Sextou com Copa: As ‘zebras’ da B3, um ano de Nubank na bolsa, dividendos da Vale e outras notícias que mexem com o seu bolso
As zebras estão à solta nos gramados do Catar — e o Ruy Hungria explica por que apostar no favorito raramente vale a pena, seja na Copa do Mundo ou na bolsa de valores

O Brasil entra em campo às 16h desta sexta-feira para enfrentar Camarões pela última rodada da primeira fase da Copa do Mundo do Catar.
A seleção brasileira classificou-se por antecipação para as oitavas-de-final e o técnico Tite já confirmou um time “alternativo” para o jogo de hoje no Estádio Lusail.
A única preocupação relevante é evitar um choque com Portugal já nas oitavas-de-final. Mas isso depende de mais fatores do que os deuses do futebol são capazes de controlar.
E eles estão particularmente brincalhões nesta Copa. Afinal, as zebras estão à solta nos gramados do Catar. Ontem, um gol da Costa Rica eliminava numa tacada só a Alemanha e a Espanha. Tudo bem que isso durou menos de cinco minutos.
Só não torceu para ficar daquele jeito até o fim quem apostou em desdobramentos alternativos no bolão da firma. No fim, a Espanha se salvou - e não fez o menor esforço para impedir que a Alemanha fosse eliminada. Mas isso é outra história.
Voltemos ao bolão da firma. A maioria das pessoas tende a apostar nos favoritos. Acontece que nenhum outro esporte é tão propenso à zebra quando o futebol. Há estudos muito interessantes sobre isso, inclusive.
Leia Também
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
“O que muita gente não entende é que o segredo de uma boa aposta não está em acertar o resultado final. A grande virtude está em encontrar as distorções entre os retornos de cada cenário e a real probabilidade de eles acontecerem.”
Quem afirma isso é nosso coordenador de bolão e colunista Ruy Hungria.
Acontece que investir na bolsa é muito diferente de apostar. Na coluna de hoje, o Ruy explica por que apostar no favorito raramente vale a pena, seja na Copa do Mundo ou na bolsa de valores, e fornece dicas que podem te ajudar a encontrar as ‘zebras’ da B3.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
REPORTAGEM ESPECIAL
Nubank (NUBR33) completa um ano na bolsa com status de estrela — mas amarga tombo de mais de 50% desde então. Ainda vale a pena comprar ações da fintech? Inadimplência em alta, dificuldade de crescimento e estimativas muito agressivas antes da estreia acabaram pesando para que o ano do banco na bolsa fosse um para esquecer.
ESQUENTA DOS MERCADOS
Payroll dos EUA aumenta aversão ao risco e bolsas internacionais começam o dia no vermelho; Ibovespa acompanha números da indústria. Por aqui, o jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo deve manter os negócios mornos. Lá fora, investidores aguardam dados da folha de pagamento dos EUA e taxa de desemprego.
ENTRE O DESEJADO E O POSSÍVEL
Penny stock nunca mais? Oi (OIBR3) aprova proposta de grupamento de ações. A partir de hoje, os acionistas da empresa de telefonia poderão ajustar suas posições em lotes múltiplos de 10 ações. O prazo de livre ajuste termina em 6 de janeiro de 2023.
NATAL ANTECIPADO
Dividendos e JCP: Vale (VALE3) anuncia pagamento bilionário de proventos. A mineradora informou que o montante a ser distribuído poderá sofrer variação em razão de eventual alteração do número de ações em tesouraria. Confira valores e prazos.
INVESTINDO MAIS
Suzano (SUZB3) vai investir R$ 18,5 bilhões em 2023. Valor projetado pela companhia do setor de papel está acima dos R$ 16,1 bilhões investidos ao longo deste ano, especialmente pelos gastos com o Projeto Cerrado.
CAPITAL DE RISCO
Pátria Investimentos adquire Igah Ventures e expande atuação no segmento de Venture Capital. Gestora de Pedro Sirotsky Melzer tem entre suas investidas empresas como Infracommerce e a corretora Avenue. O valor da transação não foi divulgado.
Uma boa sexta-feira de Copa do Mundo para você!
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A volta do fantasma dos distratos, o peso dos juros para o desempenho da bolsa e tudo o que mexe com o seu bolso hoje
15 de outubro de 2026 - 8:35EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: O empurrão que faltava para o Novo Keynesianismo
14 de outubro de 2026 - 19:45O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Brasileiros à prova da teoria financeira, ‘Pix MEI’, o renascimento do Magalu e o que mais mexe com o seu bolso hoje
14 de outubro de 2026 - 8:28O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As propostas de Lula e Flávio Bolsonaro para as PMES, o sumiço das LCIs e LCAs que pagavam 95% e o que agita os mercados hoje
13 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
É o fim dos aplicativos de banco? Os gerentes de IA e as notícias mais importantes para o seu bolso neste feriado
12 de outubro de 2026 - 8:01TRILHAS DE CARREIRA
Ter lado sem perder o eixo: o que está em jogo no trabalho quando você se posiciona politicamente em tempo de eleição
11 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A conta que você não pode atrasar, os encantos da China e o que mais mexe com seu bolso hoje
9 de outubro de 2026 - 8:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A guerra do delivery pelo seu restaurante, o fim do ‘aceita VR?’ e o que esperar dos mercados hoje
8 de outubro de 2026 - 8:54EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Upside de 50% à frente, mas nunca vem de graça
7 de outubro de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A bolsa desanimou, mas os juros não: ativos para um mundo com a Selic menor e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de outubro de 2026 - 8:38O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A dívida pública, a dívida do condomínio e a euforia dos mercados: entenda o que você precisa saber antes de investir hoje
6 de outubro de 2026 - 8:42INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Eleições: o pêndulo virou e o fiscal entrou no preço
6 de outubro de 2026 - 7:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A ação que aguenta o tranco do segundo turno e o que esperar dos mercados hoje
5 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ESG na análise de risco, o impacto das eleições na Petrobras (PETR4) e o que mais move o mercado hoje
2 de outubro de 2026 - 8:24SEXTOU COM O RUY
Por que você deveria ter Petrobras (PETR4) na carteira — independentemente de quem ganhar as eleições?
2 de outubro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O risco do aluguel atrasado, o candidato favorito do mercado e os preços do petróleo: o que mexe com a bolsa hoje
1 de outubro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Não acorde pelado depois do 1º turno
30 de setembro de 2026 - 20:01O MELHOR DO SEU DINHEIRO