🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Mais coisas estranhas nos investimentos: A Netflix atingiu a maturidade, mas e se estivermos todos errados sobre ela?

Netflix encontra-se em uma encruzilhada: serviço de streaming precisa reduzir investimentos em novas produções sem perder assinantes – e parece estar diante de uma solução viável

7 de julho de 2022
6:58 - atualizado às 15:05
Stranger Things 4
Stranger Things 4 - Imagem: Divulgação

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. A Netflix, cujo BDR é encontrado sob o ticker NFLX34, tem sido uma fonte inesgotável de debate entre os investidores de tecnologia.

Eu mesmo, após o péssimo resultado do 1T22 (quando as ações desabaram mais de 30%), escrevi uma coluna com insights e uma visão negativa sobre a ação.

Na ocasião, descrevi o grande problema que os investidores enfrentam ao avaliar a empresa: a Netflix alcançou maturidade sem demonstrar capacidade de gerar caixa com consistência.

O quanto vale uma empresa madura, de baixo crescimento e que não gera caixa? Geralmente, pouco.

Entretanto, o sucesso da marca e a escala da Netflix nos obrigam a refletir mais e buscar outras explicações além do óbvio.

Na coluna de hoje, vou explorar uma opcionalidade ainda muito especulativa, mas que pode virar o jogo a favor da Netflix (e torná-la um belo investimento aos preços atuais).

O ciclo vicioso da Netflix

A queda vertiginosa das ações da Netflix pode ser resumida em três pilares:

  • (i) desaceleração do crescimento, com dois trimestres consecutivos de queda na quantidade de usuários;
  • (ii) aumento da taxa de cancelamentos; e
  • (iii) incapacidade de gerar caixa consistentemente.
Geração de caixa livre anual da Netflix desde 2012 | Elaboração: Autor | Fonte: Koyfin

Netflix atingiu a maturidade

Sobre a desaceleração, a "lei dos grandes números" começa a exercer sua força gravitacional: com mais de 220 milhões de assinantes pagantes ao redor do mundo, é praticamente impossível que a Netflix siga crescendo num ritmo de encher os olhos.

Em outras palavras, ela parece ter alcançado a maturidade, ao menos no quesito "quantidade de usuários".

No último trimestre, a taxa de cancelamentos tornou-se assunto entre os investidores. A Netflix sempre foi o "benchmark" para toda empresa de assinaturas, comandando um dos "churns" mais baixos da categoria, mesmo se comparado a outras formas de serviços vendidas sobre o mesmo modelo.

As comparações são imperfeitas devido ao fato de a empresa ter descontinuado suas operações na Rússia, com o impacto sendo inteiramente sentido neste início de 2022, mas os investidores parecem convictos de que o churn aumentará.

A Netflix e a produção de novos conteúdos

Ou melhor, convictos de que o único motivo pelo qual ele ainda não aumentou substancialmente é o fato de a Netflix queimar rios de dinheiro em produção de novos conteúdos, mantendo um ritmo de produção muito superior à rentabilidade.

Ou seja, a maioria do mercado acredita que a Netflix será rentável apenas se diminuir o ritmo de investimentos em conteúdo.

Ao mesmo tempo, essa maioria acredita que ao diminuir o ritmo, a empresa poderá provocar uma escalada brutal na taxa de cancelamentos, pois a Netflix acostumou seus clientes a receber conteúdos novos numa frequência muito alta.

A conta não fecha.

Ideias, por favor

Assumindo que essa hipótese esteja correta, a Netflix poderia diminuir o ritmo de investimentos em novos shows se, e somente se, ela encontrasse uma fonte de entretenimento alternativa, de custo muito inferior à produção de novos conteúdos e que mantivesse seus usuários entretidos e distantes do cancelamento.

Há sinais, ainda embrionários, de que a sua iniciativa de games talvez possa ser a resposta.

Lançado há poucos meses, o catálogo de games mobile da Netflix ainda é pequeno, mas traz uma proposta de negócios muito superior (ao menos na minha opinião) que o restante da indústria.

Hoje, o mercado de games mobile é cerca de 2-3x maior que o de consoles; a maioria da audiência consome games casuais, de baixa complexidade e destinados a "passar o tempo".

Para oferecer tais games gratuitamente, a indústria convergiu para o modelo de anúncios (como toda a indústria de conteúdos digitais).

Entre uma tela e outra, somos obrigados a assistir um vídeo de 30 segundos. Empresas bilionários, como Unity, AppLovin e outras surgiram para profissionalizar e criar soluções de automação para esse mercado.

No catálogo ainda pequeno da Netflix, os games são igualmente casuais e, aos poucos, irão alavancar as propriedades intelectuais da marca, como "Stranger Things", "Round 6", "La Casa de Papel" e outros.

Diferente do restante da indústria, esses games são consumidos sem anúncios, pois estão inclusos no valor da assinatura do Netflix (até aqui, os games tem sido exclusivos para os assinantes do Netflix).

