⚠️ DIVIDENDOS EM RISCO? Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua renda extra em 2023. Saiba mais aqui

2022-08-18T07:39:50-03:00
Ricardo Gozzi
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais digerem ata do Fed, enquanto Ibovespa pega carona em recuperação limitada

Sem maiores indicadores para o dia, os investidores acompanham palestras de Campos Neto, Paulo Guedes e Arthur Lira hoje

18 de agosto de 2022
7:39
Homem prestes a tomar sal de frutas, bolsas reagem com indigestão à ata do Fed
Confira o que movimenta as bolsas, o dólar e o Ibovespa esta semana. - Imagem: LightField Studios/Shutterstock

A agenda vazia é a panela do diabo. A livre adaptação do velho ditado seria uma boa definição para a sessão de hoje no Ibovespa. Ao longo da semana, o principal índice da bolsa brasileira perdeu a maior parte do fôlego do rali que o levou de volta à marca dos 113 mil pontos.

De grão em grão, entretanto, o Ibovespa continuou recuperando terreno pouco a pouco nos últimos dias. Assim, a bolsa brasileira vem registrando altas discretas mesmo diante de um cenário no mínimo desafiador.

A temporada de balanços das maiores empresas da bolsa terminou na segunda-feira, a agenda da semana não ajuda e levanta uma questão: até quando o Ibovespa vai sustentar a alta sem gatilhos que afastem da cabeça dos investidores a possibilidade de realizar os ganhos de mais de 10% acumulados de 15 de julho até ontem?

Na ausência de indicadores e de eventos corporativos relevantes, a tendência é que em algum momento o Ibovespa caminhe a reboque das bolsas estrangeiras. E isso não é muito bom hoje.

Os índices futuros de Nova York encontram dificuldade para sair da linha d’água em um dia no qual os investidores repercutem a ata da última reunião do Fomc, o comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Nesse cenário, as bolsas internacionais tentam segurar o viés de alta pela manhã. Ainda que limitados, os índices futuros de Wall Street avançam, enquanto as praças na Europa tentam firmar um único sinal. 

Confira o que movimenta as bolsas, o dólar e o Ibovespa nesta quinta-feira (18):

Bolsas não gostaram da ata do BC americano

No documento publicado na tarde de ontem (17), os diretores do Fed admitem a necessidade de continuar aumentando os juros para controlar a inflação — ainda que a economia desacelere.

E isso definitivamente não é bom.

Entretanto, eles indicam a possibilidade de diminuir o ritmo da alta dos juros. Mas isso só vai acontecer se os indicadores econômicos previstos para as próximas semanas nos Estados Unidos sustentarem tal decisão.

Enquanto a divulgação desses números não ocorre, permanecem no radar falas de representantes do BC americano ao longo do dia. Os investidores buscarão um sinal mais bem definido do futuro dos juros por lá. 

Ibovespa e a campanha eleitoral

Enquanto isso, a campanha eleitoral segue em meio à divulgação de notícias com potencial de mexer com os mercados. Uma reportagem do portal Metrópoles revela que empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro passaram a defender abertamente um golpe de Estado caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja eleito em outubro.

A discussão transcorreu em um grupo de WhatsApp que reúne empresários do porte de Luciano Hang (Havan), Afrânio Barreira (Coco Bambu), José Isaac Peres (Multiplan), José Koury (Barra World Shopping), Ivan Wrobel (W3 Engenharia) e Marco Aurélio Raymundo (Mormaii).

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) acionou hoje o Supremo Tribunal Federal (STF) contra os empresários.

(Contra)golpe

Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência da República, sugeriu um boicote dos consumidores a produtos e serviços em punição a esses empresários.

Ao mesmo tempo, a Polícia Federal pediu a prorrogação de um inquérito contra Bolsonaro por considerar que o presidente cometeu crimes ao fazer uma associação falsa entre a vacinação contra covid-19 e o desenvolvimento da aids.

Agenda dos candidatos hoje

Ainda nesta quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá a um evento em Minas Gerais, onde apoia Alexandre Kalil (PDT) para o governo de Minas Gerais.

Do mesmo modo, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) irá para São José dos Campos, para uma motociata em apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu apadrinhado para São Paulo. 

Já Ciro Gomes dedica a manhã para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Bolsa hoje: agenda do dia

  • Estados Unidos: Pedidos de auxílio-desemprego (9h30)
  • Banco Central: Roberto Campos Neto, presidente do BC, palestra no BTG Pactual - Macro Day 2022, evento aberto à imprensa online (10h30)
  • Concessionárias: 7ª rodada de concessões aeroportuárias na B3 (14h)
  • Congresso Nacional: Presidente da Câmara, Arthur Lira, participa do BTG Pactual - Macro Day 2022, aberto à imprensa online (14h45)
  • Conselho Monetário Nacional: Reunião do CMN (15h)
  • Ministério da Economia: Ministro da Economia, Paulo Guedes, palestra no BTG Pactual - Macro Day 2022, aberto à imprensa online (16h)

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Exclusivo Seu Dinheiro

Eleições 2022: conheça a ação de petróleo barata e que te ajuda a ‘fugir’ do risco de intervenção política na Petrobras (PETR4)

1 de outubro de 2022 - 16:00

Empresa vem apresentando resultados positivos e não deve sofrer consequências de qualquer resultado que venha das urnas em outubro

EX-PRESIDENTE DE MOLHO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não deve votar amanhã; veja por que FHC ficará de fora das Eleições 2022

1 de outubro de 2022 - 15:51

Apesar do ex-presidente não apresentar nenhum problema grave de saúde, sua equipe médica pediu que ele evitasse o tumulto típico de um dia de votação

ATENÇÃO, ELEITORES

Quem não comparecer à votação poderá perder vários direitos — veja como justificar a ausência nas Eleições 2022

1 de outubro de 2022 - 15:00

A Justiça Eleitoral pode suspender alguns direitos civis de quem não votar e deixar de explicar porque faltou com seu dever cívico

ELEIÇÕES 2022

Celular vetado, colinha, acompanhante e mais: saiba o que é permitido ou proibido no momento da votação

1 de outubro de 2022 - 14:07

Às vésperas do pleito porém, muitos cidadãos ainda têm dúvidas sobre as regras, além de quais documentos levar e a ordem da votação

FOTOGRAFIA FINAL

Ipespe: Lula (PT) segue estável e Bolsonaro (PL) oscila dois pontos — saiba o que a pesquisa traz de novo na véspera da eleição

1 de outubro de 2022 - 13:32

A última pesquisa Ipespe antes do primeiro turno das eleições presidenciais, aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 46% dos votos válidos contra 33% de Bolsonaro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies