Guerra na Ucrânia: começou a terceira guerra mundial? Briga da Rússia não é com vizinho, mas com os EUA; entenda os interesses e a história por trás do conflito

O alvo dos bombardeios é a Ucrânia, mas a guerra é entre Rússia e Estados Unidos. Gás, zonas de influência externa e segurança norteiam os mais recentes movimentos de Moscou e Washington no tabuleiro de xadrez internacional.
O clima na fronteira é tenso. De acordo com a imprensa internacional, a Rússia tinha contingentes com mais de cinco mil soldados a postos para entrar em Chernobyl, além de tropas com livre passe para se mobilizarem através da Bielorrússia.
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, chegou a dizer nas redes sociais que “as forças de ocupação russas estão a tentar ganhar controle da central nuclear de Chernobyl”, mas que “os nossos defensores estão dando a vida para que a tragédia de 1986 não se repita”.
Tudo remete a um passado sombrio de Guerra Fria. Assim, o Seu Dinheiro traçou um panorama completo sobre o conflito, abordando o clima anti-Rússia gerado pelas questões envolvendo o gás natural, a Guerra Fria bem como os interesses dos EUA que vão muito além de buscar uma suposta paz.
Além disso, mostramos duas possíveis hipóteses para o conflito. Confira no vídeo abaixo que fizemos no nosso YouTube: