A semana mais curta e de baixo volume de negociação nos mercados por conta de um feriado prolongado acabou terminando numa toada bastante negativa para os ativos de risco, tanto no Brasil quanto no exterior. E, na bolsa brasileira, um caso específico chamou bastante a atenção: um tombo de mais de 15% nas ações da Natura (NTCO3) na última quarta-feira (20).
A princípio, a queda foi atribuída a um boato de que informações do balanço da companhia teriam vazado, e que elas indicariam resultados bem ruins no primeiro trimestre da empresa. A divulgação oficial do balanço da Natura está marcada apenas para 5 de maio.
O vazamento de um balanço por si só já seria bastante grave, uma vez que as companhias abertas são obrigadas a divulgar, a todo mercado, simultaneamente e de maneira equânime, as informações públicas mais relevantes do seu negócio.
Sendo os números supostamente vazados ruins, ainda por cima, quem tivesse acesso antecipado a eles poderia vender suas ações - ou aconselhar seus clientes a vender - antes do restante do mercado. À medida que o movimento fosse crescendo, o efeito esperado seria realmente uma forte desvalorização das cotações.
O nosso repórter Victor Aguiar foi atrás dessa história e esclareceu o caso: segundo uma das suas fontes, gestor de uma asset paulista que não quis se identificar, a Natura estava ativamente falando com analistas de “sell-side” (aqueles que estudam as empresas para recomendar compra ou venda de ações) para “alinhar” as expectativas quanto aos seus resultados trimestrais.
A matéria do Victor traz alguns dos números que teriam sido antecipados ao mercado, demonstrando um resultado preocupante da Avon, além de receita líquida e margem Ebitda bem abaixo do que o mercado esperava anteriormente. Você pode ler a reportagem do Victor aqui.
Em outras palavras, a Natura quis deixar claro, a esses profissionais de mercado, que não era para esperar muito do seu balanço do primeiro trimestre, de modo a evitar uma decepção muito grande e uma derrubada no preço das ações lá na frente.
Bem, dada a desvalorização vista em NTCO3 nos últimos dois pregões desta semana, talvez a companhia só tenha conseguido antecipar, no preço das suas ações, a decepção dos mercados.
Na madrugada de quinta para sexta, no meio do feriadão prolongado, a Natura emitiu fato relevante confirmando as informações antecipadas pelo Seu Dinheiro - e inclusive citando, no documento, a reportagem do Victor.
Para além do resultado fraco que a Natura deve apresentar em maio, porém, fato é que quem ficou cego em meio ao tiroteio - ao menos até a imprensa esclarecer o que estava acontecendo - foi o acionista minoritário da companhia, que viu seu investimento desabar 15% em um único dia.
“Vazadas” ou não, as informações chegaram a alguns agentes de mercado antes de outros, no que deveria ser o “período de silêncio” da companhia antes da divulgação de resultados. E isso logo com uma empresa que é tida como exemplo de boas práticas ESG pelo mercado. O Seu Dinheiro vai continuar acompanhando os desdobramentos desta história.
Confira também outros destaques do Seu Dinheiro na semana que se passou
FECHAMENTO DE MERCADOS
Ibovespa derrete 4,4% na semana e atinge a menor pontuação em mais de um mês; dólar dispara para R$ 4,80. Um dos fatores por trás do tombo é o novo episódio da interminável queda de braço entre o presidente Bolsonaro e o STF.
CONTAS DE PAGAMENTO
PicPay e 99Pay: retorno de mais de 200% do CDI para qualquer valor acabou, mas remuneração pode ter aumentado; entenda. Contas de pagamento, como PicPay e 99Pay, já chegaram a pagar percentuais bem elevados do CDI sobre o saldo em conta, que foram sendo reduzidos com a alta da Selic; mas, em alguns casos, remuneração absoluta aumentou.
SAQUE LIBERADO
Vale a pena sacar os R$ 1 mil do FGTS? Veja 5 opções de investimento que rendem mais. Além de pagar dívidas, famílias podem usar o saque extraordinário do FGTS para investir.
EFEITO JUROS
Fundos multimercados têm trimestre arrasador e deixam CDI no chinelo. Ainda dá tempo de pegar essa onda? No ano, o Índice de Hedge Funds da Anbima registra retorno de 7,2143% para os fundos multimercados, enquanto o CDI acumula 2,89%.
IR 2022
Como declarar o imposto de renda 2022: tudo que você precisa saber para prestar contas ao Leão. Neste guia, você encontra o caminho das pedras para preencher e entregar a sua declaração de imposto de renda, mesmo que seja a sua primeira vez.
INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Um negócio da China às avessas: como os lockdowns podem afetar a economia global. Há espaço para exposição na bolsa brasileira, mas impacto de lockdowns na China sobre commodities deve provocar volatilidade.
PAPO CRIPTO #017
Bitcoin tem todas as chances de disparar ainda em 2022. O ano de 2021 foi extremamente positivo para as criptomoedas, mas 2022 começou com o pé esquerdo. O bitcoin subiu, desceu e agora está praticamente no zero a zero. Mas, para João Canhada, CEO da Foxbit e convidado do Papo Cripto desta semana, a maior moeda digital do mundo ainda tem tudo para virar o jogo e dar incríveis retornos para os investidores. Para ouvir a entrevista, basta clicar no tocador abaixo!