Os bancos digitais seguem trilhando o caminho da popularização no Brasil. Prova disso é que os chamados neobancos tiveram 23,2 milhões de downloads em maio — acima dos 22,4 milhões de abril. O aumento foi liderado pela Bitz, carteira digital (ewallet) do Bradesco (BBDC4) que fez o Nubank (NUBR33) comer poeira.
No mês passado, o aplicativo da Bitz teve 3,4 milhões de downloads, um volume muito próximo ao recorde do Nubank de março de 2022, de acordo com levantamento do Bank of America.
PayPal, Neon, Next, iti, PagBank e Mercado Pago aparecem logo atrás nessa corrida, registrando mais downloads em maio do que em abril.
Em contrapartida, o Nubank puxou a média geral de downloads entre os neobancos para baixo em maio, de acordo com o BofA, embora ainda seja o segundo mais baixado.
Número de downloads do Nubank na comparação mensal, segundo o BofA:
- Abril: 2,84 milhões
- Maio: 2,6 milhões
- Média mensal: 2,88 milhões
Segundo Bank of America, o grupo de neobancos adicionou 2,7 milhões de usuários ativos mensais no período.
O PayPal foi o que mais contribuiu para esse aumento, seguido pelo Nubank e Bitz — com 600 mil cada. Por outro lado, Pan e AME Digital estiveram entre as quedas, com menos 500 mil cada.
Nubank (NUBR33) é vice entre plataformas de investimento
O Nubank pode até ter comido poeira na corrida geral entre os bancos digitais, mas no quesito plataformas de investimentos e corretoras, o NUBR33 ocupou a vice-liderança em maio.
Segundo o BofA, o BTG Pactual foi o aplicativo mais baixado no mês passado, com novos 500 mil downloads, seguido por Nubank e Rico. Na comparação anual, NuInvest, Modal e Ion tiveram o maior aumento de downloads.
No geral, as plataformas de investimento tiveram 1,5 milhão de downloads no mês passado, melhor do que 1,4 milhão em abril.
Os números, no entanto, ainda ficam abaixo dos níveis recordes observados em 2021, quando os downloads foram impulsionados por uma taxa Selic historicamente baixa.
A base de usuários ativos das plataformas de investimento permaneceu estável em relação a abril, já que os novos usuários ativos da XP (170 mil) foram compensados pela menor atividade no BTG Pactual e Modal, segundo o BofA.
E os bancos tradicionais?
Os downloads dos bancos tradicionais atingiram 10,9 milhões em maio, acima dos 9,8 milhões de abril de 2022 e dos 7,5 milhões de maio de 2021.
A aceleração foi apoiada pelo Caixa Tem, que continua ganhando força devido à distribuição de benefícios do governo federal e programas de crédito.
Os bancos privados combinados cresceram 37% em base anual, bem acima dos neobancos, com 9% na mesma base de comparação.
A base de uso ativo dos bancos tradicionais aumentou 3,5 milhões em base mensal, suportada pelo Caixa Tem, Bradesco e Banco do Brasil.