O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Empresa de telecomunicações dá passos na direção de encerrar o processo de recuperação judicial, mas papéis têm apanhado ao longo do ano, acumulando queda de mais de 64%

“Não sei se vou, ou se fico… não sei se fico ou se vou…” Se você viu as ações da Oi subirem mais de 1% nesta sexta-feira (08) e caírem no mesmo grau ao fim do dia e ficou na dúvida se compra, vende ou fica com os papéis OIBR3, o UBS pode ajudar.
A empresa de telecomunicações segue avançando rumo à saída da recuperação judicial. Para isso, a Oi vendeu ativos importantes — entre eles, a divisão de telefonia móvel — dando passos para liquidar o processo.
Essa notícia pode ter empolgado muitos investidores que têm ou que estão interessados em adquirir os papéis OIBR3, que vem apanhado no ano, acumulando perdas superiores a 64%. Afinal, se as ações caíram tanto e a saída da recuperação judicial está próxima, há uma oportunidade de lucro adiante, não?
Bem, segundo o UBS, o momento é de cautela em relação às ações da Oi (OIBR3).
O banco rebaixou a recomendação para os papéis da empresa, de compra para neutra, e cortou o preço-alvo de R$ 1,70 para R$ 0,60 — o que representa um potencial de valorização de 11% em relação ao fechamento de quinta-feira (08).
O banco justifica a ação afirmando que a Oi será desafiada em várias frentes:
Leia Também
O UBS diz ainda que o prêmio da empresa pode ser a participação na V.Tal — o negócio de fibra ótica da Oi —, que foi reduzida de 42,1% para 34,7%, mas que pode levar anos para ser monetizada.
O gráfico abaixo mostra o desempenho das ações OIBR3 no ano:

O principal potencial de alta que o UBS vê para a Oi (OIBR3) pode vir da gestão de passivos, mas — e sempre tem um mas — o potencial de melhoria de custos é desafiado pelo atual ambiente de baixa liquidez e alta aversão a riscos.
O banco suíço avalia a que a Oi esteja sendo negociada com um múltiplo de 15 vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) estimado para 2023 — acima dos players tradicionais, mas o UBS aponta que a participação na V.Tal justifica o valuation mais esticado.
No entanto, a alta complexidade e a margem de manobra limitada podem fazer com que os investidores se afastem, por isso o banco prefere permanece neutro em relação às ações da Oi.
O UBS ainda chama atenção para duas tendências não tão favoráveis na banda larga: concorrência e consolidação.
O mercado brasileiro de banda larga está dividido entre os três maiores players, que têm 52% de participação de mercado, e mais de 15.000 provedores de banda larga, que ficam com os 48% restantes.
Para o banco, essa fragmentação tem duas consequências:
O UBS chama atenção ainda para o fato de que a consolidação do mercado também impulsionará a consolidação da rede, resultando em menor demanda por serviços V.Tal.
AÇÃO FICOU BARATA?
VEM CISÃO AÍ?
A TESE AZEDOU?
FÔLEGO EXTRA
INDO ÀS COMPRAS
PROGRAMA DE FIDELIDADE
O ADEUS DO ESTADO
ATENÇÃO, ACIONISTA
ESPAÇO PARA RECUPERAÇÃO?
ATENÇÃO CONSUMIDORES
NOVO PROGRAMA PARA CARRO NOVO
APÓS RESULTADOS FRACOS
SD ENTREVISTA
ATENÇÃO USUÁRIOS
HÁ DÉCADAS NA BOLSA
MAIS VALOR AO ACIONISTA
ADEUS BARRIGA DE CHOPE?
A CONTA NÃO FECHOU?
DESTAQUES
MINÉRIO DE FERRO