🔴 [NO AR] MERCADO TEME A FRAGMENTAÇÃO DA DIREITA? ENTENDA A REAÇÃO DOS ATIVOS – ASSISTA AGORA

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap.

SOB NOVA DIREÇÃO

Elon Musk mal assumiu o controle do Twitter e já começou a demitir; veja quem foi cortado

O CEO Parag Agrawal e os diretores Ned Segal e Vijaya Gadde foram as primeiras vítimas dos cortes planejados por Elon Musk para o Twitter

Camille Lima
Camille Lima
28 de outubro de 2022
6:29 - atualizado às 9:34
Elon Musk com o passarinho azul símbolo do Twitter nos ombros
O bilionário Elon Musk - Imagem: Shutterstock, Twitter e Andrei Morais

A novela envolvendo a aquisição do Twitter por Elon Musk foi longa e tão cheia de reviravoltas que chegou a ficar chata. Mas agora que se chegou a uma conclusão, a história desenrolou-se com rapidez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se até o início da semana a dúvida era se Musk conseguiria levantar o montante necessário para fechar o negócio no prazo - a aquisição tinha até esta sexta-feira para ser efetivada -, ninguém fala mais nisso agora. O CEO da Tesla anunciou ontem a aquisição da plataforma de mídia social pelo preço original: US$ 44 bilhões.

Menos de 24 horas depois da conclusão de negócio, a imprensa norte-americana noticia que Elon Musk já assumiu efetivamente a direção do Twitter e deu início ao agressivo plano de reformas na empresa de mídia social — a começar pelas demissões.

  • MELHOR AÇÃO DA TEMPORADA DE BALANÇOS? Ação do agronegócio pode subir 100% no próximo ano e ter um dos melhores resultados da sua história. Saiba mais aqui num material gratuito.

Elon Musk já iniciou cortes no Twitter

Um tempo antes de apanhar o pássaro azul, Elon Musk já havia informado que pretendia cortar qualquer funcionário que não estivesse entregando o desempenho esperado quando assumisse a chefia da rede social.

Na semana passada, o Washington Post informou que o bilionário tinha planos de enxugar cerca de três quartos da força de trabalho do Twitter. Isso representaria mais de 5 mil pessoas na rua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, porém, Musk tentou acalmar os ânimos e informou à Bloomberg que, apesar de existirem demissões à vista, os cortes não chegariam a 75% do quadro de funcionários.

Leia Também

Acontece que, menos de um 24 horas depois de assumir o controle da empresa, o bilionário já iniciou a enxugar a equipe, e as demissões no Twitter começaram logo pelo topo, com a saída de quatro importantes executivos da plataforma.

Na madrugada de hoje, Musk foi à rede social para anunciar que “o passarinho está livre”.

Quem são os executivos cortados do Twitter?

As primeiras "vítimas" dos cortes promovidos por Elon Musk foram o CEO Parag Agrawal e o diretor financeiro Ned Segal, que deixaram a sede da empresa em São Francisco para nunca mais voltar, segundo fontes citadas pela CNBC e pelo MarketWatch.

O conselheiro geral da empresa, Sean Edgett, e Vijaya Gadde, que dirigia o Departamento Jurídico do Twitter, também foram demitidos, de acordo com informações da Bloomberg e do jornal Washington Post.

Conheça abaixo a história dos executivos no Twitter e seus conturbadados relacionamentos com Elon Musk.

Parag Agrawal e as brigas com Elon Musk

A história de Parag Agrawal com o Twitter remonta a 2014, quando o executivo era apenas engenheiro da rede social e Jack Dorsey ainda ocupava o cargo de presidente executivo do conselho e cofundador da empresa. Desde então, Agrawal atuou ao lado de Dorsey para transformar o Twitter no que ele é hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No final do ano passado, Parag assumiu o cargo de CEO da plataforma de mídia social quando o cofundador deixou inesperadamente a posição na empresa para ceder lugar a seu sucessor.

Acontece que, apesar de ter sido escolhido como CEO por unanimidade pelos demais executivos do Twitter, a relação de Parag Agrawal com Elon Musk não tem sido lá muito afetuosa.

Desde que o CEO do Twitter tornou-se o principal acionista da rede social, o mercado começou a suspeitar que Parag não permaneceria no cargo por muito tempo (o que, por sinal, realmente não aconteceu).

“Não tenho confiança na administração”, disse Musk em documentos logo quando anunciou a compra do Twitter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De lá para cá, os executivos trocaram inúmeras farpas publicamente através da rede social — e nem todas muito maduras. Musk chegou a responder uma publicação de Agrawal no Twitter, em que o CEO defendia as métricas de usuários da empresa, com um cocô. Sim, é isso mesmo.

Em mensagens de texto divulgadas durante a batalha judicial entre Elon Musk e o Twitter, o CEO da Tesla e o chefe do Twitter discutiram sobre o fato de "o Twitter estar morrendo".

"Você é livre para twittar 'o Twitter está morrendo?' ou qualquer outra coisa sobre o Twitter, mas é minha responsabilidade dizer a você que isso não está me ajudando a melhorar o Twitter no contexto atual", escreveu Parag.

Uma semana depois, Elon Musk sugeriu que Agrawal "fazia chamadas de Zoom ocasionais enquanto bebia coquetéis de frutas", uma vez que o executivo do Twitter estava de férias no Havaí durante as negociações de compra da rede social pelo bilionário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ned Segal

Ned Segal atuava como diretor financeiro do Twitter desde 2017, liderando as funções financeiras da empresa.

O executivo e o CEO Parag Agrawal estavam na sede do Twitter, em São Francisco, quando o acordo de compra por Elon Musk foi fechado. Segundo fontes informaram à Reuters, os dois líderes foram escoltados para fora do prédio.

Vijaya Gadde

Vijaya Gadde era funcionária do Twitter desde 2011, tendo inicialmente atuado como diretora legal e, depois, ocupado a função de chefe de questões legais e políticas da rede social.

Em 2014, Gadde chegou a ser considerada a mulher mais poderosa da equipe executiva do Twitter pela revista Fortune.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A executiva foi quem supervisionou a criação e aplicação de regras para os usuários da plataforma de mídia social, e é quem cuidava das limitações de conteúdo que Elon Musk tanto critica.

Quando anunciou a compra do Twitter, o CEO da Tesla prometeu transformar a rede social em uma plataforma menos restritiva e em busca da liberdade de expressão. Segundo o bilionário, isso seria uma medida “essencial para uma democracia em funcionamento”. 

Desde o começo do ano, Vijaya foi alvo de inúmeras críticas e ataques após Musk criticar ublicamente as decisões sobre os conteúdos no Twitter.

Foi sob a supervisão de Gadde, inclusive, que a conta do ex-presidente dos estados Unidos, Donald Tump, foi banida permanentemente no começo deste ano. Em maio, porém, Elon Musk prometeu reverter o banimento de Trump da rede social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sean Edgett

Sean Edgett entrou para o Twitter em 2012, ocupando diversos cargos na empresa de mídia social desde então, incluindo a posição de vice-presidente da companhia, cargo no qual o executivo atuava até hoje.

Em 2018, o executivo ainda assumiu a posição de conselheiro geral da plataforma.

*Com informações de CNBC, MarketWatch, Washington Post, Reuters e Bloomberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RECALCULANDO A ROTA

Hasta la vista! Itaú (ITUB4) vende ativos na Colômbia e no Panamá; entenda o plano por trás da decisão

23 de dezembro de 2025 - 18:55

Itaú transfere trilhões em ativos ao Banco de Bogotá e reforça foco em clientes corporativos; confira os detalhes da operação

UM NOVO GÁS

Virada de jogo para a Cosan (CSAN3)? BTG vê espaço para ação dobrar de valor; entenda os motivos

23 de dezembro de 2025 - 16:29

Depois de um ano complicado, a holding entra em 2026 com portfólio diversificado e estrutura de capital equilibrada. Analistas do BTG Pactual apostam em alta de 93% para CSAN3

VAREJO EM ALERTA

Atraso na entrega: empreendedores relatam impacto da greve dos Correios às vésperas do Natal

23 de dezembro de 2025 - 15:39

Comunicação clara com clientes e diversificação de meios de entregas são estratégias usadas pelos negócios

ALIANÇA PET

AUAU3: planos da Petz (PETZ3) para depois da fusão com a Cobasi incluem novo ticker; confira os detalhes

23 de dezembro de 2025 - 14:00

Operação será concluída em janeiro, com Paulo Nassar no comando e Sergio Zimerman na presidência do conselho

DE OLHO NA B3

IPO no horizonte: Aegea protocola pedido para alterar registro na CVM; entenda a mudança

23 de dezembro de 2025 - 13:01

A gigante do saneamento solicitou a migração para a categoria A da CVM, passo que abre caminho para uma possível oferta pública inicial

MUDANÇAS À FRENTE?

Nelson Tanure cogita vender participação na Alliança (ALLR3) em meio a processo sancionador da CVM; ações disparam na B3

23 de dezembro de 2025 - 11:58

Empresa de saúde contratou assessor financeiro para estudar reorganização e possíveis mudanças no controle; o que está em discussão?

VIRADA CHEGOU MAIS CEDO

Pílula emagrecedora vem aí? Investidores esperam que sim e promovem milagre natalino em ações de farmacêutica

23 de dezembro de 2025 - 11:25

Papéis dispararam 9% em Nova York após agência reguladora aprovar a primeira pílula de GLP-1 da Novo Nordisk

DE OLHO NA REESTRUTURAÇÃO

AZUL4 dá adeus ao pregão da B3 e aérea passa ter novo ticker a partir de hoje; Azul lança oferta bilionária que troca dívidas por ações

23 de dezembro de 2025 - 9:59

Aérea pede registro de oferta que transforma dívida em capital e altera a negociação dos papéis na bolsa; veja o que muda

ANO NOVO, DIRETORIA NOVA

Hapvida (HAPV3) prepara ‘dança das cadeiras’ com saída de CEO após 24 anos para tentar reverter tombo de 56% nas ações em 2025

23 de dezembro de 2025 - 9:39

Mudanças estratégicas e plano de sucessão gerencial será implementado ao longo de 2026; veja quem assume o cargo de CEO

NATAL CHEGOU MAIS CEDO?

Magazine Luiza (MGLU3) vai dar ações de graça? Como ter direito ao “presente de Natal” da varejista

23 de dezembro de 2025 - 8:21

Acionistas com posição até 29 de dezembro terão direito a novas ações da varejista. Entenda como funciona a operação

MAIS RUÍDOS

Tupy (TUPY3) azeda na bolsa após indicação de ministro de Lula gerar ira de conselheiro. Será mais um ano para esquecer?

23 de dezembro de 2025 - 7:49

A indicação do ministro da Defesa para o conselho do grupo não foi bem recebida por membros do colegiado; entenda

ONDA DE PROVENTOS

Santander (SANB11), Raia Drogasil (RADL3), Iguatemi (IGTI11) e outras gigantes distribuem mais de R$ 2,3 bilhões em JCP e dividendos

22 de dezembro de 2025 - 20:31

Santander, Raia Drogasil, JHSF, JSL, Iguatemi e Multiplan somam cerca de R$ 2,3 bilhões em proventos, com pagamentos previstos para 2025 e 2026

REFORMA DA DIRETORIA

Eztec (EZTC3) renova gestão e anuncia projeto milionário em São Paulo

22 de dezembro de 2025 - 19:15

Silvio Ernesto Zarzur assume nova função na diretoria enquanto a companhia lança projeto de R$ 102 milhões no bairro da Mooca

PARA ALÉM DOS GIGANTES

Dois bancos para lucrar em 2026: BTG Pactual revela dupla de ações que pode saltar 30% nos próximos meses

22 de dezembro de 2025 - 19:01

Para os analistas, o segmento de pequenos e médios bancos concentra oportunidades interessantes, mas também armadilhas de valor; veja as recomendações

DEPOIS DA VIRADA

Quase 170% em 2025: Ação de banco “fora do radar” quase triplica na bolsa e BTG vê espaço para mais

22 de dezembro de 2025 - 18:21

Alta das ações em 2025 não encerrou a tese: analistas revelam por que ainda vale a pena comprar PINE4 na bolsa

FECHANDO CAPITAL

Tchau, B3! Neogrid (NGRD3) pode sair da bolsa com OPA do Grupo Hindiana

22 de dezembro de 2025 - 17:33

Holding protocolou oferta pública de aquisição na CVM para assumir controle da Neogrid e cancelar seu registro de companhia aberta

DE OLHO NO FUTURO

A reorganização societária da Suzano (SUZB3) que vai redesenhar o capital e estabelecer novas regras de governança

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Companhia aposta em alinhamento de grupos familiares e voto em bloco para consolidar estratégia de longo prazo

SOB ESCRUTÍNIO

Gafisa, Banco Master e mais: entenda a denúncia que levou Nelson Tanure à mira dos reguladores

22 de dezembro de 2025 - 13:29

Uma sequência de investigações e denúncias colocou o empresário sob escrutínio da Justiça. Entenda o que está em jogo

BET QUE NÃO É BET?

Bilionária brasileira que fez fortuna sem ser herdeira quer trazer empresa polêmica para o Brasil

22 de dezembro de 2025 - 11:30

Semanas após levantar US$ 1 bilhão em uma rodada de investimentos, a fundadora da Kalshi revelou planos para desembarcar no Brasil

NEM PAPAI NOEL RESOLVE

Raízen (RAIZ4) precisa de quase uma “Cosan” para voltar a um nível de endividamento “aceitável”, dizem analistas

22 de dezembro de 2025 - 10:42

JP Morgan rebaixou a recomendação das ações de Raízen e manteve a Cosan em Neutra, enquanto aguarda próximos passos das empresas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar