🔴 ESSAS CRIPTOMOEDAS PODEM DISPARAR ATÉ 300 VEZES –  SAIBA COMO INVESTIR

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

DE OLHO NA BOLSA

Esquenta dos mercados: Ibovespa acompanha corrida eleitoral enquanto bolsas no exterior realizam lucro antes da reunião da Opep+

Os investidores aguardam os números de emprego nos Estados Unidos antes do payroll de sexta-feira

Petróleo é destaue para bolsas internacionais hoje
Confira o que movimenta a bolsa, o dólar e o Ibovespa hoje.

O fôlego demonstrado pelos mercados financeiros no início de outubro parece ter sido curto. Bolsas de todos os cantos do mundo registraram altas robustas nas duas primeiras sessões do mês. Foram momentos de alívio para os ativos de risco, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, porém, os focos de tensão relegados a segundo plano nos últimos dias voltam a pesar sobre os mercados. Os principais índices de ações da Europa abriram em queda generalizada em reação aos números dos índices dos gerentes de compra (PMI, em inglês) da região.

A leitura entre os analistas é de que a Europa estaria cada vez mais perto da recessão.

Nos Estados Unidos, os investidores estão à espera de novos dados sobre o andamento da economia do país. Os analistas estão de olho principalmente no relatório de emprego no setor privado. Há uma percepção de que o número de novos postos de trabalho estaria perdendo força.

Mas a dúvida entre os profissionais do mercado financeiro está em como isso poderia eventualmente influenciar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a atenuar a intensidade do agressivo aperto monetário em andamento nos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se os dados do payroll de sexta-feira (07) mostrarem a perda de força no mercado de trabalho norte-americano, o Fed pode ser obrigado a antecipar o fim do ciclo de juros, o que seria benéfico para as bolsas; do contrário, o cenário permanecerá desfavorável para os ativos de risco.

Leia Também

Por aqui, todo mundo está de olho nas primeiras pesquisas de intenção de voto do Datafolha e do Ipec com vistas ao segundo turno das eleições presidenciais.

Os resultados serão conhecidos somente depois do fechamento do mercado, mas elas chegam em meio a duros questionamentos quanto a tendências não captadas no primeiro turno, especialmente nas eleições estaduais em São Paulo e na Bahia.

Houve inclusive quem chegasse a sugerir a criminalização de erros dos institutos de pesquisa. De qualquer modo, é sempre bom lembrar, pesquisa não é eleição. O segundo turno, sim, é uma nova eleição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No pregão de ontem (04), o Ibovespa teve alta de 0,08%, enquanto o dólar à vista caiu 0,11%, a R$ 5,1680.

Confira o que movimenta o dia das bolsas, do dólar e do Ibovespa: 

Movidos os peões, é hora das próximas peças

E é na busca por votos que os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se movimentam para construir alianças na disputa do segundo turno. Após a ressaca eleitoral de segunda-feira, alguns figurões da política começaram a anunciar seus apoios aos candidatos

Cada um a seu modo, Lula e Bolsonaro parecem já ter traçado as estratégias por eles consideradas mais eficientes para vencer a corrida eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como isso afeta o Ibovespa

Após um primeiro turno surpreendentemente acirrado, o mercado espera que ambos os candidatos aliviem os discursos, migrando para um centro ideológico. 

O Congresso mais conservador foi considerado uma vitória para os integrantes do mercado financeiro. Seja quem assumir, as contas públicas estarão sob a asa do guardião atento do Legislativo. 

Resta saber agora quem conseguirá fazer os acenos que mais agradem ao mercado. Estamos falando de conhecidos defensores do teto de gastos e propostas de austeridade, que devem começar a anunciar seus apoios nos próximos dias. 

Apoios ao PT

Lula sinaliza um movimento mais ao centro e até mesmo à centro-direita. Já tem garantido o apoio do PDT — e também de um contrariado Ciro Gomes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem também deve oficializar o apoio ao petista nas próximas horas é Simone Tebet, que deve levar consigo uma grande parte do MDB.

Apoio inesperado

O Cidadania, que compôs com Tebet e tenta a construção de uma terceira via, também está com Lula.

Já a outra perna da terceira via, o PSDB, deixou seus membros livres para decidir depois de uma derrota nas urnas que coloca em risco a própria existência do partido.

Parte desses apoios foi para Lula, o que inclui quatro ex-presidentes da legenda. Tasso Jereissati entre eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também chama a atenção o apoio declarado ao petista por Armínio Fraga, economista, sócio-fundador da Gávea Investimentos e presidente do Banco Central no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso.

E se Lula caminha para o centro, Bolsonaro mantém seu arco de alianças bem à direita do espectro político.

Apoios ao PL

Voltando ao PSDB, o governador paulista Rodrigo Garcia declarou apoio “incondicional” a Bolsonaro e vai subir no palanque de Tarcísio de Freitas, que enfrentará o petista Fernando Haddad no segundo turno da corrida pelo Palácio dos Bandeirantes.

O presidente também tem garantidos os palanques dos governadores de dois dos maiores colégios eleitorais reeleitos em primeiro: Minas Gerais (Romeu Zema) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro também recebeu o apoio dos lavajatistas Sergio Moro e Deltan Dallagnol.

Os movimentos das bolsas lá fora

Enquanto as bolsas no exterior fazem um trabalho de detetive para encontrar pistas sobre o futuro dos juros, os números do dia devem auxiliar no desempenho dos índices.

O relatório ADP de empregos privados é uma das prévias do payroll, a folha de pagamentos dos EUA, que será divulgado nesta sexta-feira. 

Os investidores ainda permanecem atentos à participação de Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido, no congresso do partido conservador. Vale relembrar que o plano de Truss para isentar impostos dos mais ricos derrubou a libra na divisa com o dólar nas últimas semanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A reunião mais quente do dia para as bolsas

Mas além de Truss, o mundo acompanha o encontro ministerial da Opep+.

Isso porque o plano do cartel é cortar a produção e reduzir a oferta do petróleo internacional, o que geraria um aumento dos preços internacionais do barril. 

Esse cenário pode beneficiar a Rússia, um dos maiores exportadores da commodity do mundo. Além disso: os preços mais elevados da energia funcionam como um freio de mão na economia global. 

Em outras palavras, a retomada econômica após a pior fase da pandemia de covid-19 também estaria ameaçada nesse cenário. A reunião não tem um horário específico para acontecer. 

Bolsas hoje: agenda do dia

  • S&P Global: Divulgação do PMI composto e de serviços da Alemanha, Zona do Euro e Reino Unido (a partir das 4h55)
  • IBGE: Pesquisa industrial mensal (9h)
  • Estados Unidos: Relatório ADP de empregos no setor privado (9h15)
  • Estados Unidos: Departamento do Comércio divulga a balança comercial de agosto (9h30)
  • Estados Unidos: FMI divulga relatório da Perspectiva Econômica Mundial (10h)
  • S&P Global: PMI Composto e de serviços do Brasil (10h)
  • Banco Central: Fluxo cambial em setembro (14h30)
  • Reino Unido: Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido, discursa em evento do partido conservador (sem horário definido)
  • Áustria: Reunião ministerial da Opep+ (sem horário específico)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
OTIMISMO BR

Fundos multimercados aumentam compras de ações brasileiras, e otimismo de gestores com economia local atinge máxima no ano

17 de setembro de 2025 - 13:55

Pesquisa da XP mostra alocação na máxima do ano, com virada no sentimento sobre a economia local, que chegou a 40% de otimismo

O CÉU É O LIMITE?

Ibovespa bate novo recorde de fechamento com corte de juros nos EUA; mais cedo, índice chegou a romper os 146 mil pontos

17 de setembro de 2025 - 11:33

Principal índice da bolsa brasileira fechou em alta de 0,93%, a 145.404,61 pontos; dólar teve leve alta de de 0,06%, a R$ 5,3012

AÇÕES PARA RENDA

BB Seguridade (BBSE3) lidera ranking de melhores pagadoras de dividendos, mas ação cai no ano; demais campeãs se valorizaram até 90%

16 de setembro de 2025 - 18:43

Com exceção da seguradora do Banco do Brasil, todas as demais ações do top 10 se valorizaram no ano; duas construtoras de baixa renda figuram na lista

MAIS UMA VEZ

Ouro renova (de novo) as máximas históricas na véspera da decisão do Fed sobre juros dos EUA

16 de setembro de 2025 - 17:59

A queda dos juros dos Treasurys e do dólar no exterior, assim como o clima de cautela em mercados acionários, contribuem para os ganhos do ouro hoje

FALTA INTEGRIDADE?

Confiança em xeque: mercado de capitais brasileiro recebe nota medíocre em pesquisa da CVM e especialistas acendem alerta

16 de setembro de 2025 - 16:41

Percepção de impunidade, conflitos de interesse e falhas de supervisão reforçam a desconfiança de investidores e profissionais no mercado financeiro brasileiro

SINAL VERDE

Prio (PRIO3) sobe no Ibovespa após receber licença final para a instalação dos poços de Wahoo

16 de setembro de 2025 - 15:39

A petroleira projeta que o início da produção na Bacia do Espírito Santo será entre março e abril de 2026

MERCADOS HOJE

Dólar vai abaixo dos R$ 5,30 e Ibovespa renova máximas (de novo) na expectativa pela ‘tesoura mágica’ de Jerome Powell

16 de setembro de 2025 - 15:31

Com um corte de juros nos EUA amplamente esperado para amanhã, o dólar fechou o dia na menor cotação desde junho de 2024, a R$ 5,2981. Já o Ibovespa teve o terceiro recorde dos últimos quatro pregões, a 144.061,64 pontos

FIIS HOJE

FII BRCO11 aluga imóvel para M. Dias Branco (MDIA3) e reduz vacância

16 de setembro de 2025 - 13:03

O valor da nova locação representa um aumento de 12% em relação ao contrato anterior; veja quanto vai pingar na conta dos cotistas do BRCO11

COM O CARRINHO CHEIO

TRXF11 vai às compras mais uma vez e adiciona à carteira imóvel locado ao Assaí; confira os detalhes

16 de setembro de 2025 - 8:55

Esse não é o primeiro ativo alugado à empresa que o FII adiciona à carteira; em junho, o fundo já havia abocanhado um galpão ocupado pelo Assaí

FÍSICO OU DIGITAL

Ouro vs. bitcoin: afinal, qual dos dois ativos é a melhor reserva de valor em momentos de turbulência econômica?

16 de setembro de 2025 - 7:15

Ambos vêm renovando recordes nos últimos dois anos à medida que as incertezas no cenário econômico internacional crescem e o mercado busca uma maneira de se proteger

INVESTIMENTO PASSIVO

Do Japão às small caps dos EUA: BlackRock lança 29 novos ETFs globais para investir em reais

15 de setembro de 2025 - 19:15

Novos fundos dão acesso a setores, países e estratégias internacionais sem a necessidade de investir diretamente no exterior

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Até onde vai o fundo do poço da Braskem (BRKM5), e o que esperar dos mercados nesta semana

15 de setembro de 2025 - 8:18

Semana começa com prévia do PIB e tem Super Quarta, além de expectativa de reação dos EUA após condenação de Bolsonaro

FUNDAMENTOS POSITIVOS

Rio Bravo: “Momento é de entrada em fundos imobiliários de tijolo, não de saída”

13 de setembro de 2025 - 12:32

Anita Scal, sócia e diretora de Investimentos Imobiliários da empresa, afirma que a perspectiva de um ciclo de queda da taxa de juros no Brasil deve levar as cotas dos fundos a se valorizarem

UM NOVO DONO

TRXF11 abocanha galpão locado pelo Mercado Livre (MELI34) — e quem vai ver o dinheiro cair na conta são os cotistas de um outro FII

12 de setembro de 2025 - 16:11

Apesar da transação, a estimativa de distribuição de dividendos do TRXF11 até o fim do ano permanece no mesmo patamar

MUITA CAUTELA

Ação da Cosan (CSAN3) ainda não conseguiu conquistar os tubarões da Faria Lima. O que impede os gestores de apostarem na holding de Rubens Ometto?

12 de setembro de 2025 - 10:29

Levantamento da Empiricus Research revela que boa parte do mercado ainda permanece cautelosa em relação ao futuro da Cosan; entenda a visão

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

LinkedIn em polvorosa com Itaú, e o que esperar dos mercados nesta sexta-feira (12)

12 de setembro de 2025 - 7:54

Após STF decidir condenar Bolsonaro, aumentam os temores de que Donald Trump volte a aplicar sanções contra o país

IBOVESPA PARA QUEM?

Ibovespa para uns, Tesouro IPCA+ para outros: por que a Previ vendeu R$ 7 bilhões em ações em ano de rali na bolsa

11 de setembro de 2025 - 18:40

Fundo de pensão do BB trocou ações de empresas por títulos públicos em nova estratégia para reforço de caixa

DE OLHO NA ‘GRANDE BATALHA’

TRBL11 recebe R$ 6 milhões em acordo por imóvel que é alvo de impasse com os Correios — agora o FII está de olho na disputa judicial contra a estatal

11 de setembro de 2025 - 17:07

Segundo o gestor da Rio Bravo, o acordo “é apenas o começo” e, agora, o fundo imobiliário busca cobrar os Correios e voltar a ocupar o galpão com um novo inquilino

AS MAIS POPULARES

Banco do Brasil (BBAS3) supera a Vale (VALE3) em um quesito na bolsa; saiba qual

11 de setembro de 2025 - 16:22

Os dados são de um levantamento mensal do DataWise+, parceria entre a B3 e a Neoway

CONSTRUÇÃO CIVIL

Fundo imobiliário MFII11 mira novo projeto residencial na zona leste de São Paulo; veja os detalhes

11 de setembro de 2025 - 15:33

O FII vem chamando atenção por sua estratégia focada em empreendimentos residenciais ligados ao Minha Casa, Minha Vida (MCMV)

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar