Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VAI TER COPOM

BC diz que decisão sobre a Selic não será afetada pela da greve, mas publicações de indicadores estão suspensas

Comunicado sobre a taxa Selic e ata da reunião do Copom serão publicados. A taxa básica de juros deve ter alta de um ponto percentual

Placa do Banco Central do Brasil (BC), autoridade monetária que conduz as reuniões do Copom para a decisão da Selic
Imagem: Shutterstock

Com a retomada da greve dos servidores do Banco Central, a autarquia informou que a reunião do Copom — que termina hoje — não será afetada. O colegiado decide nesta quarta-feira (4) se aumenta ou mantém a taxa Selic, que está em 11,75% ao ano – o mercado espera alta de 1 ponto percentual, ou seja, a taxa básica de juros deve subir para 12,75% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O comunicado da decisão deve acontecer por volta das 18h30. Segundo o BC, a publicação da ata da reunião, na próxima terça-feira (10), também não será afetada.

Contudo, as publicações dos indicadores coletados pela autoridade monetária foram novamente suspensas em razão da paralisação.

O Boletim Focus, que traz as projeções do mercado sobre a economia às segundas-feiras, e os dados do fluxo cambial, que costuma sair às quartas-feiras, não serão divulgadas nas próximas semanas e não há previsão para a retomada.

“Oportunamente, informaremos com 24 horas de antecedência as novas datas para as divulgações”, disse o BC em nota à imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com Copom e greve dos servidores

A greve dos servidores do BC, que reivindicam um reajuste salarial de 27%, foi retomada nesta semana e deve seguir por tempo indeterminado. O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) afirmou que o movimento tem adesão de mais de 50% dos servidores.

Leia Também

SEM ‘BALA DE PRATA’

A Selic não é a única vilã: Caixa, Itaú, BB e outros bancos revelam o que falta para destravar o crédito imobiliário no Brasil

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Anvisa suspende skincare coreano, creme de cabelo vegano e outros cosméticos por falta de registro sanitário; confira lista

A paralisação começou em 1º de abril e já afetou várias atividades do BC. Entre elas, a nova fase da consulta do dinheiro esquecido, pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), que segue sem previsão de voltar. Apenas, a reunião do Copom não foi prejudicada.

Além disso, uma manifestação está programada para acontecer entre às 17h e 19h, em frente à sede do órgão em Brasília, justamente enquanto os diretores do BC estiverem reunidos para decidir sobre a taxa básica de juros.

Leia também

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
casas bahia biah3 leilão descontos liquidação 19 de agosto de 2026 - 10:54
el niño calor extremo temperatura 18 de agosto de 2026 - 16:09
Bets - cláusula da desgraça 18 de agosto de 2026 - 12:15
Loterias batem na trave. 18 de agosto de 2026 - 6:55
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 18 de agosto de 2026 - 5:06
apple iphone ataque alerta notificação (1) 17 de agosto de 2026 - 17:38
Gabriel Galípolo está sendo em uma mesa, falando em um microfone. Ele está com as mãos levantadas. Usa terno azul marinho e camisa branca. 17 de agosto de 2026 - 15:48
new fit suplemento alimentar anvisa 17 de agosto de 2026 - 13:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar