Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
SOB CERTAS CONDIÇÕES

Cuba reabre mercado de venda de dólares e outras moedas estrangeiras após dois anos; governo da ilha quer acabar com canais ilegais de câmbio

Mas há limitações e condições a serem cumpridas por quem quiser comprar as divisas estrangeiras, e algumas delas ainda não estão claras para os cidadãos

Imagem com conjunto de notas de dólar americano
Imagem: Shutterstock

Após quase dois anos de paralisação, as autoridades de Cuba darão mais um passo importante para a normalização do mercado cambial e retomar a venda de dólares e outras moedas estrangeiras para a população nesta terça-feira (23).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia foi dada ontem pelo vice-primeiro-ministro e chefe da Economia, Alejandro Gil, e a presidente do Banco Central, Marta Sabina Wilson. Segundo os dois, as casas de câmbio do país, conhecidas como CADECA, começarão a oferecer dólares e outras moedas aos cidadãos.

Mas há limitações e condições a serem cumpridas por quem quiser comprar as divisas estrangeiras. E algumas delas ainda não estão claras: Marta Wilson indicou, por exemplo, que cada pessoa poderá adquirir até 100 dólares, ou o equivalente em outras moedas, mas não especificou se o valor era diário.

As operações poderão ser realizadas em 37 agências da CADECA, mas não em aeroportos. Empresas privadas de pequeno e médio porte ainda não estão autorizadas a fazer essas compras.

Cuba mira no comércio ilegal de moedas

Apesar das limitações, a medida é essencial para a normalização do mercado cambial cubano e também visa extinguir os múltiplos canais ilegais que surgiram durante a paralisação. Segundo as autoridades, o mercado clandestino é um dos fatores que pesa sobre a inflação da ilha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale relembrar que o peso, a moeda local, não tem valor fora de Cuba. Cidadãos que viajam ou migram, por exemplo, tem de recorrer ao mercado negro. A alta demanda por moedas estrangeiras, por sua vez, contribuiu para a desvalorização do peso.

Leia Também

O QUE ABRE E O QUE FECHA

9 de julho: Como fica o funcionamento da B3, dos bancos, do Pix e de outros serviços no feriado?

TRÉGUA NOS JUROS?

Selic pode cair mais em 2026? BTG Pactual revisa projeção, mas mantém cautela com inflação e dólar

A situação ocorre desde 2020, quando bancos e casas de câmbio interromperam a negociação de dólares com os cidadãos cubanos. As instituições alegaram quem não tinham dinheiro graças às sanções dos Estados Unidos e pararam de trocar moeda estrangeira por pesos ainda naquele ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
8 de julho de 2026 - 10:37
JMEV Emova Easy, ou EV2. 7 de julho de 2026 - 11:20
6 de julho de 2026 - 15:21

DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE

Marcas distribuem bombons feitos a mão de graça; veja endereços

6 de julho de 2026 - 15:21
Atafona 6 de julho de 2026 - 12:24
concurso ibge processo seletivo (1) ID da foto:525409577 6 de julho de 2026 - 11:14
Calendário com o foco nas datas do fim do mês e com o dia 31 circulado. Há moedas, papéis e calculadora sobre uma mesa 5 de julho de 2026 - 18:16
5 de julho de 2026 - 16:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar