🔴 TCHAUZINHO, NUBANK: Itaú BBA revela o nome da ação que pode colocar o roxinho para comer poeira; CLIQUE AQUI  e descubra a resposta no nosso Telegram

2022-09-15T14:59:06-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
ANOTE AÍ

The Merge do Ethereum (ETH): confira lista de plataformas e exchanges que terão as atividades suspensas durante atualização

Por motivo de segurança, alguns aplicativos devem suspender as atividades durante a principal atualização do sistema

14 de setembro de 2022
15:51 - atualizado às 14:59
Atualização do ethereum (ETH) plataformas e exchanges começam a suspender negociação da criptomoeda
Atualização do ethereum (ETH): plataformas e exchanges começam a suspender negociação da criptomoeda. Imagem: Montagem / Freepik

A segunda etapa da atualização mais importante do mercado de criptomoedas está para acontecer. Em algumas horas, o The Merge (A Fusão, na tradução do inglês) fará com que a rede do ethereum (ETH) altere o seu sistema de validação.

O The Merge deve acontecer na virada desta quarta-feira (14) para quinta-feira (15), por volta das 00h30. De acordo com especialistas desse mercado, dificilmente a blockchain do ethereum sairá do ar ou terá qualquer problema maior durante a atualização.

Porém, algumas plataformas e corretoras (exchanges) que negociam os tokens do ethereum optaram pela cautela e anunciaram a suspensão de saques, depósitos e negociações da criptomoeda em seus respectivos aplicativos.

Confira a seguir a lista de plataformas e exchanges que devem suspender suas operações — e também as que sinalizaram que continuarão funcionando normalmente:

  • Binance: Suspensão temporária por tempo indeterminado
  • Mercado Bitcoin: Suspensão temporária por cerca de 2h 
  • Coinext: Não vai suspender saques e depósitos
  • Foxbit: Suspensão temporária até o fim do The Merge 
  • BitPreço: Suspensão temporária até o fim do The Merge
  • CoinEx: Suspensão temporária até o fim do The Merge, mas as transferências entre usuários continuaram diponíveis
  • Mercado Pago: Suspensão temporária a partir do The Merge
  • 99 Pay: Não vai suspender saques e depósitos 
  • Nubank: Não vai suspender saques e depósitos *

Ao final desta matéria, leia o comunicado à imprensa completo de cada uma delas.

Ethereum e tokens ERC-20 fora do ar

As negociações com a criptomoeda ethereum (ETH) e os tokens ECR-20 (Ethereum Request for Comments, em inglês) — os mais utilizados para comunicação da blockchain do éter com os projetos construídos na rede — devem ter suas negociações suspensas. 

Em alguma medida, criptomoedas construídas em cima da blockchain do ethereum também devem sentir certo grau de volatilidade se essa instabilidade de preços atingir o ETH.

Por isso, vale checar em cada uma das exchanges e plataformas que você utiliza se haverá a suspensão de negociações. 

The Merge do ethereum e os possíveis problemas

É improvável que a rede do ethereum saia do ar durante a atualização. Entretanto, como disse Rafael Castaneda, analista da Mercurius Crypto em entrevista ao Papo Cripto, alguma instabilidade sempre é esperada. 

Os desenvolvedores fizeram ensaios do The Merge em testnets, redes de teste semelhantes à blockchain do ethereum, durante anos. Falhas de segurança e congestionamento da rede foram levantados como possíveis problemas — e a atualização passou com êxito por todas elas.

Entretanto, a corrida por compra e venda de criptomoedas durante a atualização pode gerar uma volatilidade não desejada e piorar esses pequenos ajustes que devem acontecer.

Pensando nisso, algumas plataformas optaram por aguardar que o The Merge esteja completo e seguro para os clientes antes de voltarem a permitir a negociação do token. 

Leia as notas das corretoras e plataformas na íntegra

Binance

Para os holders de ETH e usuários da Binance, os produtos da Binance não sofrerão grandes alterações. As únicas implicações serão a remoção do ETH dos nossos serviços de mineração e uma interrupção momentânea dos empréstimos, depósitos e saques de ETH.

Mercado Bitcoin 

A partir do Merge nosso time irá monitorar os sinais da rede, como o ritmo em que novos blocos são propostos, número de validadores etc. Tão logo o time considere que é seguro, saques e depósitos serão retomados. Estimamos que isso deve ocorrer aproximadamente 2 horas após o Merge.

Coinext

Estamos acompanhando de perto a The Merge e, até o momento, entendemos que não será necessário a suspensão dos saques e depósitos de ETH e tokens ERC-20. O Fork deve acontecer nesta madrugada do dia 15/09, por volta das 1h30 da manhã. Neste horário os saques e depósitos desses ativos deverão ficar lentos, mas não será necessária uma suspensão no processo. Caso tenhamos que suspender será por poucas horas, sendo o impacto muito pequeno para nossos clientes.

Foxbit

A atualização da rede ethereum intitulada como "The Merge" não impacta em nada as transações de compra e venda dos ativos na rede ERC-20 aqui na Exchange da Foxbit. Na hora da atualização haverá impacto nas transações de depósito e saque, pois até que a atualização ocorra vamos suspender os depósitos e saques de todos os ativos que rodam na rede ethereum ERC-20. Em resumo, a atualização não impacta as compras e vendas (trade), mas impacta sim os depósitos e saques. E isso vai ser com todas as corretoras, porque não é a corretora é a rede. Até que ela atualize, nenhuma transação vai acontecer.

BitPreço

Devido à atualização e priorizando sempre a sua segurança e de seus ativos, os saques e depósitos de ETH e tokens da rede ERC-20 serão pausados. Os serviços serão suspensos a partir de 14/09 às 23h59, retornando quando a atualização for concluída.

CoinEx

A CoinEx terá os saques e depósitos de ETH ,e de tokens ERC20, suspensos durante o Merge (a partir do dia 15 às 00:00 (UTC)). O objetivo é, principalmente, garantir a segurança dos ativos dos usuários, já que a atualização pode gerar grande volatilidade. Apesar disso, as transferências entre usuários continuaram diponíveis, assim como negociação à vista, negociação de futuros, conta financeira e criação de mercado.

Mercado Pago

Assim que começar, vamos pausar por 24 horas o recebimento de Ethereum e Pax Dollar pelo app do Mercado Pago.

99 pay

A 99Pay é a intermediadora para compra e venda de criptomoedas a qualquer dia e a qualquer hora, a partir de R$10, sem cobrança de taxa. Com o “merge”, nada muda para os clientes que compraram ou querem comprar e vender ether (ETH) com praticidade e segurança.

Nubank

O Nubank Cripto é a função para comprar e vender bitcoin e ether pelo aplicativo do Nubank, a qualquer hora e em qualquer dia. Com o “merge”, nada muda para os clientes que compraram ou querem comprar e vender ether (ETH) pelo app.

*Nota: a matéria foi atualizada em 15/09/2022, às 15h, com o posicionamento do Nubank.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Eleições 2022

Pesquisa Ipespe/Abrapel mostra Lula oscilando para cima e Bolsonaro estável

24 de setembro de 2022 - 11:41

Pesquisa mostrou que votos brancos e nulos também subiram, assim como o número de eleitores que não souberam ou preferiram não responder

Tax the rich!

Imposto sobre heranças vai aumentar? Saiba quais candidatos à presidência são a favor de tributá-las ou de taxar grandes fortunas

24 de setembro de 2022 - 10:00

A discussão sobre o aumento de impostos sobre os ricos ou os “super-ricos” é tendência mundial, e no Brasil não é diferente. Mas nem todos os candidatos à presidência têm propostas nesse sentido

Banho mais caro

Tarifa de energia elétrica deve subir mais do que toda a inflação projetada pelo Banco Central em 2023, dizem especialistas

24 de setembro de 2022 - 9:47

Reajuste das tarifas chegaria a 5% em 2023, enquanto a projeção do Banco Central para a inflação é de 4,6%

Irregularidades

TSE vê indício de fraude em R$ 605 milhões em gastos das campanhas eleitorais

24 de setembro de 2022 - 9:22

Na lista de casos suspeitos estão gastos que teriam sido feitos por parentes e empresas de fachada, além de doações feitas por pessoas mortas

ESPECIAL SD 4 ANOS

Bolsa vai andar bem depois das eleições e sem o risco de ruptura política, diz Felipe Miranda, da Empiricus

24 de setembro de 2022 - 7:19

Fundador e estrategista-chefe da Empiricus vê Bolsonaro mais liberal caso seja reeleito ou um governo “Lula 1.3”, mais próximo do primeiro mandato do que do segundo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies