O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
De um lado, os britânicos enfrentam a pior crise energética em décadas — agravada pelos efeitos colaterais da guerra na Ucrânia — e, de outro, uma onda de calor que aumentou a demanda por energia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu um xeque-mate nos britânicos ao restringir o fornecimento de gás natural em resposta às sanções derivadas da guerra na Ucrânia.
A jogada do chefe do Kremlin não só fez a Europa mergulhar em uma crise energética como levou o Reino Unido a cruzar os mares em busca de combustível.
Os britânicos aportaram na Austrália, de onde devem receber gás natural liquefeito (GNL) pela primeira vez em pelo menos seis anos.
A importação está sendo classificada como um ato de desespero do Reino Unido, que normalmente compra GNL de países como Qatar, EUA e até do Peru.
As entregas da região Ásia-Pacífico são raras devido aos custos das viagens longas e da alta demanda de compradores asiáticos.
Segundo o rastreamento da Bloomberg, a Austrália não enviou uma única carga de GNL para a Europa desde 2016. Mas, por conta das restrições de Putin, isso deve mudar em questão de dias.
Leia Também
O navio-tanque de GNL Attalos está a caminho do Reino Unido com uma carga originada de North West Shelf, na Austrália, de acordo com a empresa de inteligência energética Kpler.
A embarcação chegará ao terminal Isle of Grain, no leste de Londres, em 22 de agosto.
A jornada do gás da Austrália para o Reino Unido, no entanto, é complexa e envolveu uma transferência de navio para navio na Malásia.
Em julho, o Attalos recebeu uma carga parcial de GNL do navio Patris na Malásia. Antes disso, o Patris foi carregado na plataforma noroeste da Austrália, onde a BP tem capacidade, e o restante da carga foi entregue na Coreia do Sul.
Os preços da energia na Europa dispararam depois que Putin cortou o fornecimento de gás, inclusive por meio do importante oleoduto Nord Stream, afetando a economia da região — e a onda de calor que atinge o continente agravou a situação.
O gráfico abaixo mostra a disparada dos preços do gás na Europa neste ano:

Os contratos futuros holandeses, a referência europeia, fecharam em 225,91 euros por megawatt-hora em Amsterdã, mais de dez vezes acima da média sazonal dos últimos cinco anos.
O fechamento recorde foi de 227,20 euros em 7 de março, quando a invasão da Ucrânia pela Rússia estava causando ondas de choque nos mercados. O equivalente no Reino Unido subiu 4,6%.
A gigante russa de gás Gazprom disse hoje que, se a tendência atual continuar, os preços do gás na Europa podem subir para o equivalente a cerca de 347 euros por megawatt-hora no inverno — o que levaria o preço para além do recorde intradiário de 345 euros no início de março.
O aumento dos custos de energia em toda a Europa está aumentando os riscos de racionamento de gás e apagões no inverno, quando a demanda atinge o pico.
Kosovo, uma das nações mais pobres da Europa, impôs os primeiros apagões contínuos da região e o governo pediu às pessoas que reduzissem o consumo em uma crise de energia.
*Com informações da Bloomberg e do Financial Times
Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira
Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo
Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números
O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.
Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento
Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH
Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso
Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais
Nova etapa do Plano Brasil Soberano tem um impacto potencial sobre indústria e pequenas e médias empresas (PMEs)
Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos
A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.
A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente
Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento
Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação
O pré-candidato citou o aumento de reclamações por qualidade do serviço e também afirmou ter verificado que houve reestatização desses serviços em outros países
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (23). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.