Há alguns dias, um novo game chegou ao catálogo e sua recepção fez barulho entre os portais especializados: é o Poinpy (ou "Pompi", nas stores brasileiras).

‘Vale minha assinatura’

Poinpy segue exatamente o padrão descrito acima: um jogo casual, para passar o tempo, com arte impecável e uma progressão inteligente.

Na sessão de reviews da Apple Store americana, surgiram dezenas de comentários como este (abaixo), elogiando a qualidade do game e explicitamente reforçando como ele faz com que a assinatura do Netflix valha o valor cobrado.

Fonte: seção de reviews da Apple Store americana para o game Poinpy

Ainda é muito cedo, mas talvez o Poinpy seja uma espécie de segundo "momento House of Cards" (quando o Netflix validou a hipótese de que os conteúdos próprios teriam alto impacto e engajamento). 

A produção de um game como o Poinpy é muito mais barata que uma série de televisão.

Além disso, esses jogos são caracterizados por reterem seus usuários mais engajados por muito tempo (muito mais que as tradicionais 8 horas de temporada de uma série qualquer), além de serem extremamente baratos de manter uma vez que o jogo esteja rodando.

A iniciativa de games do Netflix não impressionou aos investidores justamente por não ser um vetor de crescimento, mas talvez resolva o maior problema que a empresa enfrenta hoje: minimizar o cancelamento ao mesmo tempo em que mantém os custos controlados.

Aos preços atuais, com Netflix negociando a apenas 16x lucros, certamente essa é uma hipótese que vale a pena ser acompanhada nos próximos meses.

Postarei novidades por aqui.

Grande abraço,

Richard Camargo.

Compartilhe

ESTRADA DO FUTURO

7 razões para ficar otimista com as ações de tecnologia na bolsa

15 de setembro de 2022 - 6:06

Espero que a lista incentive os investidores de tecnologia a pensar sobre como tantas oportunidades e frentes de pesquisa irão moldar o mundo em que vivemos

ESTRADA DO FUTURO

As ações de tecnologia que os grandes investidores de longo prazo estão comprando agora

8 de setembro de 2022 - 6:01

Das big techs aos fundos de private equity, nenhum investidor com horizonte de longo prazo consegue ignorar o quão atrativas estão as ações

ESTRADA DO FUTURO

A febre dos NFTs passou, mas esta empresa está ganhando dinheiro com eles até hoje

1 de setembro de 2022 - 5:48

Saiba quem foram os vendedores de pás da corrida do ouro dos NFTs e o que isso nos ensina para as próximas ondas especulativas

ESTRADA DO FUTURO

A Tesla, de Elon Musk, está provocando uma revolução em uma indústria maior que a de carros elétricos — e ninguém está falando sobre isso!

25 de agosto de 2022 - 6:34

Empresas que conseguirem entrar na casa dos consumidores com seus produtos terão a oportunidade de organizar o mercado de geração alternativa e autônoma de energia

ESTRADA DO FUTURO

O governo dos EUA está te oferecendo duas oportunidades de investimentos, qual delas é a melhor?

18 de agosto de 2022 - 6:05

Dois programas do governo de Joe Biden trarão incentivos à inovação e oportunidades de investimento em setores como energia limpa e semicondutores

ESTRADA DO FUTURO

Por que você deveria ter as ações (ou BDRs) da Amazon entre as maiores posições do seu portfólio

4 de agosto de 2022 - 5:57

Muita coisa precisa dar errado para que, em longo prazo, esse seja um ponto de entrada ruim para as ações ou BDRs da Amazon (AMZO34)

ESTRADA DO FUTURO

O que você faria se soubesse exatamente quais serão os resultados futuros da empresa em que está pensando em investir?

28 de julho de 2022 - 6:04

Mesmo que você fosse capaz de prever com exatidão parte do futuro, isso não tornaria mais fácil o seu processo de investimentos – e eu posso provar

ESTRADA DO FUTURO

Recompra de ações, reajuste de preços e novos produtos e serviços: o que está ao alcance da Apple para continuar dando retorno a seus acionistas

21 de julho de 2022 - 6:13

A parte mais complexa da equação está nos múltiplos da Apple em um momento no qual as empresas listadas em bolsa estão se tornando mais baratas

ESTRADA DO FUTURO

Ela está cara! Por que uma das melhores empresas do mundo talvez não seja mais um grande investimento

14 de julho de 2022 - 6:33

De tempos em tempos, mesmo as melhores empresas do mundo podem entregar retornos comuns a seus acionistas; parece este o caso da Microsoft

ESTRADA DO FUTURO

Vender exclusividade nunca foi tão lucrativo: conheça a ação ‘imune’ às inovações tecnológicas

30 de junho de 2022 - 6:50

Mercado de luxo pode ser uma alternativa de hedge e proteção contra disrupções no mundo da tecnologia

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar