🔴 CONHEÇA A ESTRATÉGIA DO ‘MELHOR TRADER DO MUNDO’ – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

UNIÃO EM RISCO

Fale agora ou cale-se para sempre: Minerva (BEEF3) entra com recurso no Cade contra fusão de Marfrig (MRFG3) e BRF (BRFS3)

A companhia alega ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica que o aval ao “casamento” desconsidera impactos relevantes à concorrência

Logo da Minerva Marfrig BRF
Imagem: Montagem Canva Pro/ Seu Dinheiro

A Minerva Foods (BEEF3) resolveu intervir e pode colocar um ponto final na fusão entre BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) antes mesmo de um possível “sim” oficial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia entrou com um recurso no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), pedindo a reavaliação da fusão, alegando que a aprovação do negócio desconsidera impactos relevantes à concorrência — especialmente no mercado de produtos processados.

Na visão da Minerva, a união que daria origem à chamada “MBRF” criaria uma concentração excessiva em categorias como almôndegas, hambúrgueres e quibes, além de ampliar o poder de compra da nova empresa, que passaria a contar com 37 marcas.

Agora, a disputa segue nos bastidores do Cade, e o futuro da união entre Marfrig e BRF depende da resposta ao recurso da Minerva.

A preocupação da Minerva vai além da concentração do mercado. A empresa acende o alerta para um possível conflito de interesses envolvendo o fundo soberano da Arábia Saudita, o Salic, que detém 24,5% de participação na própria Minerva. Com a fusão, o fundo passaria a ter também 10,6% da nova MBRF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O receio da Minerva é que conselheiros indicados pelo fundo possam facilitar a troca de informações estratégicas entre as companhias, enfraquecendo a rivalidade no setor.

Leia Também

O QUE ESTÁ EM JOGO?

Raízen (RAIZ4) quer listar subsidiária na B3 em meio a plano bilionário de reorganização

ATENÇÃO, ACIONISTA!

Dividendos e JCP: Santander (SANB11) distribuirá R$ 1,5 bilhão aos acionistas; saiba quem mais paga

Minerva alega falta de salvaguardas contra riscos concorrenciais

Em parecer técnico realizado pela LCA Consultores, anexo ao recurso, a Minerva afirma que o setor de proteínas no Brasil possui características propícias à colusão tácita, ou seja, um mercado com poucos players, produtos homogêneos, alta transparência e barreiras à entrada.

A empresa, por exemplo, manifestou preocupação com a carne processada para restaurantes, lanchonetes e redes de fast food (foodservice).

“A força da marca provoca um efeito em cadeia: a preferência dos consumidores influencia diretamente as preferências dos varejistas e distribuidoras. É improvável que um player [Marfrig], que fornece 70% dos hambúrgueres do McDonald's no Brasil, tenha participação irrelevante no foodservice”, afirma o recurso enviado ao Cade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relatório aponta que a análise da Superintendência-Geral do Cade foi superficial e ignorou precedentes mais rigorosos, deixando de examinar adequadamente:

  • Participações combinadas superiores a 20% no mercado de quibes e almôndegas;
  • Participações que já ultrapassaram 60% no segmento de hambúrgueres, especialmente no canal foodservice;
  • Concentração relevante em diversos submercados de produtos processados que justificariam análise mais aprofundada ou mesmo remédios estruturais, como exigido no passado.

O parecer aponta que a fusão criaria um “comprador dominante”, que colocaria condições desfavoráveis para frigoríficos menores, com destaque para o Centro-Oeste.

“O mesmo Cade que impôs remédios estruturais à Minerva em 2014, quando comprou ativos da BRF, hoje ignora os riscos para essa fusão”, diz um trecho do documento.

No recurso, a Minerva pede a reabertura da instrução do processo e a adoção de salvaguardas, incluindo restrições aos direitos políticos da Salic.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Money Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foto mostrando dois homens olhando para o logo da XP (XPBR31) numa parede 8 de outubro de 2026 - 16:07
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 8 de outubro de 2026 - 13:33
JBS (JBSS3) 7 de outubro de 2026 - 8:46
Bandeira do Brasil, situação fiscal 6 de outubro de 2026 - 19:43
Vale 6 de outubro de 2026 - 19:05
Estátua do touro da B3 em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, com expressão triste e lágrimas escorrendo dos olhos, acenando em gesto de despedida. 6 de outubro de 2026 - 9:50
Construtoras em alta na bolsa 5 de outubro de 2026 - 18:13
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 5 de outubro de 2026 - 6:03
Ilustração do desenho "A Vaca e o Frango", junto aos logotipos de JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3). 4 de outubro de 2026 - 13:13
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar