🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Bruna Martins

Bruna Martins

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.

Exclusivo Seu Dinheiro

Não perca dinheiro com as eleições: conheça 3 ações que ajudam a proteger sua carteira

Guia de sobrevivência mostra tudo o que especialistas indicam para seus investimentos nesta reta final da corrida eleitoral

Bruna Martins
Bruna Martins
30 de setembro de 2022
12:00 - atualizado às 15:36
investimentos eleições
Imagem: Pexels

Ninguém gosta de perder dinheiro. Por isso, quando o país enfrenta períodos turbulentos, todo investidor se vê atrás da melhor forma de proteger a carteira de potenciais efeitos colaterais. Um exemplo disso é a proximidade das eleições, que têm o primeiro turno marcado para este domingo (2), e que pode gerar consequências significativas para o bolso de todo mundo. 

No entanto, o que você, leitor, precisa saber é que existem formas de proteger a carteira independentemente da decisão sobre quem comandará o Brasil pelos próximos 4 anos. E são formas eficientes, indicadas por quem mais entende do assunto: aqueles que trabalham há anos dentro do mercado financeiro e já viram tudo o que pode acontecer em períodos assim.

Para esses profissionais, existem 3 ações que estão baratas, prometem um bom desempenho no médio prazo e não devem ser afetadas pelo resultado das votações deste mês de outubro. 

E mais: são 3 ações que te ajudam a fugir das estatais – papéis que podem sofrer alta volatilidade no período eleitoral com interferências políticas. Entenda melhor na análise completa que disponibilizamos abaixo.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS 3 AÇÕES BARATAS QUE PODEM TE AJUDAR A NÃO PERDER DINHEIRO COM AS ELEIÇÕES

Como me proteger para não perder dinheiro com as eleições?

Não é hora de arriscar. Na opinião dos principais analistas e especialistas do setor financeiro, o posicionamento a ser adotado neste momento, nas vésperas da principal decisão eleitoral do país, é de cautela. Especialmente quando dois candidatos de propostas tão opostas, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), lideram as pesquisas de intenção de voto.

Mas isso não significa que você precisa cortar a Bolsa das suas opções de investimento. Inclusive porque, em 2022, o mercado brasileiro está se destacando por conta de seu forte desempenho frente à fraqueza dos ativos no mundo dos desenvolvidos e em outros países emergentes.

Leia Também

Para se ter uma ideia, a XP Investimentos ressalta que, enquanto o Ibovespa acumula ganhos de 6% no ano em reais (e de 15% em dólares), as Bolsas globais recuam entre 15-25% no mesmo período.

Com ações sendo negociadas a preços atraentes e um cenário tão positivo no ano, fica difícil ignorar esses papéis. E você não precisa ignorá-los, na verdade. É possível investir em empresas de setores que não sofrem interferências políticas, possuem perfil sólido e preços atrativos frente a um crescimento iminente.

“A gente continua gostando muito do setor elétrico, que é defensivo e contra inflação, tem repasse automático de preços e com empresas muito sólidas”, exemplifica Sara Delfim, sócia da gestora Dahlia Capital. 

A gestora também fala em cautela otimista com os bancos, setor que ganha dinheiro com juros altos. “Se o BC demorar mais para cortar juros, essas ações nos protegem de eventuais sustos”, explica.

É diante dessas conversas que o portal Money Times preparou - e cedeu ao parceiro Seu Dinheiro - um material definitivo com algumas das oportunidades mais promissoras deste cenário para você que não quer ficar refém do cenário político. 

Os players com quem conversamos e os documentos que apuramos mostram uma grande preferência por um trio de ações. É por isso que liberamos esse material exclusivo e especial de graça neste link e pelo botão abaixo. Mas, se preferir, continue comigo para entender por que essas 3 ações podem ser promissoras para 2023, independentemente do presidente que assumir. 

3 AÇÕES BARATAS PARA INVESTIR ANTES DA ESCOLHA DO PRÓXIMO PRESIDENTE

É hora de ficar de olho nessas 3 ações

Para fugir das estatais nesse período que precede a definição do novo presidente do Brasil, a escolha de ações a incluir ou reforçar na carteira precisa ser certeira. Este é um momento em que vale a pena focar em setores caracteristicamente mais defensivos, com tendência a serem mais resilientes se comparados a setores sensíveis (como o varejo e a construção civil).

Por isso, no guia de sobrevivência elaborado pelos jornalistas do Money Times, um dos maiores especialistas do mercado financeiro diz que enxerga 3 boas ações de empresas não estatais que estão baratas:

  • Uma do setor de petróleo;
  • Uma da área da saúde;
  • E a última do setor elétrico.

