O Itaú Unibanco (ITUB4) começou a restabelecer seus canais digitais depois de dar um susto em seus clientes na quinta-feira.
Os problemas começaram em algum momento entre o fim da manhã e o início da tarde e estenderam-se até pouco mais de 21h, quando o banco finalmente sentiu-se seguro o bastante para informar que o problema principal, relacionado aos saldos e extratos, estava resolvido. Já os canais digitais do banco estavam voltando ao ar "gradativamente".
As dificuldades enfrentadas pelos clientes eram variadas. Enquanto alguns não conseguiam nem mesmo realizar o login para acessar a conta, outros correntistas declararam erros no saldo e no extrato, muitas vezes com a inclusão de saques não solicitados e depósitos inesperados. Pagamentos via PIX também foram afetados.
O site Downdetector, que detecta instabilidades em sites e aplicativos, mostrou o pico de procura por problemas ligados ao sistema do Banco Itaú no início da tarde.
Apesar dos problemas técnicos, as ações do banco parecem não ter sido afetadas pela instabilidade. ITUB4 encerrou a sessão de ontem em alta de 0,07%, a R$ 25,05 por ação.
Demorou, mas voltou
A pedido do Seu Dinheiro, o Itaú enviou uma série de notas oficiais, à medida que novas informações vinham à tona. A última delas, informando a solução do principal problema, foi enviada pouco depois das 21h. Confira na íntegra:
"O Itaú Unibanco informa que os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos. Já o acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno."
Tudo vira meme, até o Itaú
Diante dos problemas, não demorou para que o Itaú virasse top-trend no Twitter. E, como quase tudo nessa vida, a instabilidade nos serviços do Itaú gerou piadas e memes na internet ontem. Confira algumas das publicações de usuários no Twitter: