1%.

Quem ajudou no desempenho da Petrobras (PETR4)?

A produção da Petrobras (PETR4) no primeiro trimestre foi embalada pela continuidade dos ramp-ups (aumentos de produção) no campos de Sépia, Berbigão e Sururu, no pré-sal da Bacia de Santos.

Além disso, a estatal informou que realizou menos paradas para manutenção de plataformas quando comparado ao quarto trimestre e também indicou a entrada em operação de novos poços no pós-sal da Bacia de Campos.

A Petrobras disse ainda que iniciou a produção em dois poços novos no Campo de Roncador, na Bacia de Campos, que adicionaram a produção de 18 boe por dia.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Desaceleração da China gera mal estar e bolsas amanhecem pressionadas; Ibovespa acompanha tensão na Petrobras (PETR4)

No panorama doméstico, os balanços de Magazine Luiza, Nubank e outros movimentam o dia

Fã ou hater?

O Nubank (NUBR33) vai calar a boca dos críticos? Saiba o que esperar dos resultados do 1T22 do banco digital

Nubank é um daqueles papéis que costumam gerar um comportamento binário dos investidores, a exemplo de Oi (OIBR3) e IRB (IRBR3): ou você é fã, ou é hater.

'PERGUNTA PRO SACHSIDA'

Bolsonaro se pronuncia sobre ‘fritura’ e possível substituição do presidente da Petrobras (PETR4)

Bolsonaro voltou a dizer que “ninguém vai tabelar preço de combustível”, mas afirmou que a “finalidade social” da Petrobras não está sendo cumprida

BAIXOU A PREVISÃO

Magazine Luiza (MGLU3) rebaixado: JP Morgan corta previsão para ações antes do balanço de amanhã, mas projeção ainda é de alta de quase 50%; entenda motivos

O cenário de alta dos juros deve pressionar o varejo, mas o JP Morgan entende que a empresa está bem posicionada no setor

ESFRIOU

Ano deve ter queda de fusões e aquisições, mas 2022 conta com negócios de grante porte até o momento; relembre algumas delas

Entre os fatores que causaram essa freada, estão a guerra entre Rússia e Ucrânia e a expectativa de desaceleração na China, após lockdowns para conterdos casos de covid

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies