🔴 CONHEÇA A ESTRATÉGIA DO ‘MELHOR TRADER DO MUNDO’ – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

FECHAMENTO DO DIA

Ressaca bate forte: S&P 500 tem pior semana em mais de 2 anos com recessão à espreita; saiba por quê

A elevação de 0,75 ponto percentual da taxa de juros nos EUA na quarta-feira (15) provocou uma dor de cabeça que os investidores não conseguiram se livrar mesmo com a alta de hoje

Ressaca
Imagem: Shutterstock

Não deu para o S&P 500. Aquele drink na quarta-feira (15) para comemorar a sinalização do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, de que a próxima elevação de juros tem um teto virou uma tremenda ressaca no dia seguinte — o que resultou em uma dor de cabeça daquelas na semana. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice mais amplo de Nova York até recuperou parte das perdas anteriores nesta sexta-feira (17), depois de enfrentar altos e baixos durante toda a sessão, mas o desempenho da semana teve mais peso. 

O ganho de 0,77% do dia não foi capaz de apagar a maior perda acumulada em mais de dois anos. 

O Dow Jones também tentou, mas não conseguiu. O índice voltou a ficar abaixo da marca de 30.000 pontos depois de cair para os 29 mil pontos quinta-feira pela primeira vez desde janeiro de 2021. 

Mas, na semana, o Dow acumulou perda de 5% — a 11ª semana negativa em 12. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Nasdaq foi pelo mesmo caminho, caindo 5% na semana, ainda que as ações das tech tenham trazido algum alívio para as negociações de hoje. 

Leia Também

VISÃO DO GESTOR

Fundo Verde, de Stuhlberger, vê espaço para novo rali da bolsa com o ‘trade Flávio’ — mas faz alerta para risco lá fora

OPORTUNIDADE NO RADAR

A janela dos fundos imobiliários está fechando, e o BTG Pactual revela os FIIs para surfar a onda enquanto há tempo

Confira a variação e a pontuação dos principais índices de ações dos EUA no fechamento:

  • Dow Jones: -0,14%, 29.885,08 pontos
  • S&P 500: +0,21%, 3.674,45 pontos
  • Nasdaq: +1,43%, 10.798,35 pontos

Por que a ressaca bateu no S&P 500?

Depois da quarta-feira, quando o Fed anunciou a maior elevação da taxa de juros desde 1994, os investidores se concentraram na declaração de Powell indicando que uma alta entre 0,50 ponto percentual (pp) e 0,75 pp estava sobre a mesa para a próxima reunião, de julho. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado gostou de ouvir isso, já que depois de a inflação atingir o maior nível em 40 anos no mês de maio, a possibilidade de um aperto monetário de calibre ainda maior, passou a ser considerada pelos investidores. 

Mas assim como acordar de um pileque, Wall Street resolveu ontem olhar os estragos em volta e a realidade não agradou. O resultado foi uma perda fortíssima das bolsas norte-americanas. 

O movimento do mercado de ações ontem e na semana levantam mais questões sobre quando uma recessão virá — isso se ainda não chegou.

O Wells Fargo, por exemplo, acredita que a recessão de curto prazo se tornou uma conclusão inevitável para muitos investidores, que avaliam agora a duração e o impacto sobre os lucros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Powell falou hoje, de novo. Em seus comentários, o presidente do Fed ecoou o compromisso do banco central norte-americano de conter a inflação.

E a Europa, como ficou?

As coisas no velho continente também não estão das mais fáceis. Na mesma quarta-feira (15) que o Fed elevou a taxa de juros em 0,75 pp, o Banco Central Europeu (BCE) fez uma reunião de emergência.

Em pauta estava o remédio para tratar os efeitos colaterais de políticas mais restritivas que, assim como nos EUA e no resto do mundo, miram conter a inflação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, diferente do que aconteceu com o S&P 500, os mercados europeus fecharam mistos — encerrando uma semana volátil, com as ações globais reagindo ao aperto das políticas dos principais bancos centrais.

O índice pan-europeu stoxx 600 encerrou em alta de 0,1%, com as ações de tecnologia subindo 1,4% para liderar os ganhos. Na contramão, as ações de petróleo e gás caíram mais de 4%.

  • Londres: -0,41%
  • Paris: -0,06%
  • Frankfurt: +0,67%
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ID da foto:2170926072 7 de outubro de 2026 - 6:03
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 6 de outubro de 2026 - 13:08
JBS avança rumo à dupla listagem de ações 2 de outubro de 2026 - 19:32
Montagem com imagens de urna eletrônica, a bandeira do Brasil, o presidente Lula de cabeça baixa do lado esquerdo da imagem, um homem asiático ao centro (o entrevistado do podcast), e do lado direito Flávio Bolsonaro comemorando 2 de outubro de 2026 - 18:30
Montagem que traz um fundo de gráficos de ações. Do lado direito, uma lupa e dentro da lupa, urna eletrônica 2 de outubro de 2026 - 17:36
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 1 de outubro de 2026 - 11:32
Montagem do real no mapa dos EUA e uma placa com Ibovespa e setas apontando para cima 30 de setembro de 2026 - 17:49
Imagem criada por IA traz um mapa da América Latina, com uma lupa sobre ele e notas de dólares caindo do céu 28 de setembro de 2026 - 18:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar