🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Uma nova eleição começa hoje: Efeitos do primeiro turno na bolsa, fim do home office, robô de Elon Musk e as notícias que mexem com o seu bolso

Lula e Bolsonaro disputarão o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Na visão de analistas, o efeito deve ser positivo para a bolsa brasileira. Entenda

3 de outubro de 2022
8:21
Montagem com fotos de Lula e Jair Bolsonaro; como eleições movimentam bolsas e o Ibovespa
Montagem com fotos de Lula e Jair Bolsonaro - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Além de isso não ser exatamente uma surpresa, você já deve estar careca de saber.

À primeira vista, pode parecer que os institutos de pesquisa erraram feio — o que é verdade principalmente no resultado dos Estados. Entretanto, embora as pesquisas indicassem a possibilidade de uma vitória de Lula em primeiro turno, o cenário mais provável era mesmo uma decisão em segundo turno.

Nas últimas semanas, os apoiadores de Lula engajaram-se em uma campanha pelo voto útil. Mas quem realmente se beneficiou da migração de votos de outros candidatos — e também do chamado voto envergonhado — foi Bolsonaro.

Entre os entendedores do assunto, a avaliação inicial é de que, enquanto Lula teve uma votação dentro da margem de erro, o desvio observado na adesão a Bolsonaro seria uma antecipação em massa dos votos de eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) que já teriam se decidido pelo atual presidente em segundo turno.

Dois fatos, porém, não podem ser contestados:

  • Bolsonaro sai fortalecido do primeiro turno, especialmente pelo desempenho em São Paulo e no Rio de Janeiro;
  • Ciro é o grande derrotado das eleições de 2022, com quase 10 milhões de votos perdidos em relação ao pleito de 2018.

De qualquer modo, Lula amealhou mais de 57 milhões de votos em primeiro turno. Ficou a cerca de 2 milhões de votos de uma vitória definitiva e, em tese, tem uma caminho mais curto a percorrer do que Bolsonaro.

Já o candidato à reeleição tem outros trunfos, entre eles mais palanques de aliados eleitos em primeiro turno nos Estados e a condução de seu partido, o PL, à condição de legenda de maior bancada no Congresso.

Mas, como dito no título desta newsletter, uma nova eleição começa hoje. Por mais que tenham evitado um confronto direto no primeiro turno, agora isso é inevitável. Se Lula mantém o favoritismo, Bolsonaro chega competitivo.

E qual é o impacto disso sobre os mercados financeiros? Na visão de analistas consultados pelo Vinícius Pinheiro e pela Julia Wiltgen, o efeito deve ser positivo para a bolsa brasileira.

A expectativa é de que a disputa em segundo turno force ambos os candidatos a adotarem discursos mais próximos ao centro. Para ficar por dentro da análise completa do impacto do primeiro turno sobre os mercados, basta clicar aqui.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Ibovespa digere eleição e nova configuração do Congresso; bolsas no exterior recuam à espera dos dados da semana. Os números de emprego dos Estados Unidos dominam a semana enquanto os investidores acompanham a reunião da Opep+.

APURAÇÃO POR ESTADO
Veja o resultado da apuração para governador em todos os Estados e no DF. As eleições tiveram algumas surpresas e não confirmaram as indicações das pesquisas, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

NA CONTA DA BERKSHIRE 
Warren Buffett já perdeu US$ 36 bilhões com a Apple neste ano; por que uma das “joias da coroa” do megainvestidor despenca no mercado de ações? Os ativos da gigante de tecnologia acumulam queda de 24% este ano. Confira os motivos.

ENTREVISTA
Elon Musk não está sozinho: o home office pode acabar com o fim da pandemia, alerta um dos principais gurus de carreiras do mercado. Um número cada vez maior de empregadores quer os profissionais de volta ao escritório, afirma o escritor Luciano Santos.

O FUTURO CHEGOU?
“Exterminador do Futuro” versão Tesla: Elon Musk apresenta o robô humanoide Optimus. Inicialmente, o robô realizará trabalhos repetitivos, e considerados perigosos, como mover peças nas fábricas da Tesla. Cada humanoide custará, em média, US$ 20 mil.

AJUSTE NO GÁS
Guerra na Ucrânia: gasoduto russo que alimenta a Europa parou de vazar; relatório diz que explosivos foram usados para ‘sabotagem’. Russos acusam a Europa de “sabotar” as tubulações, enquanto o Ocidente afirma que danos foram propositalmente feitos por Moscou.

Uma boa semana para você!

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar