O noticiário econômico desta quarta-feira (27) é dominado por dois grandes nomes do mercado acionário brasileiro. Além da Vale (VALE3), que divulgou balanço financeiro, a Petrobras (PETR4) liberou o relatório de produção do primeiro trimestre.
Considerado uma "prévia" do balanço, o documento indica que a petroleira produziu 2,796 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed) entre janeiro e março de 2022. O número é 1,1% superior aos 2,765 MMboed registrados no mesmo período do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre, o incremento foi de 3,4%.
A alta foi puxada mais uma vez pelo pré-sal, cuja produção voltou a bater recorde, com média anual de 1,682 MMboed. O número corresponde a cerca 60% do total entregue pela Petrobras.
Considerando o total comercial, a Petrobras produziu 2,462 MMboed no primeiro trimestre, um aumento de 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma alta de 2,4% na comparação com o quarto trimestre.
- MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui
Petróleo, gás e derivados
A produção brasileira de petróleo foi de 2,231 Mbdp entre janeiro e março deste ano, o que representou um avanço de 1,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação ao quarto trimestre, a alta foi de 3,7%.
Já a produção interna de gás natural foi de 526 mil boe por dia, um incremento de 0,6% em base anual e de 2,5% em termos trimestrais.
A produção de derivados totalizou 1,726 Mbpd no primeiro trimestre de 2022, uma queda de 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma baixa de 9,6% na comparação com o quarto trimestre.
Já as vendas de derivados subiram 2,0% na comparação entre com o primeiro trimestre de 2021, para 1,7 Mbpd. Na comparação com o quarto trimestre, no entanto, houve queda de 8,1%.
Quem ajudou no desempenho da Petrobras (PETR4)?
A produção da Petrobras (PETR4) no primeiro trimestre foi embalada pela continuidade dos ramp-ups (aumentos de produção) no campos de Sépia, Berbigão e Sururu, no pré-sal da Bacia de Santos.
Além disso, a estatal informou que realizou menos paradas para manutenção de plataformas quando comparado ao quarto trimestre e também indicou a entrada em operação de novos poços no pós-sal da Bacia de Campos.
A Petrobras disse ainda que iniciou a produção em dois poços novos no Campo de Roncador, na Bacia de Campos, que adicionaram a produção de 18 boe por dia.