Comeu poeira? Bitz, do Bradesco (BBDC4), vence o Nubank (NUBR33) na corrida digital de maio — veja os números
Bank of America fez um levantamento sobre os aplicativos mais baixados no mês passado e entre os destaques também aparecem PayPal e BTG Pactual

Os bancos digitais seguem trilhando o caminho da popularização no Brasil. Prova disso é que os chamados neobancos tiveram 23,2 milhões de downloads em maio — acima dos 22,4 milhões de abril. O aumento foi liderado pela Bitz, carteira digital (ewallet) do Bradesco (BBDC4) que fez o Nubank (NUBR33) comer poeira.
No mês passado, o aplicativo da Bitz teve 3,4 milhões de downloads, um volume muito próximo ao recorde do Nubank de março de 2022, de acordo com levantamento do Bank of America.
PayPal, Neon, Next, iti, PagBank e Mercado Pago aparecem logo atrás nessa corrida, registrando mais downloads em maio do que em abril.
Em contrapartida, o Nubank puxou a média geral de downloads entre os neobancos para baixo em maio, de acordo com o BofA, embora ainda seja o segundo mais baixado.
Número de downloads do Nubank na comparação mensal, segundo o BofA:
- Abril: 2,84 milhões
- Maio: 2,6 milhões
- Média mensal: 2,88 milhões
Segundo Bank of America, o grupo de neobancos adicionou 2,7 milhões de usuários ativos mensais no período.
Leia Também
O PayPal foi o que mais contribuiu para esse aumento, seguido pelo Nubank e Bitz — com 600 mil cada. Por outro lado, Pan e AME Digital estiveram entre as quedas, com menos 500 mil cada.
Nubank (NUBR33) é vice entre plataformas de investimento
O Nubank pode até ter comido poeira na corrida geral entre os bancos digitais, mas no quesito plataformas de investimentos e corretoras, o NUBR33 ocupou a vice-liderança em maio.
Segundo o BofA, o BTG Pactual foi o aplicativo mais baixado no mês passado, com novos 500 mil downloads, seguido por Nubank e Rico. Na comparação anual, NuInvest, Modal e Ion tiveram o maior aumento de downloads.
No geral, as plataformas de investimento tiveram 1,5 milhão de downloads no mês passado, melhor do que 1,4 milhão em abril.
Os números, no entanto, ainda ficam abaixo dos níveis recordes observados em 2021, quando os downloads foram impulsionados por uma taxa Selic historicamente baixa.
A base de usuários ativos das plataformas de investimento permaneceu estável em relação a abril, já que os novos usuários ativos da XP (170 mil) foram compensados pela menor atividade no BTG Pactual e Modal, segundo o BofA.
E os bancos tradicionais?
Os downloads dos bancos tradicionais atingiram 10,9 milhões em maio, acima dos 9,8 milhões de abril de 2022 e dos 7,5 milhões de maio de 2021.
A aceleração foi apoiada pelo Caixa Tem, que continua ganhando força devido à distribuição de benefícios do governo federal e programas de crédito.
Os bancos privados combinados cresceram 37% em base anual, bem acima dos neobancos, com 9% na mesma base de comparação.
A base de uso ativo dos bancos tradicionais aumentou 3,5 milhões em base mensal, suportada pelo Caixa Tem, Bradesco e Banco do Brasil.
DO BRASIL PARA O MUNDO?
Nubank estreia nos EUA, lança aposta para dinheiro sem fronteiras e testa se sua fórmula pode ganhar o mundo
10 de setembro de 2026 - 13:41CARA OU COROA?
BB Seguridade (BBSE3) pode subir pouco, mas cair muito: o risco que fez o Citi recomendar a venda das ações
10 de setembro de 2026 - 11:33NÃO SÃO OS PANDAS QUE VOCÊ IMAGINA
Vale (VALE3) pode abraçar os panda bonds? Veja o que o CFO disse sobre a emissão de títulos na China
10 de setembro de 2026 - 10:52EMPRESAS DE TELEFONIA
É o fim dos planos de celulares de R$ 20? Por que as operadoras estão deixando ofertas ultrabaratas para trás
9 de setembro de 2026 - 17:57SEMANA CHEIA
Maior queda de hoje: Tenda (TEND3) cai mais de 6% após mudança de comando e estreia no Ibovespa
9 de setembro de 2026 - 15:48ALOCAÇÃO DE CAPITAL
O que o Banco do Brasil (BBAS3) está vendo na Argentina para continuar colocando dinheiro no país?
9 de setembro de 2026 - 14:27ALTA DOS PREÇOS
Fim da crise no agro está próximo? JP Morgan elege ação favorita no setor, que pode subir até 36,5%
9 de setembro de 2026 - 11:17MUDANÇAS NA BOLSA
INBR32 dá adeus à B3: Inter prepara mudança nos BDRs e deixa uma decisão importante para os investidores
9 de setembro de 2026 - 9:39CRESCIMENTO BOM PRA CACHORRO
Petz Cobasi (AUAU3) tem mais dinheiro em caixa — vêm mais dividendos por aí? Entenda os planos da empresa para gerar mais retorno
9 de setembro de 2026 - 6:11FAXINA NO ARMÁRIO
Enjoei (ENJU3) vai desapegar dos centavos com grupamento de ações na razão de 10 para 1
8 de setembro de 2026 - 20:04TROCA DE GUARDA
Marcos Cruz assume oficialmente como CEO da Tenda (TEND3); saiba o que muda na construtora
8 de setembro de 2026 - 19:15TESOURA NAS ESTIMATIVAS
BofA corta apostas em bancos, mas vê espaço para alta em Itaú, BTG e mais 3 ações; veja quais
8 de setembro de 2026 - 18:24EXPANSÃO INTERNACIONAL
Inter chega à Argentina com conta em dólar e acesso a Wall Street; veja o que está por trás da estratégia
8 de setembro de 2026 - 16:23ASSÉDIO ELEITORAL?
“Vocês vão ter que arranjar outro emprego”: a frase que levou o MPT para cima do “Véio da Havan”.
8 de setembro de 2026 - 11:11INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Sucessor de Warren Buffett diz como Berkshire Hathaway vai ganhar dinheiro com IA (a resposta não está só na bolsa)
7 de setembro de 2026 - 15:35FILHA DO DIVÓRCIO
Farm vale mais que a Azzas (AZZA3) na bolsa? Marca deve receber propostas neste mês após ruptura entre Arezzo e Soma, diz jornal
7 de setembro de 2026 - 10:35FALÊNCIA
190, 192 e 193: Anatel autoriza venda da telefonia fixa da Oi (OIBR3) por R$ 60 milhões
7 de setembro de 2026 - 9:20DE OLHO NAS DÍVIDAS
Adeus, CSN Cimentos? Novo CEO da CSN (CSNA3) prepara venda de ativos bilionários, diz jornal
6 de setembro de 2026 - 12:55PODCAST TOUROS E URSOS
Por que tantas empresas estão quebrando no Brasil?
6 de setembro de 2026 - 11:15AGENTES DE IA