Todas essas empresas se encontram em um momento ímpar de seu desenvolvimento. 

No caso da petroleira, essa é uma ação que está sendo chamada de “a mais barata da bolsa brasileira” (dentro do setor), pois se encontra com um grande desconto nos seus papéis. E, ao contrário da Petrobras, ela não está na mira do governo federal e, portanto, não corre o risco de ser afetada pelo “jogo político” das eleições.

Já a ação da área da saúde representa uma empresa com sinistralidade bem abaixo da média do mercado e que tem tudo para ser a grande ganhadora de market share (percentual que a empresa possui em relação ao total de vendas do setor) – na visão de Fernando Ferrer, analista de ações brasileiras na Empiricus, a maior casa de análise financeira independente do país.

Por fim, o setor elétrico, conhecido por ser tradicionalmente defensivo em momentos de tensão, não poderia ficar de fora dessa lista. A ação, indicada no guia de sobrevivência elaborado por um dos maiores portais de notícias sobre economia do país, é de uma empresa que tem potencial para entregar um enorme valor no próximo ano, com dividendos turbinados.

QUERO CONHECER AS 3 AÇÕES QUE ESTÃO BARATAS E PODEM AJUDAR A PROTEGER MEUS INVESTIMENTOS

Conheça o guia de sobrevivência completo para se proteger das eleições

Não dá para “vacilar”: é preciso estar atento ao mercado e a todo o cenário nacional para não perder dinheiro neste momento antes das eleições para presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais.

Por isso, o Money Times elaborou e cedeu ao Seu Dinheiro um guia completo de sobrevivência, para você saber exatamente como se comportar para não cair em “roubadas” do mercado financeiro.

Neste material gratuito, você confere o que alguns dos maiores especialistas do mercado financeiro indicam para a administração de diversos tipos de investimentos. Além da Bolsa, descubra o que fazer com os fundos imobiliários, o que esperar do dólar nos próximos meses e, ainda, se é hora de investir em libras e euros.

Tudo com base no cenário macroeconômico e nas principais propostas dos dois candidatos que lideram as pesquisas para presidente, Lula e Bolsonaro, que também são destrinchadas no guia gratuito que você pode ter acesso clicando aqui.

Conheça os principais cuidados para buscar preservar ou multiplicar seu patrimônio com tranquilidade, enquanto o Brasil se prepara para ir às urnas em outubro. Basta clicar no botão abaixo:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GANHADORES E PERDEDORES

As maiores altas e quedas do Ibovespa em abril: alívio nos juros foi boa notícia para ações, mas queda no petróleo derrubou petroleiras

1 de maio de 2025 - 14:02

Os melhores desempenhos são puxados principalmente pela perspectiva de fechamento da curva de juros, e azaradas do mês caem por conta da guerra comercial entre EUA e China

ÚLTIMA CHANCE

Ficou com ações da Eletromidia (ELMD3) após a OPA? Ainda dá tempo de vendê-las para não terminar com um ‘mico’ na mão; saiba como

1 de maio de 2025 - 12:44

Quem não vendeu suas ações ELMD3 na OPA promovida pela Globo ainda consegue se desfazer dos papéis; veja como

SD ENTREVISTA

Diretor do Inter (INBR32) aposta no consignado privado para conquistar novos patamares de ROE e avançar no ambicioso plano 60-30-30

1 de maio de 2025 - 7:31

Em entrevista ao Seu Dinheiro, Flavio Queijo, diretor de crédito consignado e imobiliário do Inter, revelou os planos do banco digital para ganhar mercado com a nova modalidade de empréstimo

JUNTANDO OS TIJOLINHOS

Gafisa (GFSA3) recebe luz verde para grupamento de 20 por 1 e ação dispara mais de 10% na bolsa

30 de abril de 2025 - 13:57

Na ocasião em que apresentou a proposta, a construtora informou que a operação tinha o intuito de evitar maior volatilidade e se antecipar a eventuais cenários de desenquadramento na B3

ABRINDO A TEMPORADA

Santander (SANB11) divulga lucro de R$ 3,9 bi no primeiro trimestre; o que o CEO e o mercado têm a dizer sobre esse resultado?

30 de abril de 2025 - 11:58

Lucro líquido veio em linha com o esperado por Citi e Goldman Sachs e um pouco acima da expectativa do JP Morgan; ações abriram em queda, mas depois viraram

Mundo FIIs

Fundos imobiliários: ALZR11 anuncia desdobramento de cotas e RBVA11 faz leilão de sobras; veja as regras de cada evento

30 de abril de 2025 - 11:06

Alianza Trust Renda Imobiliária (ALZR11) desdobrará cotas na proporção de 1 para 10; leilão de sobras do Rio Bravo Renda Educacional (RBVA11) ocorre nesta quarta (30)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Alguém está errado: Ibovespa chega embalado ao último pregão de abril, mas hoje briga com agenda cheia em véspera de feriado

30 de abril de 2025 - 8:03

Investidores repercutem Petrobras, Santander, Weg, IBGE, Caged, PIB preliminar dos EUA e inflação de gastos com consumo dos norte-americanos

DERRETENDO

Azul (AZUL4) volta a tombar na bolsa; afinal, o que está acontecendo com a companhia aérea?

29 de abril de 2025 - 17:09

Empresa enfrenta situação crítica desde a pandemia, e resultado do follow-on, anunciado na semana passada, veio bem abaixo do esperado pelo mercado

EM ALTA

Prio (PRIO3): banco reitera recomendação de compra e eleva preço-alvo; ações chegam a subir 6% na bolsa

29 de abril de 2025 - 12:02

Citi atualizou preço-alvo com base nos resultados projetados para o primeiro trimestre; BTG também vê ação com bons olhos

MERCADO DE METAIS ESSENCIAIS

Bolsa de Metais de Londres estuda ter preços mais altos para diferenciar commodities sustentáveis

29 de abril de 2025 - 9:15

Proposta de criar prêmios de preço para metais verdes como alumínio, cobre, níquel e zinco visa incentivar práticas responsáveis e preparar o mercado para novas demandas ambientais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Tupy (TUPY3): Com 95% dos votos a distância, minoritários devem emplacar Mauro Cunha no conselho

29 de abril de 2025 - 8:30

Acionistas se movimentam para indicar Cunha ao conselho da Tupy após polêmica troca do CEO da metalúrgica

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

ABRINDO OS TRABALHOS

Nova temporada de balanços vem aí; saiba o que esperar do resultado dos bancos

28 de abril de 2025 - 6:05

Quem abre as divulgações é o Santander Brasil (SANB11), nesta quarta-feira (30); analistas esperam desaceleração nos resultados ante o quarto trimestre de 2024, com impactos de um trimestre sazonalmente mais fraco e de uma nova regulamentação contábil do Banco Central 

AÇÕES EM PETRÓLEO

Prio (PRIO3): Conheça a ação com rendimento mais atrativo no setor de petróleo, segundo o Bradesco BBI

26 de abril de 2025 - 16:47

Destaque da Prio foi mantido pelo banco apesar da revisão para baixo do preço-alvo das ações da petroleira.

CONCESSIONÁRIAS

Negociação grupada: Automob (AMOB3) aprova grupamento de ações na proporção 50:1

26 de abril de 2025 - 12:40

Com a mudança na negociação de seus papéis, Automob busca reduzir a volatilidade de suas ações negociadas na Bolsa brasileira

BOLSA BRASILEIRA

Evasão estrangeira: Fluxo de capital externo para B3 reverte após tarifaço e já é negativo no ano

26 de abril de 2025 - 11:12

Conforme dados da B3, fluxo de capital externo no mercado brasileiro está negativo em R$ 242,979 milhões no ano.

3 REPETIÇÕES DE SMFT3

Smart Fit (SMFT3) entra na dieta dos investidores institucionais e é a ação preferida do varejo, diz a XP

25 de abril de 2025 - 19:15

Lojas Renner e C&A também tiveram destaque entre as escolhas, com vestuário de baixa e média renda registrando algum otimismo em relação ao primeiro trimestre

QUEDA LIVRE

Ação da Azul (AZUL4) cai mais de 30% em 2 dias e fecha semana a R$ 1,95; saiba o que mexe com a aérea

25 de abril de 2025 - 18:03

No radar do mercado está o resultado da oferta pública de ações preferenciais (follow-on) da companhia, mais um avanço no processo de reestruturação financeira

TCHAU, B3!

OPA do Carrefour (CRFB3): de ‘virada’, acionistas aprovam saída da empresa da bolsa brasileira

25 de abril de 2025 - 13:42

Parecia que ia dar ruim para o Carrefour (CRFB3), mas o jogo virou. Os acionistas presentes na assembleia desta sexta-feira (25) aprovaram a conversão da empresa brasileira em subsidiária integral da matriz francesa, com a consequente saída da B3

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar