Eletrobras (ELET3) avalia conversão de ações PN para ON — entenda o que muda para o investidor
A companhia avalia uma proposta de conversão das ações preferenciais classe "B" (PNB) em ordinárias (ON) na proporção de uma PNB para cada 1,1 ON

Depois do processo de privatização, a Eletrobras (ELET3) anunciou nesta sexta-feira (28) mais um passo na direção da migração para o Novo Mercado — o segmento especial de lista da B3, com melhores práticas de governança.
A companhia estuda uma proposta de conversão das ações preferenciais classe "B" (PNB) em ordinárias (ON) na proporção de uma PNB para cada 1,1 ON.
Isto é, a empresa retiraria todas as ações PNB de circulação ao transformá-las em ON — aqueles papéis com direito a voto. Atualmente, a Eletrobras tem preferenciais listadas sob os tickers ELET5 e ELET6.
- Magazine Luiza (MGLU3) já era? Cara ou barata? Com uma queda de mais de 30% no ano, alguns fatores marcantes podem impactar a ação e concorrentes daqui para frente. Acesse neste link mais detalhes.
Eletrobras e as ações PNA
Em relação às ações PNA, a Eletrobras informou que analisa todas as alternativas em busca da que melhor atenda aos interesses da companhia e dos acionistas, levando em consideração, inclusive, as características peculiares dessa classe de ações, sobretudo a sua baixa liquidez no mercado secundário, que a diferencia das PNB.
"Não obstante, ressaltamos que a realização de potencial migração para o Novo Mercado, bem como seus termos e condições (incluindo a conversão e a razão de conversão), seguem sob análise da administração", informou a Eletrobras.
De acordo com a empresa, a migração para o Novo Mercado se sujeitará à obtenção de todas as aprovações societárias e autorregulatórias da B3 pertinentes e a eventuais condições que atendam aos interesses da Eletrobras e dos seus acionistas.
Leia Também
Novo Mercado à vista
De acordo com a Eletrobras, a mudança não impediria o governo federal de reter a golden share — uma ação preferencial de classe especial que dá ao poder público direito de veto sobre algumas decisões da companhia, que foi acordado durante a privatização da companhia.
Além disso, todos os acionistas serão incluídos em eventual oferta pelo controle da empresa caso a Eletrobras vá ao Novo Mercado, juntamente com a obrigatoriedade de membros independentes no conselho de administração.
DO BRASIL PARA O MUNDO?
Nubank estreia nos EUA, lança aposta para dinheiro sem fronteiras e testa se sua fórmula pode ganhar o mundo
10 de setembro de 2026 - 13:41CARA OU COROA?
BB Seguridade (BBSE3) pode subir pouco, mas cair muito: o risco que fez o Citi recomendar a venda das ações
10 de setembro de 2026 - 11:33NÃO SÃO OS PANDAS QUE VOCÊ IMAGINA
Vale (VALE3) pode abraçar os panda bonds? Veja o que o CFO disse sobre a emissão de títulos na China
10 de setembro de 2026 - 10:52EMPRESAS DE TELEFONIA
É o fim dos planos de celulares de R$ 20? Por que as operadoras estão deixando ofertas ultrabaratas para trás
9 de setembro de 2026 - 17:57SEMANA CHEIA
Maior queda de hoje: Tenda (TEND3) cai mais de 6% após mudança de comando e estreia no Ibovespa
9 de setembro de 2026 - 15:48ALOCAÇÃO DE CAPITAL
O que o Banco do Brasil (BBAS3) está vendo na Argentina para continuar colocando dinheiro no país?
9 de setembro de 2026 - 14:27ALTA DOS PREÇOS
Fim da crise no agro está próximo? JP Morgan elege ação favorita no setor, que pode subir até 36,5%
9 de setembro de 2026 - 11:17MUDANÇAS NA BOLSA
INBR32 dá adeus à B3: Inter prepara mudança nos BDRs e deixa uma decisão importante para os investidores
9 de setembro de 2026 - 9:39CRESCIMENTO BOM PRA CACHORRO
Petz Cobasi (AUAU3) tem mais dinheiro em caixa — vêm mais dividendos por aí? Entenda os planos da empresa para gerar mais retorno
9 de setembro de 2026 - 6:11FAXINA NO ARMÁRIO
Enjoei (ENJU3) vai desapegar dos centavos com grupamento de ações na razão de 10 para 1
8 de setembro de 2026 - 20:04TROCA DE GUARDA
Marcos Cruz assume oficialmente como CEO da Tenda (TEND3); saiba o que muda na construtora
8 de setembro de 2026 - 19:15TESOURA NAS ESTIMATIVAS
BofA corta apostas em bancos, mas vê espaço para alta em Itaú, BTG e mais 3 ações; veja quais
8 de setembro de 2026 - 18:24EXPANSÃO INTERNACIONAL
Inter chega à Argentina com conta em dólar e acesso a Wall Street; veja o que está por trás da estratégia
8 de setembro de 2026 - 16:23ASSÉDIO ELEITORAL?
“Vocês vão ter que arranjar outro emprego”: a frase que levou o MPT para cima do “Véio da Havan”.
8 de setembro de 2026 - 11:11INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Sucessor de Warren Buffett diz como Berkshire Hathaway vai ganhar dinheiro com IA (a resposta não está só na bolsa)
7 de setembro de 2026 - 15:35FILHA DO DIVÓRCIO
Farm vale mais que a Azzas (AZZA3) na bolsa? Marca deve receber propostas neste mês após ruptura entre Arezzo e Soma, diz jornal
7 de setembro de 2026 - 10:35FALÊNCIA
190, 192 e 193: Anatel autoriza venda da telefonia fixa da Oi (OIBR3) por R$ 60 milhões
7 de setembro de 2026 - 9:20DE OLHO NAS DÍVIDAS
Adeus, CSN Cimentos? Novo CEO da CSN (CSNA3) prepara venda de ativos bilionários, diz jornal
6 de setembro de 2026 - 12:55PODCAST TOUROS E URSOS
Por que tantas empresas estão quebrando no Brasil?
6 de setembro de 2026 - 11:15AGENTES DE IA