Falar sobre petróleo não é novidade, ainda mais quando os preços estão em alta como agora. Principal fonte de combustível do planeta, a commodity afeta desde o preço dos combustíveis à comida que chega na nossa mesa. Não é por acaso que o possível risco de uma intervenção na Petrobras não sai dos noticiários.
Mas o que o mercado inteiro quer saber é: para onde vai o petróleo em 2022?
Para projetar o futuro da commodity, é preciso analisar os quatro movimentos históricos do mercado de óleo e gás: o ciclo da década de 90 e início dos anos 2000; a desaceleração da segunda década do século XXI; o choque da covid e a recuperação pós-pandêmica.
Hoje, as projeções para o petróleo são de alta demanda, que não deve ser correspondida pela oferta, o que pressionou os preços da commodity de volta para patamares acima de US$ 80.
Vale lembrar que o risco geopolítico causado pelas tensões entre a Rússia e a Ucrânia também favorece o preço do petróleo.
No vídeo de hoje, o analista Matheus Spiess, da Empiricus, conta as projeções para a commodity e fala sobre três opções de investimentos para surfar a onda da alta do petróleo.
Para ficar por dentro de todos os insights, é só dar play aqui embaixo: